TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

1) Pesquise sobre Desenho, descrição e análise de cargo e, com base na Aula 06, discorra sobre: (Valor: 1,0) [Tamanho do texto: entre 10 e 15 linhas]

1. CARGO

2. REMUNERAÇÃO

2.1 Salário contratual

2.2 gorjetas

2.3 gratificações contratuais

2.4 prêmios

2.5 adicional noturno

2.6 adicionais de insalubridade e periculosidade

2.7 ajudas de custo e diárias de viagem

2.8 comissões

3. SALÁRIO

4. BENEFÍCIOS

Res:

O cargo define-se como um processo de detalhamento que cada ocupante faz, é um conjunto de funções que dizem respeito às tarefas designadas para serem desempenhadas. A especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho de relações com os cargos se definem como desenho de cargos. A analise de cargo, é nada mas que detalhamento que o cargo exige de seu ocupante. A analise e a avaliação de cada um no contexto da empresa.

A remuneração é a principal recompensa de um cargo. É compreendida como a principal maneira econômica e financeira de um trabalho realizado por uma pessoa. As parcelas de remuneração compõem-se de salario contratual, gorjetas, gratificações contratuais, prêmios, adicional noturno, adicionais de insalubridade e periculosidade, ajudas de custo e diárias de viagens e comissões.

O salário é uma parcela fixa da remuneração paga regularmente. Existem varias formas de benefícios: assistenciais, recreativos e serviços. Os modos de benefícios têm a função de atender as necessidades básicas do empregado.

2) Defina CLT e faça um breve comentário sobre os benéficos que o empregado registrado através da CLT possui. [Tamanho do texto: entre 05 e 10 linhas] (Valor: 1,0)

Res:

A CLT é um documento que instruem normas que regulam as relações coletivas e individuais de trabalho. A CLT tem como objetivo proteger o trabalhador entre os seus principais direitos reservados a quem está empregado. Os benefícios apresentados pela CLT são: salários, férias remuneradas, vales transportes, 13º salário, deposito do FGTS, hora extra, hora noturna, verbas rescisórias e adicionais de periculosidade e insalubridade, entre outros.

3) Defina e explique as ações desenvolvidas pela: (Valor: 1,0)

a. HIGIENE DO TRABALHO

b. SEGURANÇA DO TRABALHO

Res:

A higiene do trabalho é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho. Visando diminuir os acidentes de trabalhos e doenças ocupacionais. As principais ações desenvolvidas pela higiene do trabalho são: auditorias (prevenção), elaboração de plano de proteção, tratamento estatísticos dos dados relativos à segurança e a saúde, analise e avaliação para o controle de risco. Também uma das ações da higiene do trabalho é o estudos ergonômicos.

A segurança do trabalho é um conjunto de tecnologias e ciências, que tem o objetivo de proteger o trabalhador no seu local de trabalho. Na segurança do trabalho existem a CIPA, que é responsável por buscar ações para prevenir e eliminar causas de acidentes.

4) Pesquise e apresente, 1 (um) texto e 1 (uma) imagem de situações onde se apresentam as seguintes etapas do processo de seleção:( Valor: 1,0)

1. Entrevista preliminar.

2. Aplicação de testes psicológicos.

3. Dinâmica de grupo (simulações/jogos/dramatizações).

4. Finalização (entrevista para pré-contratação).

Res:

Entrevista Preliminar

O processo de seleção se realiza através de etapas pela qual filtra os candidatos que melhor se adequam as vagas oferecidas. Umas das etapas de processo de seleção é a entrevista preliminar, que vem sendo uma estratégia decisiva na seleção de um processo, onde empresas optam por esse método.

Aplicação de testes psicológicos

As aplicações de testes psicológicos avaliam a personalidade dos candidatos, onde revelam traços de personalidades e comportamentos previstos. Avaliam também a capacidade do candidato de lhe dar com algumas demandas que envolvem habilidades e aptidões.

