TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Projeto

Trabalho Universitário: Gestao De Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Um dos grandes desafios dos Gestores de Projetos em empreendimentos do segmento de obras industriais são o Monitoramento e Controle da execução do escopo, do cronograma, dos custos e prazo, além é claro de outros controles periféricos menos expressivos.

Na verdade o monitoramento e controle são processos que visam observar e acompanhar a execução do projeto, permitindo que potenciais problemas possam ser antecipadamente identificados para que ações corretivas sejam tomadas antes de os problemas tomarem proporções incontroláveis.

O principal benefício destes processos são o controle e monitoramento do desempenho do projeto, na medida em que o mesmo é observado e medido regularmente identificando suas variações em relação ao plano de projeto pré-concebido.

Desta forma teremos todo o planejamento do empreendimento sendo acompanhado passo a passo, através de especialistas nas várias disciplinas da equipe, a fim de que os recursos e os custos utilizados estejam dentro dos números estabelecidos no orçamento.

Para ilustrar melhor a importância do controle e monitoramento, trago a seguir um exemplo pratico: Imaginamos um Plano de Projeto de um empreendimento industrial, temos num 1° momento, a declaração de escopo, mais adiante a elaboração do cronograma com a definição dos prazos de inicio e fim das atividades, a elaboração da EAP nos seus vários níveis e sub-níveis, elaboração dos histogramas com a indicação das várias categorias de mão de obra direta e indireta, emissão de planilhas com as relações dos equipamentos e materiais de consumo necessários para a execução dos serviços, e a elaboração do organograma funcional e hierárquico, etc.

Cada atividade indicada no cronograma terá um tempo de execução estabelecido, com quantidades de mão de obra direta e indireta calculadas, recursos estabelecidos, enfim tudo para atender o prazo de entrega da obra, dentro dos custos orçados. Os processos de controle e monitoramento colaboram para que o realizado seja mais próximo possível do planejado.

Dentro dos conceitos do Curso de Gestão de Projetos da Universidade Católica de Brasília, a UCB – www.ucb.br -, o grupo de processos de monitoramento e controle inclui:

1. O monitoramento das atividades em andamento do projeto em relação ao plano de gerenciamento do projeto e à linha de base do desempenho do projeto;

2. O controle dos fatores que poderiam dificultar o controle integrado de mudanças, de forma que somente mudanças aprovadas sejam implementadas.

Esse monitoramento contínuo permite que a equipe do projeto tenha uma visão clara da saúde do projeto e destaca as áreas que exigem atenção adicional. O grupo de processos de monitoramento e controle, além de monitorar e controlar o trabalho que está sendo realizado dentro de um grupo de processos, também monitora e controla todo o esforço do projeto.

Vejam este novo exemplo: - No caso de uma determinada data de término de atividade não cumprida pode exigir um aumento na equipe atual, dependência de horas extras ou compensações entre os objetivos de orçamento e de cronograma.

Ainda dentro dos conceitos da UCB, os processos de monitoramento e controle incluem os seguintes processos de gerenciamento de projetos:

• Monitorar e controlar o trabalho do projeto;

• Controle integrado de mudanças;

• Verificação do escopo;

• Controle do escopo;

• Controle do cronograma;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com