TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE EQUIPES

Exames: GESTAO DE EQUIPES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  5.509 Palavras (23 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 23

EDERSON A. MACHADO

ederson_machado83@hotmail.com

Prof. Eron Moraes

eron@aedu.com

O PAPEL DOS NOVOS LÍDERES NOS DIAS ATUAIS

RESUMO

A liderança é um hábito de extrema importância em um indivíduo dentro de uma organização. Saber definir metas e atingi-las ao longo do tempo são fatores importantes e que cada vez mais as organizações necessitam. Juntar tudo isso em uma pessoa e fazer com que ela contagie, influencie muitas outras e proporcione resultados eficazes são perfis que muitas empresas buscam no mercado. O perfil do líder moderno vem mudando cada vez mais e hoje podemos perceber que o sucesso não só depende do líder e sim do grupo. O líder sabe exatamente o seu papel na organização e qual a sua contribuição para o resultado esperado. Sabe também que contribuir para o desenvolvimento de cada indivíduo da sua equipe é contribuir para o sucesso da sua organização e consequentemente, para o sucesso de si mesmo. Este artigo tem por objetivo identificar as qualidades de um líder e o seu perfil de sucesso.

Palavras-chave: Líder. Liderança. Organização.

ABSTRACT

Leadership is an extreme important habit of any individual in an organization. Knowledge on how to define goals and reach them throughout the time are important factor seven more demanded by organizations. Bring all this together in a single person and to make that it stimulates, influences many others and provide efficient results is the kind of profile that many companies search in the market. Modern leader’s profiles are always changing and today we’re able to realize that success depends not only on the leader but on the whole group. The leader knows exactly about its role in the organization and which its contribution to the expected result. Also knows that contributing to the development of each individual in its group means to contribute to the organization’s success and for its own success. The main objective of this article is to identify the qualities of a leader and its profile of success.

Keywords: Leader. Leadership. Organization.

1. INTRODUCAO

O mundo mudou muito vieram as grandes organizações, as grandes fábricas mecânicas, as estruturas produtivas sofisticadas, a linha de montagem, o mercado de consumo de massa. Depois, vieram também as reengenharias, a revolução eletrônica e a tecnologia da informação, que mudaram significativamente a feição das organizações. Mudanças, mudanças, mudanças, e por mais que as coisas mudem, a solução para os desafios empresariais ainda continua nas mãos daqueles que trabalham para ela, e esses precisam ter um tratamento não só digno mas também eficiente, para que o trabalho seja realizador e produtivo.

Para ser um bom líder é necessário antes de tudo, entender a sua finalidade, o porquê da sua existência para o grupo e para a organização. Entender o seu papel é fundamental para que o líder crie um ambiente de sucesso, para isso é importante ter virtudes e algumas são primordiais, tais como: eficácia (levar o grupo a atingir objetivos e metas definidos pela organização), saber ouvir (ouvir atentamente os seus liderados, filtrar os assuntos importantes e deixar que as melhores ideias prevaleçam, criando assim um ambiente de inovação), saber delegar tarefas (não centralizar tudo, saber delegar é praticar a confiança no grupo) e desenvolver o grupo (contribuir para o desenvolvimento de cada indivíduo do seu grupo, formar líderes e sucessores).

A liderança é uma das questões que mais atenção tem merecido por parte de investigadores e profissionais nos mais diversos setores. Ela é considerada fundamental nas relações de trabalho e durante muitos anos foi estudada e entendida como um traço de personalidade, isto é, dependendo exclusivamente de características pessoais e inatas de quem liderava. Atualmente, houve uma mudança de paradigma, pois chegou-se à conclusão que a atitude de liderança depende da aprendizagem social do indivíduo e, por isso mesmo, pode ser aperfeiçoada.

As organizações, para alcançarem os seus objetivos, procuram organizar-se a si próprias. Esta ação de organizar pressupõe trabalho conjunto. Assim, emerge a necessidade de gerar acordos e de gerir expectativas, criar linguagens comuns e de encontrar soluções para os problemas que surgem. Neste processo, o debate, o diálogo, o trabalho de persuasão, desempenham um papel fundamental. Desta forma, agir é comunicar. E isso implica ceder a diferentes interesses, nunca perdendo de vista os diferentes destinatários.

Dando continuidade no processo de mudança nas organizações, o modelo mental dos dirigentes é condição para que as grandes mudanças ocorram. A necessidade dos líderes do passado desenvolverem novas habilidades e atitudes com relação ao direcionamento de sua equipe de trabalho é fundamental para a condução das pessoas, que hoje esperam uma nova postura de seus “chefes”, já que os requisitos exigidos para desempenho das atividades nas empresas modernas também mudaram.

Este artigo tem como objetivo apresentar conceitualmente o que é liderança, sua diferença para o gerenciamento, além de comentar algumas qualidades de um líder. Em seguida foi estabelecido o perfil de um líder de sucesso e por fim foram feitas algumas considerações referentes ao estudo aqui apresentado.

1.1. Liderança

O ser humano, com toda a sua riqueza e diversidade, é o “problema” fundamental da gestão, sendo a palavra problema entendida aqui como questão a ser compreendida e orientação a ser adotada. Principalmente aquele líder, supervisor ou gerente egresso de escolas técnicas tem dificuldade de entender as pessoas e, em decorrência dessa dificuldade, não saber como agir para que as coisas se encaminhem do melhor modo. Mas, o “problema” também é a solução.

À medida que o dirigente vai conhecendo melhor as aspirações e expectativas humanas fundamentais, os comportamentos e suas causas vão adotando ele próprio condutas cada vez mais capazes de consolidar um pacto produtivo eficiente com as pessoas que o ajudam a atingir suas metas.

Segundo Hunter, 2004, liderança é:

“[...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com