TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos historicos e teoricos metodologicos do servoço social I

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos historicos e teoricos metodologicos do servoço social I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.360 Palavras (14 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1. NTRODUÇÃO 04

2. DESENVOLVIMENTO 05

2.1. Questão Social no Brasil 05

2.2. A Ilusão de Servir 08

2.3. A Reconceituação do Serviço Social 09

2.4. Manaus problemas abordados: falta de habitação e saneamento básico 11

3. CONCLUSAO 13

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

1. INTRODUÇÃO

O serviço social teve seu inicio no Brasil através da igreja católica com a intenção de difundir a fé crista; com o inicio da industrialização, o progresso das cidades ouve uma grande migração, das zonas rurais para as grandes cidades, obteve-se grande mão de obra, surge à necessidade, de controlar os operários que reivindicavam seus direitos, ampliando suas bases de reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial. Nessa fase o profissional do serviço social, trabalhava em favor das classes dominantes, a fim de facilitar a manipulação dos empregadores sobre os empregados. Criou-se o serviço social através das politicas salariais e sindicais, para atuar no processo das relações sociais, subsidiar o controle social, e na difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora. Em um período de aprofundamento social, a criação de varias instituições, apesar d o crescimento econômico, a classe trabalhadora seguia em processo de empobrecimento. O profissional do serviço social teve a necessidade de renovação, de rompimento com o tradicional. Ocorreu o movimento de reconceituaçao do serviço social, teve uma ação dos profissionais, que se tornam condizente com a realidade da sociedade, com a ação voltada aos interesses populares. Este movimento trouxe ao serviço social uma visão politica de interação e intervenção, foi retirado da classe dominante, uma pratica voltado aos interesses de uma classe dominada, uma das principais conquistas do profissional, foi à recusa em caracterizar-se como agentes técnicos, executores das politicas sociais. O profissional do serviço social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo, e esta qualificada a atuar em diversas áreas ligadas a pratica privada, como organização, avaliação, pesquisa e assessoria, se utilizando de vários instrumentos de trabalho, como entrevista, analise social. Nos dias atuais presenciamos problemas de desigualdades sociais, a falta de habitação e saneamento básico; nas cidades grandes como, Manaus que sofre com habitação precária, sem saneamento. E o que os governantes estão fazendo a respeito destes problemas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Questão social no Brasil

Na década de 30 na cidade do Rio de Janeiro, na época era Distrito Federal, onde a população era numerosa devido a grande migração da população vindas da zona rural, que por falta de trabalho, desestrutura de equipamentos e falta de incentivos à agricultura, foram para as cidades atraídas pela celeridade urbana que aumentava a mão de obra mesmo que fosse barata, mas ofertava mais condições que o campo. Assim a partir desses fatores: a falta de emprego no campo e o crescimento do mesmo na cidade resultaram na chegada de numerosos migrantes que foram em busca de uma vida melhor.

Em 1930 a economia brasileira passou por uma mudança de agrário-exportadora para a industrial. Deu-se inicio a construção de algumas indústrias que demandavam mão de obra e grandes investimentos em obras de infraestrutura como: abertura de estradas, suprimento em energia e etc.

Os trabalhadores tinham que trabalhar de acordo com a velocidade das máquinas e não tinham salários compatíveis com a função, eram escravizados em todos os sentidos, fisicamente, moralmente e intelectualmente. Devido à carga excessiva de trabalho tinham sempre ataques nervosos.

Além de trabalharem excessivamente não tinham direito de reivindicar seus direitos, quando tentavam fazer tal ato eram impedidos e até preso pela polícia.

Diante de tanta exploração os frutos eram: crianças órfãs de pai e mãe desempregadas, que passavam fome e eram obrigadas a ir às ruas em busca de sobrevivência. Muitas eram deixadas nos orfanatos sob os cuidados da lei onde eram cuidadas e entregue a sorte de serem adotadas ou não.

Mulheres eram obrigadas a se prostituir, e muitas entravam no mundo crime roubando e praticando todos os atos criminosos para ganhar dinheiro e sustentar seus filhos. Diante do grande desmando sociais as pessoas ainda sonhavam com uma vida melhor, pensavam em ter casa para morar e o direito de comer dignamente.

Na luta pela sobrevivência os trabalhadores foram se individualizando, cada um cuidando de sua própria sorte e o mais esperto conseguindo sobreviver, e muitos tendo que fazer todo tipo de trabalho para se manterem vivos.

O êxodo rural fator que demandava grande número de mão de obra, necessitava ter disciplina no trabalho. E para atingir esse objetivo disciplinador, o estado contratou mão de obra estrangeira como institucional e ideológica, sendo o Serviço Social e os Assistentes Sociais contratados como agentes de grande importância nesse processo.

O Serviço Social no Brasil teve sua origem através dos movimentos sociais dentro da Igreja Católica, com o objetivo de difundir a fé cristã na sociedade. Então com o crescimento da industrialização das populações nas áreas urbanas, surge a necessidade de querer controlar os operários que comandavam as reivindicações populares, por condições de reprodução, alimentação, moradia, saúde, ampliando as bases do reconhecimento da cidadania social, através de uma legislação social e salarial.

O interesse do estado e das classes dominantes era facilitar sua manipulação e dominação a fim de manter atrelada e dependente a classe subalterna.

Com o objetivo de o Estado controlar mais e intervir, na regulação do mercado, através de políticas salariais e sindical,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com