TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historico da appd

Por:   •  13/5/2015  •  Resenha  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRICO DA APPD

        A Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD) núcleo de Paragominas foi fundada em 11 de Junho de 1995. Reuniu-se na Câmara Municipal de Paragominas as 09:00 h da manhã, dia 11 de Junho de1995. Deu-se inicio a reunião de fundação do núcleo da APPD de Paragominas com a presença da mesa coordenadora composta pelos seguintes  membros: Sr. Elias Mendonça Alves, como presidente; Sr. Amauri de Sousa Filho, como secretário; Sr. Jordeci Santa Brígida, como cronometrista. Onde encaminhou a seguinte pauta para apreciação: 1 – Histórico da APPD; 2 – Objetivo da APPD; 3 – Conjutoria e Eleição dos Coordenadores do núcleo não tendo nenhuma objeção, o presidente da reunião encaminhou toda a programação e iniciou o primeiro ponto de pauta. Falou sobre a história de luta da APPD no município, no estado, no Brasil e no mundo combatendo o preconceito e a discriminação das pessoas com deficiência nos transportes, no mercado de trabalho, áreas de laser, esporte, cultura, saúde e educação.

        Foi eleito o coordenador Raimundo Lúcio Teixeira com 33 votos, presidente Manoel Messias Feitosa dos Santos com 21 votos, o secretário Antonio Maria Alves com 28 votos, o tesoureiro. Após eleita a diretoria foi empossado com mandato de 3 anos de 1995 a 1998, sendo reeleito por unanimidade dos associados para coordenador Raimundo Lúcio Teixeira com  a mudança de outros membros. Rosa Barata Trindade, secretária; José Otávio, Tesoureiro e em 2001 eleito por aclamação a nova diretoria: Raimundo Lúcio Teixeira e Rosa Barata Trindade e José Maria Velentin onde estão até hoje  com trabalho perfeito de responsabilidade, onde hoje todos tem o prazer e a honra de inaugurar uma sede deste poste, lote 3, 184 metros construído em alvenaria no valor _____________.

        Em 1995 foi aprovado um programa social do governo federal, o BPC, Benefício de Prestação Continuada para as pessoas com deficiência que não tem renda comprovada.

        Para que este programa fosse implantado no nosso município APPD foi uma grande parceria em 1996 na organização da equipe de profissional para a implantação do programa em Paragominas. Não tinha médico, terapêutico ocupacional credenciado pelo SUS. Não tinha Assistente Social no município, nem INSS. Em Paragominas A APPD na pessoa de Raimundo Lúcio Teixeira Coordenador do núcleo da APPD, foi um articulador junto as autoridades do município, como o Prefeito, o Secretário de Saúde, o Delegado e o Comandante do Quartel da polícia militar, o Secretário de Educação e Correio Local. Após estas articulações entre o coordenador da APPD e as autoridades.

        Ficou da Seguinte Maneira para preencher o pedido de beneficio das pessoas com deficiência, idosos maiores de 70 anos. Para substituir o assistente social, o comandante do quartel de polícia ou o delegado. Para substituir o médico perito do INSS foi credenciado pelo SUS o Dr. Rogério terapêutico ocupacional para fazer perícia dos usuários para a entrano no pedido de beneficio de deficiente e o idoso maior de 70 anos no correio. Foi credenciado pelo INSS um funcionário do correio, Sr.ª Teresinha temporariamente até que fosse implantada no município o INSS e sua equipe.

        A APPD foi parceira junto as autoridades executiva e legislativa e profissionalizante na área de assistência social.

        A APPD encaminhou documentos para o executivo pedindo a permanência do INSS no município. No prédio que já era construído a vários anos.

        A APPD é uma entidade filantrópica que sobrevive de doações da sociedade em geral. Não era isso que queríamos para o momento.

        Mais a verdade tem que ser dita. Agradecemos as autoridades do município e do estado e da sociedade pelo apoio e respeito pela classe dos portadores de deficiência e idosos. Ainda não é tudo, mas é o inicio da construção desenvolvimento do seguimento.

A APPD não vem aqui só cobrar seus direitos de coitadinha como se fosse mendiga de favor da sociedade.

A APPD também vem a oferecer seu direito de cidadão, somos deficientes sim, mas somos eficientes, basta dar-nos uma oportunidade. Deficiente não precisa de esmola, dê a eles uma oportunidade. Basta você acreditar na luta por igualdade de oportunidades ou empregos entre todos.

Trabalho

        Em 1997 a APPD em Paragominas teve espaço garantido por lei no mercado de trabalho para pessoas com deficiência na agência dos correios.

        Com 3 funcionários de 1997 a 2001 prestando serviços neste município na agência do correio de 1999 a 2006. 1 prestador de serviço no Banpará de 2000 a 2005. 5 prestadores de serviço no departamento de trânsito (DETRAN) de 2000 até o presente momento. 3 funcionários no Fripago, 2 na Liliane, 2 no Armazém Paraíba, 16 na Prefeitura. Todos estes citados são pessoas com deficiência.

        Isso foi mais uma conquista da APPD na sociedade e  na comunidade para que seja cumprido a lei dos 2% no mercado de trabalho para pessoas deficientes garantido na lei 8.213 de 2 a 5 por cento dos seus cargos nas empresas privadas e públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com