TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Físicas e Psicológicas na Adolescência

Por:   •  11/7/2017  •  Resenha  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  3.445 Visualizações

Página 1 de 2

MUDANÇAS FÍSICAS E PSICOLOGICAS NA ADOLESCENCIA

A fase da adolescência é a fase que todo adolescente passa por mudanças tanto físicas quanto psicológicas. Todos os órgãos consequentemente mudam de tamanho também e duplica seu tamanho. O sistema nervoso aumenta, as glândulas sudoríparas ficam mais ativas causando cheiros fortes nas axilas, nos pés e na área genital tanto da menina quanto do menino. É necessário que ensine desde cedo a higiene corporal pois quando maiores a necessidade de capricho também aumenta.

A masturbação também se torna freqüente ate porque é a característica da adolescência onde o adolescente aprende a conhecer seu corpo. Nas meninas a mudança começa com o aumento dos seios e logo após os pelos pubianos, logo vem a menstruação acompanhada da capacidade de reproduzir.

Esse fato citado se aparecer antes dos 8 anos deve ser enquadrado como puberdade precoce. Já as mudanças no menino pode se dizer que começa com o aumento do volume testicular e dos pelos pubianos, aparecimento de barba e bigode. A voz se torna mais grossa.

Isso se da devido as modificações decorrentes da reativação do eixo hipotálamo – hipófise – gônodas, que hormônios responsáveis pela mudança das características da puberdade. Essa fase de mudanças o jovem sente se confuso, cheio de duvidas, ansiedades isso dura enquanto não muda a forma de ver e de entender o mundo.

Na fase da adolescência os adolescentes se preocupam muito com a aparência visual. As meninas querem realçar as curvas do corpo, usar uma maquiagem que realce o rosto feminino enfim, usar desde cedo sua tática de atrair.Os meninos também cuidam de sua forma física, da aparência, para que possam fazer mais sucesso com as mulheres.

Desenvolvimento emocional

Desde cedo o adolescente precisa se preparar para adversidades da vida e uma delas consiste nas perdas que são chamadas de luto. Os principais lutos são: luto pela perda do corpo infantil, pela perda dos pais da infância e pela perda da identidade e do papel infantil.

Características comportamentais da Síndrome da Adolescência Normal e que ajudam no processo de resolução do lutos referidos:

- Busca de si mesmo e da identidade adulta

- Flutuações de humor e de estado de animo

- Tendência grupal e separação progressiva dos pais

- Necessidade de intelectualizar e fantasiar

- Crises religiosas

- Deslocamento temporal e contradições sucessivas

- Atitude social reivindicatória

- Evolução sexual do auto-erotismo ate a heterossexualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com