Dinâmica de grupo (simulações/jogos/dramatizações)

Existe também na etapa de processo de seleção a dinâmica em grupos que são decisivas nas conquistas de empregos. Geralmente os candidatos participam de dramatizações, jogos e simulações, onde analisam a capacidade criativa do candidato.

Finalização (entrevista para pré-contratação).

A finalização acontece devido à entrevista para a pré-contratação, que tem como objetivo apresentar os candidatos, suas obrigações e direitos. Contudo o processo de seleção apresenta diferenciadas etapas, que tem como principal objetivo conhecer o candidato a ser contratado em uma empresa para determinado cargo.

5) Pesquise e apresente, 1 (um) texto e 1 (uma) imagem de situações onde se apresentam as seguintes técnicas de recrutamento externo: (Valor: 2,0)

1. Anúncios em jornais e revistas especializadas.

2. Contato com escolas, universidades.

3. Cartazes ou anúncios locais.

4. Apresentação de candidato por indicação de funcionários.

5. Consulta aos arquivos de candidatos.

6. Banco de dados de candidatos.

7. Contratando assessorias de recursos humanos: a empresa terceiriza a parte referente ao recrutamento e seleção.

8. Contratando headhunters: (caça-talentos) recruta os melhores do mercado, mesmo que estes estejam trabalhando em empresas concorrentes.

Res:

Anúncios em jornais e revistas especializadas

O recrutamento externo tem por objetivo preencher cargos vagos, onde funcionários que viram de fora da empresa ou que forem atraídos pelas técnicas de recrutamentos. Uma das principais técnicas de recrutamento é: o anúncio em jornais e revistas especializadas, onde o anuncio deve conter características que chame à atenção do candidato (leitor).

Contatos com escolas, universidades

Os contatos com escolas e universidades têm por motivo maior divulgar oportunidades oferecidas pelos mercados, através de organizações para desenvolver um esquema de contato.

Cartazes ou anúncios locais

Mais umas das técnicas de recrutamento é cartazes ou anúncios locais, que trata-se de um veiculo de recrutamento estatístico e indicados para cargos simples. São expostos próximos das organizações, portarias em locais de grandes movimentações de pessoas.

Apresentação de candidato por indicação de funcionários

Possui alto rendimento e feito relativamente rápido. A organização que estimula seus funcionários a apresentarem ou recomendarem candidatos.

Consulta aos arquivos de candidatos

Existem também as consultas aos arquivos de candidatos que é um banco que pode catalogar candidatos que apresenta espontaneamente ou que não foram considerados em recrutamentos anteriores, quando tem o bom funcionamento é capaz de promover apresentações rápidas de candidatos.

Banco de dados de candidatos

O banco de dados de candidatos também são umas das técnicas que são os principais patrimônios das agencias de recrutamentos.

Contratando assessorias de recursos humanos: a empresa terceiriza a parte referente ao recrutamento e seleção

Percebe-se que também existe o contratando assessorias de recursos humanos: a empresa terceiriza a parte referente ao recrutamento e seleção. Que é importante ressaltar o fato de não terceirizar o recrutamento e seleção de forma total. Pois muitas empresas preferem receber mão-de-obra encaminhada por agencias de recrutamentos. Pois os candidatos já chegam pré-selecionados.

Contratando headhunters: (caça-talentos) recruta os melhores do mercado, mesmo que estes estejam trabalhando em empresas concorrentes

E por fim o contratando headhunters (caça talentos) recruta os melhores do mercado, mesmo que estes estejam trabalhando em empresas concorrentes técnicas bastante parecidas com a citada à cima que existe uma pessoa contratado para recrutar. O que diferencia é que a mão-de-obra não qualificada tende a ser terceirizada pelas grandes empresas, a mão-de-obra especializada é formada internamente ou contratada em empresa cuja atividade é fornecer profissionais desse nível (headhunters).

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »