TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos do Serviço Social

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

SERVIÇO SOCIAL – 2º SÉRIE

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS

DO SERVIÇO SOCIAL I

SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO

                                

                                        Arlete Ap. B. Maia Costa                        4359833079                                        Gislaine Nascimento de Moraes                3808638351

                                        Kátia Ribeiro Figueiredo                        4300064261                                        Mariane Gomes Bonfim                        4300064258

                                        Rosinet Souza Pina de Almeida                 4561909388

                        

                        TUTORA A DISTÂNCIA: PROF. MA. LAURA SANTOS

                        TUTOR PRESENCIAL: ALEXANDRE CARLO DO NASCIMENTO

RIBEIRÃO PRETO

2012

QUESTÕES SOCIAS DECORRENTES DAS MUDANÇAS PÓS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Quando falamos de Revolução Industrial, estamos falando a respeito de um dos marcos mais significantes para o avanço da sociedade, pois se trata de uma profunda transformação, não apenas na estrutura social, mas também na grande evolução da tecnologia.

Sendo o artesanato a forma mais utilizada de produção naquela época, o artesão ficava responsável por todas as etapas de produção, ou seja, era um processo de produção independente. Mas, após a Revolução Industrial houve a substituição das ferramentas pelas máquinas, o surgimento das fábricas, o surgimento da produção em série, onde os operários tinham de se submeter à velocidade das máquinas, e também o surgimento do trabalho assalariado, alterando assim a economia e as relações sociais.

Com todos esses fatores relevantes, percebemos que o poder da indústria e dos centros urbanos só acelerava. As transformações econômicas e sociais estavam abolindo o mundo rural, logo em controversa, expandindo o mundo urbano e sua produção industrial, devido à carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura, ocasionando assim o êxodo rural, fatos esses ocorridos também no Brasil a partir da década de 30. Apesar de o Brasil fazer parte de um dos demais países de industrialização tardia, sua realidade não é nem um pouco diferente. Os papeis se inverteram, pois o homem não é mais a ferramenta e peça chave do seu trabalho, mas é sim, submetido pelo ritmo das máquinas e pelos processos produtivos, ocasionando uma terrível alienação do proletariado com as máquinas. Ou seja, o homem foi, é e ainda continuará sendo “moldado” pelo avanço da tecnologia, um homem sendo condicionado por processos produtivos e vinculado às máquinas, totalmente limitado, impedido de criar, imaginar e opinar.

Com todas as transformações consequentes da Revolução industrial, uma das coisas negativas que mais se destaca é o capitalismo, onde é retratado também no filme “Tempos Modernos”, dirigido por Charles Chaplin, sendo uma revolução para um desenfreado aumento de produção em um curto espaço de tempo.

Nessa mesma época surge também no Brasil o Serviço Social, não da forma na qual ele é apresentado hoje, mas surge com um amplo movimento social da Igreja Católica, que tinha por objetivo recristianizar a sociedade. O Estado desenvolveu estratégias institucionais e ideológicas, pois surge a necessidade de controlar a massa operária.

A profissão de Serviço Social está atrelada no processo de reprodução das relações sociais, estabelecendo assim o controle de uma prática totalmente assistencial, pois essa atitude do Estado facilitava a sua manipulação e sua dominação para com as classes subalternas.

MOVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO FORTALECIMENTO DO CAPITALISMO

O QUE SIGNIFICA MUDAR?

Para o serviço social mudar significou dar uma identidade profissional a pratica social, dando, aos agentes mecanismos apropriados para fazer com que o direito de muitos sejam garantidos, colaborando para o bem estar social de muitas famílias.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO DESEMPREGO ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL?

O desemprego é um dos maiores desafios de uma sociedade, pois afeta toda a estrutura familiar já que o individuo não possui recursos para assegurar sua própria sobrevivência, além, de contribuir pra o aumento da criminalidade, habitação irregular, prostituição e fome.

POR QUE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO É IMPORTANTE?

Por que é através do conhecimento especifico que os agentes poderão buscar recursos sólidos, para fazer com que os direitos negados ao individuo pela sociedade sejam cumpridos, mesmo que sejam em abordagem emergenciais.

Podemos concluir que na sociedade contemporânea mudar possui um significado muito além de apenas alterar a forma das coisas ou sair da posição em que se encontra, significa transformar, dar uma identidade prática, social e profissional, fazendo com que o cidadão saia de sua zona de conforto e comece a pensar nos motivos e razões de ser das coisas e situações, assim, o mesmo consegue encontrar mecanismos apropriados para fazer com que seus direitos sejam garantidos, havendo colaboração para o bem estar social não só de sua família, mas de todos aqueles que possuem ao seu redor.

Porém, apesar de serem garantias protegidas constitucionalmente, o cidadão, devido a tantas mudanças e alterações, é levado a buscar a concretização das referidas garantias, para que consiga crescer tanto no aspecto intelectual, profissional, espiritual quanto no aspecto moral. Assim, com o passar do tempo ele começa a se tornar uma pessoa capacitada e qualificada para atingir suas metas profissionais, corriqueiramente, para que isso ocorra é necessário que haja determinadas mudanças, não somente de pensamento, mas também de atitudes, conhecidas como conhecimento específico, fazendo com que ele se enquadre no sistema funcional no local de trabalho ao qual irá desenvolver a respectiva atividade, quando tal enquadramento não é visto no cidadão ele é tido como desqualificado para tal atuação, levando-o ao desemprego que na atualidade é considerado um dos maiores desafios de uma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (224.9 Kb)   docx (78.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com