TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gas Naturaal

Casos: Gas Naturaal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Realizado através de uma instalação industrial denominada Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), cujo objetivo é separar:

Frações pesadas ou ricas (propano e mais pesados) existentes no gás natural úmido ou rico

Frações leves, Gás natural seco ou pobre (metano e etano)

Fração Pesada

GLP (propano + butano)

LGN (Corrente de Líquido de Gás Natural)

Teor de compostos mais pesados que o propano, constituído pelas frações de GLP e gasolina natural.

Ex.: Riqueza de 6%, significa que aquela corrente é constituída de 6% de GLP e gasolina natural

94% de gás natural propriamente dito (gás natural seco, natural processado ou residual)

Corente de Líquido de Gás Natural (LGN)

O LGN é composto pelas frações mais pesadas que o propano: o gás liqüefeito de petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha, e a gasolina natural. Eventualmente, pode-se produzir uma corrente de LGN composta de frações mais pesadas que o etano, de onde será possível separar frações líquidas de etano, de GLP e de gasolina natural. Nesse caso, recupera-se, também, uma fração de gás natural pobre predominante em metano. Essa UPGN recebe o nome de Unidade de Recuperação de Líquidos (URL).

Tipos de processos aplicáveis a uma UPGN

Refrigeração simples

Absorção refrigerada

Expansão Joule-Thompson

Turbo-expansão

Processamento de Gás Natural

O processamento de gás natural começa na boca do poço e inclui todos os processos necessários para a purificação de gás natural bruto. A composição do gás natural explorado varia significativamente dependendo de cada poço e é constituído por hidrocarbonetos gasosos, líquidos de gás natural, hidrocarbonetos líquidos e por uma certa quantidade de água e de outros gases.

As etapas do processo de purificação de separação do gás natural vão desde o tratamento do gás azedo, a desidratação, a captura dos líquidos de gás natural, até a compressão final na rede de gasodutos. Para monitorar e controlar esses processos, os medidores de vazão e o seu funcionamento preciso e confiável são fundamentais.

Por causa do ambiente difícil, as tecnologias de medição tradicionais muitas vezes revelam-se insuficientes e não satisfazem plenamente as necessidades da indústria.

Tratamento

Na maioria dos casos, o gás natural extraído, vem composto por impurezas e umidade, assim, o gás natural precisa passar por um tratamento inicial, também denominado secagem do gás natural. Esse tratamento, normalmente realizado junto à jazida, é feito em Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN), resultando de um lado gás natural seco e de outro líquido de gás natural (LGN).

Durante o processo de secagem do gás natural nas UPGN, são também removidos agentes contaminadores ou reduzidos os seus teores, para atender às especificações demandadas pelo mercado. Esses tratamentos são muito eficazes, razão pela qual o gás natural seco (forma sob a qual é, normalmente, chamado de gás natural) é composto de uma mistura de metano e etano, com reduzidíssimas proporções de outros hidrocarbonetos e de contaminantes. A proporção de metano nesta mistura normalmente é de 80 a 95%.

Transporte

O transporte de gás no estado gasoso é feito por meio de dutos ou, em casos muito específicos, em cilindros de alta pressão (como GNC - gás natural comprimido). No estado líquido (como GNL - gás natural liquefeito), pode ser transportado por meio de navios, barcaças e caminhões criogênicos, a -160 °C, e seu volume é reduzido em cerca de 600 vezes, facilitando o armazenamento. Nesse caso, para ser utilizado, o gás deve ser revaporizado em equipamentos apropriados.

Na distribuição o gás já deve estar atendendo a padrões rígidos de especificação e praticamente isento de contaminantes, para não causar problemas aos equipamentos onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com