TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de discutir o trabalho do Assistente Social e sua importância no cenário político e social brasileiro e a sua problemática dos campos de atuação do profissional no âmbito das empresas privadas do setor público e do terceiro setor.  Enfatizando o grande mercado de trabalho que tem cada vez mais exigido sua intervenção e visão crítica enquanto profissional do serviço social, visando um melhor aproveitamento nas diversas áreas e seguimentos sociais da sociedade brasileira, buscando mecanismos disponíveis na rede de assistência social que venham de encontro a defesa do enfrentamento ás desigualdades sociais impostas pelo capitalismo à sociedade brasileira, e assim minimizando os efeitos negativos impostos pela sociedade capitalista e a ruptura com os antigos processos de filantropia e assistencialismo que permeava o trabalho do serviço social.

Palavras chaves: Assistente social, Serviço social, Sociedade Contemporânea, exercício profissional , abrigos institucional criança e adolescente

Introdução

O presente trabalho, traz uma reflexão sobre a atuação do assistente social junto a sociedade, visando respeitar as particularidades da população brasileira como um povo soberano, mas que necessitam da sua intervenção para que as políticas públicas sejam implementadas.

O profissional do serviço social é um agente de transformação e consolidação dos direitos de cada cidadão, defendido pela Constituição Federal, atuando também no setor privado e de suma importância sua colaboração e suporte técnico nas transformações contemporâneas que afetam o mundo do trabalho,e desenham uma nova sociedade com acesso a mais oportunidades e acesso a seus reais direitos..

             Materiais e Métodos         

Este trabalho acadêmico deu-se através de pesquisas bibliográficas, tendo como base o estudo de artigos,códigos,revistas, resenhas e livros referentes ao assunto em questão, que foram analisados e discutidos pelo grupo dando origem a relatórios sobre as informações levantadas, as quais foram muito importantes para a formulação deste artigo, que versa sobre a atuação do assistente social dentro da profissão cada vez mais necessária e atuante no contexto social, político e espaços sócio ocupacionais de trabalho do assistente social.

            Desenvolvimento

            O Assistente social tem por objetivo maior lutar por uma sociedade justa e igualitária, com seus direitos, diferenças e ideais respeitados fazendo com que a sociedade tenha acesso a informações e que sejam cientes de seus direitos visando a busca de políticas sociais disponíveis que venham a sanar ou minimizar a questão social, para que haja uma transformação coletiva sendo o assistente social um agente promotor de mudanças e de efetivação de direitos.

Nos dias atuais o assistente social tem sido mais requisitado devido as exigências e contradições de uma sociedade capitalista.         

Segundo, Marilda Yamamoto, ao analisar o trabalho do assistente social afirma: (...) um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não só executivo. (2002)

O desafio do assistente social na atualidade é buscar meios de trabalho criativos, inovadores que venham de encontro as demandas e necessidades da sociedade inseridos dos direitos sociais para o  público alvo, com a efetivação dos direitos para os usuários,  também deve desempenhar um papel  investigativo e de pesquisa junto a população,  para conhecer suas necessidades onde vivem, identificando assim as diversas alternativas em seu meio social, ou grupo social, estabelecendo medidas a serem tomadas.

O serviço social elabora assessora, coordena e executa políticas públicas. O profissional de serviço social vem buscando configurar uma profissão que interaja de forma integral com o indivíduo ou grupo social, embora existam ainda hoje grandes dificuldades, pois o serviço social no núcleo da caridade e filantropia por muitas décadas foi amplamente usado pelas classes dominantes como meio de silenciamentos, conformismo e ajuda caridosa. Unicamente visavam manter o proletariado na ignorância, para que nunca conseguissem visualizar sua posição de desigualdade e sim agradecidos as entidades filantrópicas da época  que lhes alcançava  o que lhe sobrava ou o que não lhes servia mais, assim se isentando de suprir a classe trabalhadora suas reais e gritantes necessidades e com isso estabelecendo acomodação total, por que isso lhes era conveniente, e essas ideias dificultavam para que se estabelecesse a profissão de assistente social e se desfazer dela custou muitas mudanças e rupturas  para a consolidação de uma profissão comprometida que traça benefícios verdadeiros á sociedade.

            O assistencialismo e a assistência social são conceitos totalmente controversos, porque a Assistência Social é regulamentada por lei e possuem subsídios pautados em estudos métodos e técnicas para o controle das políticas sociais para todos que já perderam sua dignidade ou prestes a perder enquanto cidadão,e como a filantropia  o assistencialismo são ajudas momentâneas mas que não são capazes de transformar a realidade social da sociedade que se encontra á margem da pobreza extrema.

A intervenção do serviço social não se configura como a reedição do assistencialismo, desenvolvido pela igreja católica e entidades filantrópicas,

O Assistente social se insere no meio social para encontrar respostas eficazes e especificidades das questões sociais.  Segundo José Paulo Netto, o conjunto de problemas políticos sociais econômicos tem sido reclamado pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo.

Hoje o Assistente social vem atuando no âmbito do conselho de políticas sociais (saúde e Assistência social) de direitos da criança e do adolescente de idosos e de deficientes.

                                   Áreas de atuação do Serviço Social

Atuação no processo de organização e mobilização da sociedade civil.Conhecimento, ética e compromisso constituem a base que orienta o serviço social. E por essa razão, o profissional deve estar pronto para contribuir na criação e implementação de políticas sociais públicas e para diretamente atuar no processo de organização e mobilização da sociedade, esforçando-se pela efetivação dos direitos sociais e o desenvolvimento pleno da cidadania.

O mercado de trabalho do assistente social está concentrado, sobretudo, na área da saúde, da assistência social e da previdência, nas quais o profissional atua por meio de atendimentos individualizados e familiares, trabalhos em grupos e comunitários, visitas domiciliares e institucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (86.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com