TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções administrativas

Projeto de pesquisa: Funções administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

No texto a seguir, poderemos entender melhor o contexto empresarial, de onde surgiu, como é constituído, conceitos e funções administrativas.

Teremos uma visão clara sobre como a contabilidade pode contribuir para o desempenho das empresas.

2.conceitos de funções administrativas

Paulo Sertek (2007) resume muito bem o fato de administrar sendo o ato de organizar, estruturar, liderar, planejar e controlar de uma forma hábil e eficaz para que se alcancem os objetivos dentro de uma empresa.

Um dos primeiros a definir as funções de um administrador foi o Henri Fayol (1916), ele escreveu cinco elementos fundamentais que todo o administrador deveria dominar são: previsão, organização, coordenação, comando e controle, usados até o dia de hoje. Além dele podemos citar também o Frederick Taylor, Henry Ford, Max Weber e também o Peter Drucker que foi um dos maiores nomes dentro da administração apresentando a seguinte tese "Administração significa tarefas e é sinônimo de disciplina, mas também significa seres humanos. Toda realização da administração é também a realização de um dirigente. Todo fracasso representa o fracasso de um dirigente. As pessoas administram não as forças ou os fatos. A visão, a dedicação e a integridade dos gerentes determinam se existe uma administração ou um mau gerenciamento.”

2.1.PRINCIPAIS AVANÇOS AO LONGO DO TEMPO

Com passar do tempo surgiram novos desafios e com isso mais teorias como a de Lewin na década de 30, que criou uma psicologia dinâmica e articulada entre os grupos. O Herzberge apostava nos fatores de higiene e motivação, enquanto o Maslow dizia que tudo dependia da hierarquia das necessidades, encontramos também as teorias de As teorias X e Y de Douglas McGregor, onde X são as deficiências e Y a satisfação, temos também O “Grid” gerencial de Blake e Mouton que diz que tudo está relacionado a eficiência mais a eficácia, e por ultimo o Michael Hamer criador da reengenharia que adota um novo modelo empresarial deixando o velho de lado criando uma nova espécie de empresa a partir do século XIX (José Manuel da Costa,2009).

3. CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que podem ser de aspecto qualitativo e quantitativo. Podemos citar três autores importantes como Frei Luca Pacioli chamados por muitos como " o pai da contabilidade", criador das partidas dobradas, temos também os contadores Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior que se destacaram pelo estudo do patrimônio e suas mutações.

FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

Recursos podem ser financiamentos ou seja o capital de terceiros e investimentos que é um capital social, investidos em uma determinada empresa, que constam do balanço, representando assim, o capital de giro da mesma. (Paulo Sertek, 2007).

4. ANÁLISE DE MERCADO

É o que se deve fazer para que um projeto se concretize, onde se analisa concorrência, fornecedores e consumidores, assim conheceremos o perfildos nossos clientes (Paulo Sertek, 2007).

4.1.DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com