TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Trabalho acadêmico: GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS

CUIABA MT

06/2013

ALIÇANDRA GONZAGA

MARCELO GOMES

MARCIA APARECIDA

VERA LUCIA

GESTÃO DE RESIDUOS SÓLIDOS

SUMÁRIO

Introdução 04

2 Objetivos 05

2.1Objetivo Geral 05

2.2 Objetivo Específico 05

3 Materiais E Métodos 06

3.1 Localização do estudo 07

3.2 Identificações da Atividade do Empreendimento 07

4 Revisão Bibliográfica 08

5 Definições de Resíduos Sólidos 10

5.1 Classificações dos Resíduos 10

5.2 Classificações de acordo com a origem 11

6 Resultado E Discussões 13

6.1 Geração e Identificação de Resíduos 13

6.2 Manuseios De Resíduos 16

6.3 Segregação de Resíduos 16

6.4 Acondicionamento e Armazenamento 18

6.5 COLETA INTERNA 22

6.6 TRANSPORTE E COLETA EXTERNA 22

6.7 DESTINO FINAL 22

6.8 Classificações dos Resíduos Gerados na Unidade 23

7 Conclusões 24

Referências Bibliográficas 26

Material disponível na internet 26

INTRODUÇÃO

As questões ligada ao meio ambiente e de grande importância e as que tange a produção de residuos solidos tem sido um desafio para governantes e sociedade uma vez que a produção de residuos esta tambem ligadas a atividades comerciais neste caso aos postos de combustiveis uma vez que os residuos gerados por eles podem causar danos ao meio ambiente e pessoas. A riscos ambientais em caso de fazamento de combustivel, podendo poluir solo, e lençois freaticos.

Devido o desenvolvimento economico das ultimas decadas ouve um grande aumento na geração dos residuos onde fora nescessario a regulamentação das atividades que se deu com a publicação da Resolução CONAMA nº 273, de 29 de novembro de 2000, a qual estabelece que toda instalação e sistema de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis são potencialmente ou parcialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais.

Muitos dos residuos solidos proveniente de postos de combustiveis podem ser reciclados ou reaproveitados e a criação de um plano de gerenciamento de residuos solidos (PGRS) se faz nescessario para gerir estes residuos e dar uma destinação adequada aos mesmos.

O PGRS constitui num documento integrante do Sistema de Gestão Ambiental, baseado nos princípios da não geração e da minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, contemplando os aspectos referentes à minimização na geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta e transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo e disposição final.

O PGRS busca minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar a segregação na origem, controlar e reduzir riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, em conformidade com a legislação vigente (http://people.ufpr.br/~dga.pcu/PGRS%20inf.htm).

2 OBJETIVOS

2.1Objetivos Gerais

Este trabalho tem por objetivo a elaboração de um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos, gerados no Posto Papito.

2.2 Objetivos Específicos.

Levantamento de dados através de Visitas In Loco

Classificação dos Resíduos Sólidos gerados no Posto.

Quantificação dos residuos solidos.

Elaborar um documento contemplando o conjunto de procedimentos a serem executados visando à minimização da geração de resíduos, o armazenamento, o transporte, o tratamento e o destino final adequado, observando a normatização e a proteção ambiental.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

Foi realizado um levantamento bibliográfico, através de livros, artigos entre outros , além de visita in loco para obtenção de informações como quantidade de resíduos gerados em cada setor. Sendo eles, escritório, borracharia, loja de conveniência, banheiros, área de abastecimento, auto elétrica e lavagem de veículos bem como formas empregadas de manuseio, coleta, transporte e destinação final.

O posto foi vistoriado para verificar as condições de cada local de armazenamento de resíduos e foram coletadas informações relevantes, tais como presença de caixa separadora de água e óleo .

Os resíduos foram separados e pesados nos dias de mais pico de produção, dias estes da semana que foram sexta-feira, sábado, domingo e segunda-feira, totalizando quatro dias, foi usado para pesagem uma balança comum digital, fora feito calculo de media mensal através de estimativa de peso diário dos quatro dias de mais pico de produção de resíduos sólidos.

Com base no levantamento bibliográfico realizado e na consulta à legislação vigente, foi elaborado um plano de gerenciamento de resíduos para o posto de combustível na cidade de Varzea grande.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com