TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçoes Administrativas

Casos: Funçoes Administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente as transformações do mudo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidade e incertezas que desencadeiam alto nível de competividade no âmbito empresarial. Sobreviver em mercado competitivo requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua a pretende atuar e ao mesmo tempo possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e extrema da organização.

Fazer a analise sot para identificar as oportunidades e ameaças e pontos fortes e fracos os clientes fornecedores concorrentes e produtos é extremamente importante e possibilitara as organizações conhecer as forças que as cercam, para poder analisar com detalhes de essa força escolher efetivamente a sua estratégia competitiva.

O microambiente é constituído de um conjunto amplo e complexo de variáveis externas que envolvem e influenciam as empresas. Estas variáveis são: tecnologia, políticas, econômicas, logísticas, sociais, demográficas e ecológicas. Já o ambiente de tarefas é o mais próximo da empresa e fornece as entradas ou insumos de recursos e informações bem como a colocação e distribuição de suas saídas ou resultados.

S. strength: força

w. weokness:fraqueza

o. opportunity:oportunidade

t.threat:ameaça

O ambiente interno deve ser monitorado permanentes. É importante fazer ser monitoradas. Capacidade de atendimento demanda pelos serviços prestados satisfação do publico alvo com o atendimento crescimento do numero de contribuintes nível de renovações das contribuições dedicação dos funcionários capacidade de gestão de lideranças da organização flexibilidade da organização e dentre outros.

A busca de um retorno institucional a partir das práticas de responsabilidade social é uma opção estratégica das empresas. Para Neto e Froes (2001, p.40), “o exercício da responsabilidade social é orientada para a melhoria da imagem institucional da empresa, o que se traduz na melhoria da sua reputação. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã que justificam os investimentos em ações sociais...”.

Estar atento aos aspectos sociais, políticos, econômicos e legais na relação com os stakeholders é fator fundamental para o posicionamento estratégico das empresas quanto à responsabilidade social. De acordo com Ashley (2002, p.40) “a imagem que se tem do conceito de empresa afetará a amplitude de visão e de mudanças quanto à responsabilidade social nos negócios”. Segundo a autora, a base que consolida a imagem a ser desempenhada pela empresa está em seu posicionamento estratégico, referido pelos seus valores, princípios, missão e visão, enfim, em sua estratégia.

A percepção dos stakeholders sobre as ações de responsabilidade social realizadas deve estar de acordo com os objetivos organizacionais, procurando manter harmonia e coerência entre a identidade e a imagem da empresa, sendo que a comunicação tem um papel preponderante nesse processo, já que procura repassar uma imagem de maneira que esta seja um reflexo da própria realidade da organização. Gracioso (1995) diz que a imagem institucional é uma questão de substância (natureza e comportamento da empresa) mais do que de forma.

A comunicação é estratégica para definir uma nova relação com os stakeholders da empresa, já que é a partir deles que a imagem empresarial se estabelece de forma imperativa. Segundo Bueno et al.(2002), no trabalho de suas funções básicas – construção e disseminação de valores - a comunicação torna-se uma forte aliada das empresas socialmente responsáveis, seja por meio da conscientização dos diversos públicos ou pelo desenvolvimento e divulgação de projetos e ações que estimulem essa prática.

Para Torquato (2002,p.97) “um dos maiores patrimônios da organização é constituído pelo seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com