TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  13/5/2017  •  Monografia  •  15.786 Palavras (64 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 64

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

                [pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


AGRADECIMENTOS

Agradeço а todos оs professores por proporcionar-me о conhecimento nãо apenas racional, mаs а manifestação dо caráter е afetividade dа educação nо processo dе formação profissional, por terem se dedicado aos acadêmicos, nãо somente por terem mе ensinado, mаs por terem mе feito aprender. А palavra mestre, nunca fará justiça аоs professores dedicados аоs quais sеm nominar terão оs meus eternos agradecimentos.

RODRIGUES, Rita de Cassia Oliveira Magalhães. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA uma pesquisa realizada na cidade de Campinorte Goiás. Em 2016. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Uruaçu Goiás, 2016.

RESUMO

O presente trabalho é uma simples reflexão sobre gravidez na adolescência, buscamos analisar a relação materna e paterna frente a questão do obstáculo. Sabemos que a família, e uma base de apoio em algumas funções, hoje ela tem um grande papel, a adolescência sempre ocorre mudanças de fases, como transformações comportamentais e corporais, em muitos casos o desdobramento da gravidez nessa fase e o papel das famílias na iniciação da educação sexual dos adolescentes.

Palavras-chave: Família, Adolescência, Gravidez na adolescência.

RODRIGUES, Rita de Cassia Oliveira Magalhães. ADOLESCENT PREGNANCY a survey conducted in the city of Goiás Campinorte in 2016. Work completion of course social service. - Center of business and applied social sciences, University of Northern Paraná, Goiás Uruaçu, 2016.

ABSTRACT

This work and a simple reflection on teenage pregnancy, we analyze the maternal and paternal relationship forward the issue of the obstacle. We know that family, and a support base in some functions, today it has a big role, adolescence always occurs phase changes, such as behavioral and body changes in many cases the deployment of pregnancy at this stage and the role of families in initiation of sex education of adolescents.

Keywords: Family, Adolescence, Adolescent pregnancy..


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        07

CAPITULO I        09

1. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E A FUNÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.............10

1.1 a função do serviço social no auxilio da construção familiar.......................10

1.2 violência sexual contra a criança e o adolescente........................................ 12

1.3 a ação do serviço social na precaução, programas e projetos em prol da gravidez acontecida na adolescência ...................................................................16

CAPITULO II .............................................................................................................21

2. FAMÍLIA, UMA GRANDE INSTITUIÇÃO .........................................................................21

2.2Transformações societárias...............................................................................22

2.3  Função, modelos e papéis familiares.............................................................25

2.4 O processo da adolescência.............................................................................29

CAPITULO III.............................................................................................................33

3.CONSEQUENCIAS DA GRAVIDEZ PRECOCE....................................................33

3.1 As transformações na vida familiar e social das adolescentes grávidas....34

3.2 As atribuições do assistente social junto aos impactos familiares e socais sofridos pela adolescente grávida vivenciados no ambiente .............................37

3.3 A atuação do assistente social junto às adolescentes grávidas ..................40

3.4 Prevenção da Gravidez na Adolescência........................................................41

3.5 O papel do Assistente Social neste contexto..................................................43

CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................45

REFERENCIAS .........................................................................................................47


INTRODUÇÃO

O presente trabalho de conclusão de Curso tem como objetivo de estudo principal referente a questão da gravidez na adolescência, esse trabalho foi realizado com os adolescentes que já estavam no programa Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, no entanto foi possível trabalhar com adolescente em vivencia de gravidez e maternidade e futuros paternidades.

Para abordar o tema de gravidez na adolescência, é de extrema importância entender o contexto, percebe-se que a maioria dos adolescentes estão inseridos nesse tema, no entanto estaremos focando primeiramente em grandes famílias, buscamos conhecer quais são as primeiras experiências e onde que se inicia o aprendizado do processo que acaba em gravidez.

Podemos perceber que a palavra gravidez e maternidades são basicamente compreendidas de muitas formas, ainda mais na gestão da saúde. O assunto é o mesmo, diferencia apenas no gênero, hoje em dia percebemos que o tema paternidade é bem pouco discutido no dia a dia, esse é um dos motivos para que possamos ampliar nossos conhecimentos nessa pesquisa, a paternidade na adolescência do mundo atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.9 Kb)   pdf (452.3 Kb)   docx (508.4 Kb)  
Continuar por mais 63 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com