TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Estática

Dissertações: Trabalho De Estática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.913 Palavras (12 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 12

64) Nesse mesmo circuito, considerando R1 = 5 , R2 = 20 , R3 = 30  e R4 = 6 , determine a tensão da bateria, sabendo-se que a diferença de potencial sobre a resistência R1 é de 5,0 V.

65) No circuito as lâmpadas L1, L2 e L3 são idênticas com resistências de 30  cada. A diferença de potencial da bateria é de 18 V e C é uma chave que está inicialmente fechada.

a) Qual a corrente que passa por L2?

b) Abrindo-se a chave C, o que acontece com o brilho da lâmpada L1? Justifique.

66) Um terceiro aluno montou um circuito para mostrar que numa associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente diminui e, numa associação em série, a resistência do circuito aumenta. A figura a seguir apresenta o esquema elétrico do circuito montado pelo aluno.

Nesse circuito, quando se fecha a chave S, provoca-se:

a) aumento da corrente que passa por R2.

b) diminuição do valor da resistência R3.

c) aumento da corrente em R3.

d) aumento da voltagem em R2.

e) aumento da resistência total do circuito.

67) A figura adiante mostra um circuito construído por uma bateria e duas lâmpadas incandescentes A e B, com resistências RA = 20  e RB = 30 , respectivamente, e no qual é dissipada a potência P = 12 W. Num dado instante, a lâmpada B queima-se. Qual será a potência que passará a ser dissipada pelo sistema?

68) O circuito elétrico dos faróis alto e baixo de um carro é similar ao circuito ilustrado no exercício anterior, onde uma bateria ideal e duas lâmpadas incandescentes A e B, com resistências R (farol alto) e 2R (farol baixo), respectivamente, e no qual é dissipada a potência P, quando as duas lâmpadas estão acesas ao mesmo tempo. Num dado instante, a lâmpada B queima-se. A potência que passará a ser dissipada pelo sistema será igual a:

a) P/2

b) 2P/3

c) P

d) 3P/2

e) 2P

69) Um aquecedor elétrico é formado por duas resistências elétricas R iguais. Nesse aparelho, é possível ES colher entre operar em redes de 110 V (chaves B fechadas e chave A aberta) ou redes de 220 V (chave A fechada e chaves B abertas).

Determine é a razão P220/P110 entre as potências dissipadas por esse aquecedor, quando operando respectivamente em 220 V e 110 V.

70) Um jovem, para aquecer uma certa quantidade de massa M de água, utiliza, inicialmente, um filamento enrolado, cuja resistência elétrica Ro igual a 20 , ligando a uma fonte de 110 V (situação I).

Desejando aquecer a água em dois recipientes, coloca, em cada um, metade da massa total de água (M/2), para que sejam aquecidos por resistências R1 e R2, ligadas à mesma fonte (situação II). O jovem obtém essas duas resistências, cortando o filamento inicial em partes não iguais, pois deseja que R1 aqueça a água com duas vezes mais potência que R2.

a) Determine os valores de R1 e R2.

b) Estime a razão P/Po, que expressa quantas vezes mais potência é fornecida na situação II (P), ao conjunto dos dois recipientes, em relação à situação I (Po).

71) Uma cidade consome 70 MW de potência e é alimentada por uma linha de transmissão de 100 km de extensão, cuja voltagem, na entrada da cidade, é 80 kV. Esta linha é constituída de cabos de alumínio cuja resistividade elétrica é 2,63×10 8 m. Sendo a potência dissipada pela linha de transmissão igual a 10 % da potência consumida pela cidade, determine:

a) Qual a resistência total dessa linha de transmissão?

b) A área total da seção transversal dos cabos de alumínio utilizados nessa linha de transmissão.

72) No esquema a seguir temos uma fonte de tensão  = 12 V, duas lâmpadas L1 e L2 e uma resistência R. L1 só acende com 12 V e L2 só acende com 4 V aplicados, caso em que L1 dissipa 12 W e L2 dissipa 8 W. Qual é o valor de R para as lâmpadas funcionarem adequadamente?

73) Uma diferença de potencial de 127 V é aplicada a um aquecedor cuja resistência é de 14 , quando quente. (a) A que taxa a energia elétrica é transformada em calor? (b) A R$ 0,10 por kWh, quanto custa para operar esse dispositivo durante 5 h?

74) Duas lâmpadas de 60 W e 100 W, projetadas para operar sob 220 V, são ligadas em série nessa mesma tensão. Qual será a potência total das duas lâmpadas em série, supondo que as suas resistências são constantes?

75) A resistência de um chuveiro elétrico de 220 V e 4400 W é feita com 2,0 m de um fio de manganina (liga metálica) de resistividade elétrica 48,2×10 8 m. Qual é a espessura do fio em milímetros?

76) O circuito a seguir mostra uma fonte de tensão de 6 V, alimentando quatro resistências, em paralelo duas a duas. Cada uma das resistências vale R = 2 .

a) Qual o valor da diferença de potencial elétrico entre os pontos A e B?

b) Qual o valor da corrente que passa pelo ponto A?

77) Um aluno da ETEP Faculdades montou um circuito elétrico com lâmpadas, para demonstrar o conceito de curto-circuito, como atividade de Avaliação Diversificada (AD). Nesse circuito, duas lâmpadas iguais, de 12 V cada uma, estão ligadas a uma bateria de 12 V, como mostra a figura a seguir.

Estando o interruptor C aberto, as lâmpadas acendem com intensidades iguais. Ao fechar o interruptor C observaremos que:

a) A apaga e B brilha mais intensamente.

b) A apaga e B mantém o brilho.

c) A apaga e B apaga.

d) B apaga e A brilha mais intensamente.

e) B apaga e A mantém o brilho.

78) Um circuito contém cinco resistores ligados a uma bateria ideal de 12 V, conforme é mostrado na figura abaixo. Determine a corrente elétrica e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com