TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.CAP. XIV E XV LÉO HUBERMAN

Por:   •  27/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: Questão Social

Docente: Ticiane Pereira dos Santos vieira Turma: 02

MONALISA MENEZES DE CARVALHO

FICHAMENTO:  HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.CAP. XIV E XV

 LÉO HUBERMAN 

São Cristovão/ SE

2018/02

MONALISA MENEZES DE CARVALHO

FICHAMENTO:  HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM.CAP. XIV E XV

 LÉO HUBERMAN

Fichamento apresentado para a disciplina Questão Social, no curso de Serviço Social, da Universidade Federal De Sergipe.

Prof: Me. Ticiane Pereira dos Santos Vieira

São Cristovão/ SE

2018/02

HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 11.ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. Cps. 14, 15, 16, 18.

- Ao ler o texto, percebe-se que a intenção do autor é explicar a origem do capitalismo, de que modo funciona e quais foram as suas consequências. Inicialmente é preciso entender o que é o capital. O dinheiro só é transformado em capital quando é utilizado para comprar mercadorias ou trabalho, com a intenção de vendê-lo novamente, ou seja, uma compra que vira lucro, essa ação é chamada no texto de fase capitalista, diferente da fase pré-capitalista, que vende para uso próprio, ou seja, para suprir suas necessidades como ser humano.

- Sobre a origem do capitalismo, o texto relata como o capitalismo foi instaurado em diversos países, como a Itália, Holanda, Portugal, países da américa e da África, e a Inglaterra, berço do capitalismo, ou seja, local em que teve mais força. Em suma, o capital acumulado deu-se através da conquista, pirataria, saque, exploração de minerais e a escravidão, além disso o capitalista é dono dos meios de produção, como edifícios, maquinas, matérias primas, mão de obra, etc. Mas como surgiu o capitalismo? Como dito antes, o capitalismo surgiu na Inglaterra, substituindo o atual sistema econômico que era o feudalismo. Para que o capital pudesse gerar lucros, era necessário um trabalho um trabalho adequado, o trabalho assalariado. Então, começou-se uma grande expropriação, onde terras foram fechadas, tirando assim o meio de produção dos trabalhadores que ali produziam, assim ficariam reféns dos donos de fabricas e desesperados por emprego. Assim, destituídos dos seus meus de produção, os trabalhadores não tinham outra coisa a se fazer, a não ser vender a sua própria força de trabalho em troca de míseros salários que mal davam para custear as suas despesas. De um lado criou-se filas imensas nas fabricas em busca de empregos, porém do outro lado, muitos que não tinham como vender a sua força de trabalho acabaram se tornando mendigos, vagabundos e ladrões.

- O tema religião também é citado no texto, a igreja Protestante tinha como ideal o espirito capitalista, de que o homem deveria aproveitar a oportunidade de fazer fortuna, ou seja, ganhar tudo o que puder, e ao mesmo tempo economizar tudo o que puder, acumulando, investindo e enriquecendo cada vez mais, pois isso era a natureza humana.

-No texto é abordado também o tema da mais-valia, tanto a absoluta quanto a relativa. Na primeira, o lucro do patrão é obtido através do trabalhador, que tem um salário menor do que o valor da coisa produzida. Já o segundo, a máquina tem uma importância maior do que mão de obra do trabalhador, que mais uma vez é passado para trás.

- Após a instauração do capitalismo houve algumas outras consequências, como o fortalecimento das industrias e das maquinas, crescimento populacional e consequentemente o aumento na produção agrícola, e finalmente a necessidade de investimentos na área do transporte, como construções de estradas, abertura de canais, ferrovias, navios a vapor, etc. Em suma, tudo isso estava relacionado ao capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (121.7 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com