TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrogênio: O Combustível Do Futuro

Artigos Científicos: Hidrogênio: O Combustível Do Futuro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Hidrogênio: o combustível do futuro

Embora não seja uma fonte primária de energia, o Hidrogênio se constitui em uma forma conveniente e flexível de transporte e uso final de energia, pois pode ser obtido de diversas fontes energéticas (petróleo, energia solar, gás natural, etc.), e sua combustão não é poluente (é produto da combustão da água), além de ser uma fonte de energia barata.

O Hidrogênio é o elemento químico mais abundante do universo (constituindo aproximadamente 75% de sua massa elementar), o mais leve (15 vezes mais leve que o ar) e o que contém o maior valor energético (cerca de 121 kJ/g). Este composto, constituído quimicamente por um único elétron em torno do núcleo, é muito potente por ser extremamente leve, pois suas forças de ionização são baixas, permitindo extrair o elétron que orbita, ionizando o H. Este elétron é suficiente para se produzir uma corrente elétrica desde que se consiga um fluxo constante de H e algo capaz de levar à sua ionização. Todos os métodos de produção de Hidrogênio têm como base a separação das matérias-primas que o contêm. É a matéria-prima que dita o método de separação a aplicar.

Cerca de 95% do Hidrogênio da Europa é produzido através da reação de vapor de alta temperatura com o carvão ou gás natural, dois combustíveis fósseis que vão se esgotar um dia. Quando é necessário H de maior pureza, é comum recorrer-se a um processo eletroquímico, chamado eletrólise, onde o H é produzido a partir da água, pois na obtenção de Hidrogênio por eletrólise, faz-se passar uma corrente elétrica pela água e, na presença de eletrodos que permitem a transferência de elétrons, separa-se a água do Hidrogênio, sem qualquer emissão de gases poluentes. A obtenção de H por eletrólise da água é uma alternativa viável e limpa à tecnologia dominante atualmente, no entanto, a eletricidade é cara e muitas vezes é também gerada por combustíveis fósseis.

Geovânia dos Santos

Referências Bibliográficas: http://www2.uol.com.br/sciam/artigos/o_xadrez_do_hidrogenio_2.html (acessado no dia 24/9, ás 16h e 15 min.);

http://www.hydrogens.com.br/202020.php (acessado no dia 24/9, ás21h e 49 min.);

http://www.internationalrenewablesenergy.com/index.php?pag=conteudo&id_conteudo=2947&idmenu=201&outras-fontes (acessado no dia 24/9, ás 21 h e 55 min.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com