TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO HORTA ORGÂNICA NO ASILO SÃO FRANCISCO DE AQUIDAUANA MS

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 5

SANDRA ENI DE ANDRADE REIS

PROJETO HORTA ORGÂNICA  NO ASILO SÃO FRANCISCO DE AQUIDAUANA MS

AQUIDAUANA/MS

Março/2014

INTRODUÇÃO

O envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo de forma rápida, contribuindo assim para um novo perfil populacional. O número de idosos cresce a cada dia nas últimas décadas, dados do IBGE apontam que o número de brasileiros acima de 65 anos deve praticamente quadruplicar até 2060.

O objetivo geral deste trabalho está em demonstrar a estruturação de um projeto social em uma instituição asilar e os objetivos específicos compreendem apresentar as etapas da elaboração de um projeto social, compreender as condições gerais da aplicação do projeto e analisar a viabilidade de implantação e continuidade do mesmo.

O projeto deve ter uma estratégia de ação na qual a comunidade deixe de ser o sujeito passivo para ser o sujeito determinante do processo de transformação de sua condição sócio-econômica e política. O projeto só alcançará resultados positivos se a população a ser beneficiada se envolver em todas as etapas de sua elaboração. (TENÓRIO et al., 1995, p. 18).

PROJETO DE ASSITÊNCIA AO IDOSO NO ASILO SÃO FRANCISCO

A primeira etapa do projeto consiste no diagnóstico, nessa etapa devemos fazer uma análise da área em que será implantado o projeto, levando em consideração aspectos socioeconômicos dentre outros que julgarmos necessário.

Diagnóstico do Asilo São Francisco: O Asilo São Francisco é uma instituição asilar mantida por doações, abriga cerca de 32 (trinta e dois) idosos, todos em situação de vulnerabilidade social. Por ser uma instituição que sobrevive de doações a prefeitura auxilia colaborando com uma quantia mensal além de oferecer 3 (três) funcionários cedidos, dentre eles uma assistente social. Alguns asilados não possuem família e grande parte dos que possuem não recebe nenhum tipo de apoio financeiro e ou emocional das famílias. Diretora desde 2009 a Sra Ines de Carvalho, assumindo um trabalho de caráter totalmente voluntário, e quem fornece os dados compilados neste trabalho.

A segunda etapa consiste em identificar os beneficiários do projeto, beneficiários são em geral o público alvo a quem o projeto se destina irrestrita ou preferencialmente.

Beneficiários do projeto: os 32 idosos asilados na Instituição Asilo São Francisco de Aquidauana MS.

Na terceira etapa iremos apontar os objetivos do projeto, sendo eles geral e específicos, esta etapa permite por parte dos executores, manter um controle sobre a finalidade e atingimento do proposto logo nos primeiros meses de execução.

Objetivos: O objetivo do projeto consiste na criação de uma horta através de uma ação conjunta, para que, por meio do plantio de produtos orgânicos fosse possível gerar trabalho, terapia ocupacional, qualidade de vida; reeducação alimentar, ressocialização, e estímulo ao trabalho aos asilados na instituição.

Na quarta etapa do projeto, apresenta-se uma justificativa, essa justificativa proporciona uma validação do projeto de acordo com os problemas identificados a serem trabalhados na especificada ação.

Justificativa:  Levando em conta que o Asilo São Francisco sobrevive de doações, que seu público alvo necessita de uma alimentação balanceada aliado ao fato de que os asilados possuem poucas atividades desenvolvidas em grupo que possibilitem interação uns com os outros e com o meio em que estão inseridos. Faz-se bastante útil o projeto de horta orgânica, pois este projeto engloba várias ações que darão impacto a curto prazo proporcionando em amplos aspectos qualidade de vida aos asilados na instituição.

A quinta etapa consiste em apresentar um cronograma de atividades desde a apresentação do projeto até de fato a coleta de seus resultados efetivos.

Cronograma:

Cronograma de Trabalho

MESES

ATIVIDADES

FEV

  • Apresentação do projeto para a validação pelo representante da instituição

MAR

  • Busca de apoiadores/patrocinadores

ABR

  • Orientação dos envolvidos

ABR

  • Aplicabilidade junto aos asilados

MAI

  • Primeira colheita e avaliação do projeto

Após o cronograma, deve-se apresentar como sexta etapa do projeto a descrição da metodologia de ação, tal etapa permite além de nortear os quanto ao desenvolvimento das atividades propostas no cronograma.

Metodologia de ação:  A equipe de serviço social da Anhanguera Uniderp  procura integrar ações já desenvolvidas em escolas municipais para a idéia da construção da horta orgânica, utilizando uma base similar que proporcione aos idosos uma atividade lúdica que alie a prática ao conhecimento. Haverá ainda a utilização dos resíduos resultantes da cozinha do Asilo – cascas de frutas, frutos e hortaliças – que seriam agora transformados em insumos, matéria orgânica que viraria adubo na horta.  A mediação didático-pedagógica da atividade fica a cargo dos alunos de serviço social que poderão ainda com esta atividade obter informações importantes para trabalhos futuros e avaliação das abordagens sociais estudadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com