TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Sistema Único de Assistência Social

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

                        Maria Clecia Gomes Marinho                        RA: 9910178581

                   Kesia Emília Ferreira Feitosa                RA: 9904013957

                   Denice Pereira dos Santos                        RA: 8745902910

                   Maria de Lourdes Rodrigues da Silva         RA: 1299343424

                   

Disciplinas norteadoras: Planejamento e Gestão em Serviço Social; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência)

Gestão do Sistema Único de Assistência Social – Suas

Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional

Desenvolvimento Econômico

Tutor (a) a Distância (EAD): Laura M R Santos

Serra Talhada Junho- 2016

COMPOSIÇÃO FAMILIAR

NÚMERO DE PESSOAS:

ADULTAS: 2

CRIANÇAS: 3

IDADE:

18 a 29 (0) 30 a 41 ( 2 )

0 a 5 (2)  6 a 11 (1)

DOCUMENTO: CERTIDÃO DE NASCIMENTO (5) RG (2)  CPF  ( 2 )  CARTEIRA DE TRABALHO( 0 )  CARTÃO DO SUS ( 5 )  PASSAPORTE  ( 0 )  TÍTULO ELEITOR ( 2 )  NIS ( 5 )

QUANTOS ESTÃO MATRICULADOS NO CEINF: 0     NO ENSINO FUNDAMENTAL: 1ENSIMO MÉDIO: 0     EDUCAÇÃO SUPERIOR: 0    ANALFABETO: 1

        Esse parecer tem como objetivo identificar e analisar a situação social e econômica da família citada, para atendimento em suas necessidades básicas.

Através do estudo social realizado, podemos verificar que a família é composta pelo Sr. Luís Pereira da Silva de 39anos, pela Sra. Marta Maria da Silva de 36anos, pelas crianças Ana Paula Silva de 8anos, Pedro Lucas Silva de 4anos e Larissa Pereira Silva de 1ano e 5 meses. Residindo todos na COHAB 04 S/N, em casa adquirida através dos programas sociais da prefeitura. Possui água encanada e luz elétrica, que os mesmos estão encontrando dificuldades em efetuar o pagamento. A casa é bem pequena, tem poucos objetos, mas tudo está limpo e bem zelado.

        A família não ultrapassa a renda per capta de ¼ do salário mínimo, em média R$ 240,00 por mês, sendo que somente ele trabalha em uma cooperativa de recolhimento de garrafas pet para reciclagem, sem carteira assinada, pois o mesmo é analfabeto e a dona Marta que também não concluiu o ensino fundamental, cuida das crianças por não tê-las onde deixar, para realizar algum trabalho que possa ser remunerada. Ainda não conseguiram se cadastrar no Bolsa Família, nem possuem nem um outro tipo de benefício social.

 As duas crianças menores ficam em período integral com a mãe e a de 8 anos vai para escola ficando lá das 07h30minàs12h30min, onde recebe 1 refeição.A alimentação é precária, todos parecem estar abaixo do peso.

        No geral as condições físicas do ambiente são aparentemente satisfatórias, apesar de ser periferia a casa é simples mais organizada, a família reside no bairro a cerca de seis meses. O que chama a atenção é a precariedade na alimentação, devido a quantidade de pessoas que residem na casa com o valor da renda, que não oferece condições para a compra de alimentos, isso pode desencadear doenças devido o baixo valor nutricional da alimentação dos componentes da família.

         Diante da situação apresentada a proposta é elaborar um planejamento estratégico através de reuniões mensais com a participação dos equipamentos que atuam nas áreas de saúde, educação e assistência, para discutir e planejar ações de  prevenção ,intervenções e inserções dessa famílias nas políticas sociais. É essencial a parceria com o CRAS, Conselho Tutelar, Coordenação da UBS que cobre aquela área, Secretaria de Educação, visto que os problemas apresentados são de ordem de vulnerabilidade social e que devem ser tratados de forma que essa família venha a ter sua autonomia quanto cidadãos com seus direitos assegurados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (194 Kb)   docx (807.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com