TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

SERVIÇO SOCIAL

GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS

Ângela Maria Bueno de Camargo

RA 7930658538

Desafio Profissional

Tutora: Mariselma Maidana

Atibaia,

25/05/2015

SUMÁRIO

  • Introdução____________________________________________________ 3
  • Atendimento no CREAS  ________________________________________ 4
  • Conclusão ____________________________________________________ 6
  • Referências ___________________________________________________ 7

INTRODUÇÃO

O Trabalho apresenta a atuação do Assistente Social nas questões de Violência contra a mulher , visto que a mesma atua , orienta, discute estratégias e encaminha as mulheres para onde possam receber atendimento e ter seus direitos garantidos. A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas em todo nível social aparece de forma silenciosa e dissimulada.

Na maioria das vezes, é vinda de um atual ou ex-companheiro, ela se apresenta tanto fisicamente, verbalmente, ou psicologicamente, ambas causam um mal enorme nas vitimas e seus dependentes.

Como porta de entrada para este acompanhamento, entra o CREAS- Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, ele trás ações de contribuição ao atendimento Integral e Humanizado ás mulheres em situação de violência, e a articulação entre o Sistema Único de Assistência Social.

ATENDIMENTO NO CREAS

A Assistente Social do CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social Beatriz recebeu um encaminhamento do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social de uma vitima de violência Domestica, após o recebimento, é realizado o acolhimento da mesma.

Um dos instrumentos técnicos usado no momento de abordagem foi à entrevista, nela se fez possível avaliação do caso, e em escuta e observação a assistente social Beatriz pode entender os sentimentos expressos pela mulher,anotando endereço, telefone, nome dos componentes do grupo familiar, e partindo então para a visita domiciliar.

Na visita a assistente social Beatriz , já se tem uma idéia da realidade do qual essa família vive, possibilitando assim novos encaminhamentos e benefícios, desenvolvendo assim um trabalho eficaz em defesa aos direitos da mulher e das crianças.

Nesse caso Beatriz observa que essa família terá prioridades nos critérios de seleção, devido à situação de vulnerabilidade social.

O Segundo passo é abrigar ela e os filhos em um local seguro no primeiro instante da violência ocorrida, garantindo que se deve levar em frente o boletim de ocorrência, para que assim consiga uma medida protetiva, sabendo que isso se torna um desafio já que a vitima é dependente tanto emocionalmente, como financeiramente do agressor, assim se torna acorrentada e sujeita a constantes humilhações.

A vítima é encaminhada para Assistência Psicológica, Jurídica e Social, unificando setores a fim de realizar um atendimento completo, já que se fez necessário à recuperação da autoestima referencia e valores da mesma, assim essa família passaa ser acompanhada e já se observa redução da reincidência dos agravos que provocaram a vitimização, agressão,assim reorganizando e reestruturando a família.

O trabalho em grupo se tem um maiorresultado, pois a abordagem coletiva fortalece a mulher para resolver a situação dela.Promovendo o resgate da autoestima, sua identificação e o desenvolvimento de potencialidades e capacidades, inserção e participação social, interrompendo assim o ciclo de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com