TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: CONSEQUENCIAS FISICAS E PSICOLOGICAS

Por:   •  19/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  2.099 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

Curso de Serviço Social

Francisca Epifane Vasconcelos

Pamella Cristina Silva de Sousa

Romenigge Lopes Santos

Suilane Barbosa da Silva

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: CONSEQUENCIAS FISICAS E PSICOLOGICAS

 

Açailândia - Ma

2016


Francisca Epifane Vasconcelos

Pamella Cristina Silva de Sousa

Romenigge Lopes Santos

Suilane Barbosa da Silva

GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA: CONSEQUENCIAS FISICAS E PSICOLOGICAS

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade de Santo Amaro como pré-requisito à realização do Trabalho de Conclusão de Curso para o Curso de Serviço Social.

Orientador: Prof. Esp. Henrique Manoel Carvalho Silva

Açailândia - Ma

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................4

2 PROBLEMA DE PESQUISA....................................................5

3 HIPÓTESE................................................................................6

4 OBJETIVOS..............................................................................7

5 JUSTIFICATIVA........................................................................8

                                                                                   

1 INTRODUÇÃO

           Segundo a Organização mundial de saúde (OMS), a adolescência é definida como uma fase que vai desde os 10 aos 19 anos de idade é portanto este um período de grandes mudanças: físicas , psicológicas e sociais.

            É nessa fase de transformação que começa a ser vivenciada a sexualidade e muita das vezes se iniciam a relações sexuais, podendo acarretar consequências como: gravidez, aborto, DST, entre outras.

            Atualmente a gravidez precoce é considerada uma grande preocupação para o país ,por trazer consequências para a saúde, educação, emprego e direitos de milhões de adolescentes essa expressão da questão social tem tido grandes repercussões ,a jovem possivelmente abandona os estudos o que dificulta a inserção e permanência no mercado de trabalho, prolongando o tempo de dependência financeira familiar da mesma, estendendo uma alta probabilidade da pobreza.

“Ficar grávida ainda criança é uma das consequências mais perversas da incompetência de nosso sistema educacional. A menina pobre, sem instrução, que começa a vida com bebê no colo dificilmente conseguira mudar seu destino de miséria e ignorância”.( Dr. Dráuzio Varella .2001).

              Por ser um problema de nível  social se faz necessário a atuação  do serviço social na luta pelos direitos tanto  das adolescentes gravidas quanto na prevenção , articulando as politicas publicas ,em conjunto com a sociedade e do trabalho com a família,  considerando que são variadas as determinações da gravidez precoce como o sonho de ser mãe e serem vistas como adultas.

                Essa problemática consiste na ausência de informações e acesso aos métodos contraceptivos, compreendendo que envolve além do ato sexual em si, valores sociais.

2 PROBLEMA DE PESQUISA

           Quais consequências físicas e psicológicas são acarretadas com a banalização da atividade sexual entre adolescentes, e o elevado índice de gestação?

3 HIPÓTESE

          A gravidez na adolescência é uma  gestação de risco, de acordo com a organização mundial de saúde (OMS),  por ocorrer partos prematuros, abortos espontâneo , risco de anemia, casos estes mais frequente ate 15 anos de idade, uma vez que nessa faixa etária   o corpo ainda não atingiu  a maturidade do sistema reprodutor. Além desses riscos é relevante citar as possíveis consequências psicológicas e psicossociais que em geral  podem ser tão grandes quanto as complicações físicas, a exemplo a depressão pós–parto, conflito familiar, abandono do parceiro, e medo da rejeição social.  Contudo Politicas publicas voltadas para o publico adolescente, com mais informatização e educação no meio familiar e na escola, assim como todos esclarecimento sobre os métodos contraceptivo já que o meio social comunicativo possibilita livre acesso a todo tipo de informação  pornográfico, que também influencia uma relação sexual cada vez precoce, e  a intervenção do profissional do serviço social é de fundamental importância no enfrentamento desta complexa questão tanto no que tange á prevenção quanto à atenção á adolescentes que já estão grávidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com