TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gravidez na adolescência

Por:   •  28/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

        [pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        6

3 OBJETIVOS        7

 3.1 OBJETIVOS GERAL.............................................................................................7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................7

4 JUSTIFICATIVA ......................................................................................................7

5 METODOLOGIAS.....................................................................................................8

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.....................................................................................9

7 CRONOGRAMA DE PESQUISA..............................................................................9

8 ORÇAMENTO.........................................................................................................10

9 RESULTADOS ESPERADOS................................................................................10

REFERÊNCIAS        11



1INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as causas e conseqüências objetivas e subjetivas de uma gravidez na adolescência. É um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores e conseqüências à gravidez precoce pode ser considerado como um problema que ira refletir para o resto da vida da mulher. Para a preparação deste projeto foi feito um levantamento bibliográfico em vários artigos, relatos e sites. Para assim ter um o melhor entendimento sobre as conseqüências da gravidez na adolescência em todos os seus aspectos. A gravidez durante a adolescência e reconhecida como precoce eleva os riscos de mortalidade materna, de prematuridade e de baixo peso ao nascer. Além dessas conseqüências físicas para a adolescente e para o bebê, existem as conseqüências psicossociais, entre elas evasão escolar e redução das oportunidades de inserção no mercado de trabalho, ocasionando, às vezes, insatisfação pessoal e manutenção do ciclo de pobreza. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias conseqüências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério. As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.. Assim, a maioria dos jovens sabe que é possível evitar a concepção, todavia, não possui conhecimentos suficientes para preveni-la.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A Organização Mundial de Saúde considera que a adolescência vai dos 10 aos 20 anos incompletos. A gravidez na adolescência aumenta nas classes sociais menos favorecidas economicamente, o que leva a ressaltar a responsabilidade do Estado sobre a prevenção deste problema em especial.

Este projeto de pesquisa bibliografia tem como temática investigar quais as conseqüências da gravidez precoce. Para assim entender este problemática é relevante, levar em consideração que a fase da adolescência é caracterizada pelas lutas do individuo consigo mesmo. E esta se agrava ainda mais quando a moça vê se de repente grávida. Varias mudanças acontecem na vida de uma adolescente quando engravida. Pois estas jovens encontram-se, com nenhuma maturidade de enfrentar tal situação, aumentando o grau de sua apreensão, agravando-se com o fato de não contar com o apoio do pai da criança , da família em certos casos e sem profissões definidas ainda.

Assim levando em consideração, as informações citadas anteriormente, serão analisados os seguintes fatos: Quais são os fatores que levam a gravidez na adolescência e quais as conseqüências na vida nas adolescentes?

3 OBJETIVOS.

3.1 OBJETIVO GERAL.

Analisar as principais causas e conseqüências de uma gravidez precoce na adolescência.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender os fatores que levam a uma gravidez precoce na adolescência.

  • Analisar as mudanças familiares em decorrência da gravidez da adolescente.
  • Analisar as principais conseqüências geradas durante a gravidez.

4 JUSTIFICATIVA

A gravidez na adolescência tem se tornando cada vez mais comum na sociedade atual, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, acarretam grandes conseqüências principalmente para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Atualmente é considerada como um problema de saúde pública, que pode ser evidenciado pela falta de educação sexual, planejamento familiar e pelo uso errôneo de métodos contraceptivos.

Um dos problemas mais antigos que atinge a sociedade e a gravidez na adolescência, pois as condições sociais e culturais modificaram o comportamento humano através dos anos. Nas últimas décadas se tem registrado um aumento significativo e assustador no número de adolescentes grávidas, algo que se configura como motivo de preocupação mundial. No Brasil, em especial, o número de filhos de mães adolescentes estima aproximadamente 26% do total de nascimentos. A taxa de fertilidade da mulher brasileira vem caindo de forma significativa nos últimos anos, porém, o aumento dessa taxa só é percebido nas adolescentes, em especial, nas mais jovens. ( HECHTMAN,1989, Pg 45)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com