TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidro Estatica

Monografias: Hidro Estatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 7

Escola Técnica Estadual Portão

Trabalho de Física

Hidrostática

Marlon Gabriel Lima Johann

Portão 21 de agosto de 2013

Introdução

Neste trabalho descreverei funções de hidrostática como o fluido, pressão, densidade, pressão atmosférica, também descreverá a lei fundamental de hidrostática, também o teoremas de Pascal (prensa hidráulica), o princípio de Arquimedes também sobre o mito de física “flutua ou não flutua”.

Este é um trabalho que aborda a Hidrostática que é o estudo dos fluidos e também Hidrostática é o ramo da Física que estuda as propriedades relacionadas aos líquidos em equilíbrio estático; tais propriedades podem ser estendidas aos fluidos de um modo geral.

Supõe-se, nos estudos deste capítulo, que o líquido seja incompressível, com volume definido, sem viscosidade e não aderente à superfície do recipiente que o contenha.

►Descreva, com suas palavras, o que é um fluido.

considerar como fluidos líquidos e gases). Quando um fluido é submetido a uma força tangencial, deforma-se de modo contínuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato.

Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que é a atrito existente entre suas moléculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido.

►Escreva a equação que define a pressão. Explique o significado dos símbolos que figuram nesta equação.

Ao observarmos uma tesoura, vemos que o lado onde ela corta, a lâmina, é mais fina que o restante da tesoura. Também sabemos que quanto mais fino for o que chamamos o "fio da tesoura", melhor esta irá cortar. Isso acontece, pois ao aplicarmos uma força, provocamos uma pressão diretamente proporcional a esta força e inversamente proporcional a área da aplicação.

No caso da tesoura, quanto menor for o "fio da tesoura" mais intensa será a pressão de uma força nela aplicada. A unidade de pressão no SI é o Pascal (Pa), que é o nome adotado para N/m². Matematicamente, a pressão média é igual ao quociente da resultante das forças perpendiculares à superfície de aplicação e a área desta superfície.

Sendo:

p= Pressão (Pa)

F=Força (N)

A=Área (m²)

►Faça uma relação entre as diferentes unidades de pressão destacando a unidade no SI.

A unidade de pressão no Sistema Internacional (SI) é o N/m² (Newton por metro quadrado), que também pode ser chamada de pascal, cujo símbolo é Pa.

Existem algumas unidades práticas de pressão, derivadas da pressão hidrostática “Phidr” das quais as mais importantes derivam da experiência de Torricelli.

Considerando para o mercúrio densidade igual a 13,6 g/cm³ ou 13,6 . 10³ kg/m³ e g = 9,8 m/s², temos que:

1 cmHg = d . g . h = 13,6 . 10³ . 9,8 . 10-2 → 1 cm Hg = 1,33 . 10³ N/m²

1 mmHg = d . g .h = 13,6 . 10³ . 9,8 . 10-3 → 1 mmHg = 1,33 . 10² N/m²

1 atm = d . g . h = 13,6 . 10³ . 9,8 . 76 .10-2 → 1 atm = 1,013 . 105 N/m2

Normalmente, utiliza-se o valor de 1 atm como sendo 105 N/m2.

► Escreva a equação que define a massa específica ou densidade absoluta. Explique o significado dos símbolos que figuram nesta equação.

Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles é mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmação correta seria que um corpo é mais denso que o outro.

A unidade de densidade no SI é kg/m³.

A densidade é a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume.

Onde:

d=Densidade (kg/m³)

m=Massa (kg)

V=Volume (m³)

► O que você entende por pressão atmosférica? Descreva com suas palavras, a experiência de Torricelli destacando a influência em nossas atividades diárias.

Atmosfera é uma camada de gases que envolvem toda a superfície da Terra (é a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta). Aproximadamente todo o ar presente na Terra está abaixo de 18000 metros de altitude. Como o ar é formado por moléculas que tem massa, o ar também tem massa e por consequência peso.

A pressão que o peso do ar exerce sobre a superfície da Terra é chamada Pressão Atmosférica, e seu valor dependem da altitude do local onde é medida. Quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica e quanto menor a altitude maior a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre.

► Como se denomina o aparelho usado para medir a pressão atmosférica?

Em 1643, o matemático e físico italiano Evangelista Torricelli conseguiu determinar a medida da pressão atmosférica ao nível do mar. Primeiramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com