TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humilhacao social

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

HUMILHAÇÃO SOCIAL

        A presente pesquisa tem como objetivo proporcionar conhecimentos ligados á questão da humilhação e vários outros fenômenos. Durante o estudo verificamos que a desigualdade social é a principal responsável pelas humilhações ás quais os trabalhadores, sobretudo os que compõem as camadas mais pobres da sociedade, são expostos diariamente e que vem sendo alvo de uma desigualdade desigual.

        A humilhação social continua gerando sofrimento, que precisa ser cotidianamente transformado em luta. Segundo Galvão Filho (2004).

 

“A humilhação marca a personalidade por imagens e palavras ligadas a mensagens de rebaixamento. São mensagens arremessadas em cena pública: a escola, o trabalho e a cidade. São gestos ou frases dos outros que penetram e não abandonam o corpo e a alma do rebaixado: o adulto e o idoso, já antes o jovem e a criança, vão diminuir, vão guardar a estranha e perturbadora lembrança de quem a eles se dirigiu como quem se tenha dirigido ao inferior". ( p. 26-27 ).

        A psicologia com suas perspectivas naturais esteve de costas para a realidade social e por muitos anos produziu um saber e um fazer que desconsideraram questões importantes e aspectos fundamentais de nossa realidade. É preciso injetar realidade social na psicologia, fazer possível enxergar o mundo de um lugar diferente do meu, fazer com que esse lugar, possa ser mais próximo possível do ponto a partir do qual a vida se abra para meu interlocutor.

[pic 1]

TRABALHADORES QUE LUTAM POR UMA CAUSA JUSTA, MESMO QUE SEJAM PEQUENOS QUANDO SE UNEM SE TORNAM GIGANTES, INDO EM BUSCA DE SEUS IDEIAS.

A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL

[pic 2]

     Trabalhadores que lutam por uma causa justa, mesmo que sejam pequenos quando se unem tornam-se gigantes, indo a busca de seus ideais, na esperança de serem ouvidos gritam por melhores condições de salário.  

             O objetivo central deste artigo é analisar a desigualdade social e consequentemente a invisibilidade social. Fernando Braga Costa, que tem uma visão psicológica crítica da qual chamou de psicologia com compromisso social.

   Muito bom relembrarmos, que no ano de (2004) Costa fala de invisibilidade social com base na sua pesquisa sobre os garis, naquele ano já acompanhava a rotina desses profissionais, em sua percepção o quanto esta atividade é desqualificada. Hoje no ano (2014) dez anos depois, temos a sensação que o tempo não passou, pois ainda hoje esses profissionais, olhando e analisando criticamente, podemos ver esses trabalhadores visto de forma preconceituosa pela maior parte da sociedade. Costa (2004) enxerga como transformação social o que ele realmente nos revela:

"São sujeitos invisíveis com uma desigualdade                                                                        que insiste em permanecer invisível perante                                                                           tanta gente."

[pic 3]

HOMENS INVISÍVEIS: RELATO DE UMA HUMILHAÇÃO SOCIAL.

        Apoiado inicialmente nos estudos de Simone Weil (1996) sobre a opressão entre os operários, esta obra tem o mérito de trazer à tona, uma argumentação forte, e por vezes, apaixonada, a questão da desigualdade e exclusão dos indivíduos.

         Ao longo de quatro capítulos (introdução, o lugar, as condições materiais de trabalho, e No pé da serra de Petrópolis), o autor se debruça sobre um fenômeno muito interessante: o desaparecimento simbólico de indivíduos pobres com profissões que não exigem qualificação escolar ou técnica. O que chamou a atenção do então estudante de psicologia sobre a invisibilidade simbólica dos garis da cidade Universitária da USP se deu quando ele, vestido como eles, não foi enxergado por amigos, colegas e professores que haviam estado com ele apenas algumas horas antes. Porque ao usar um uniforme ele desapareceu?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (91.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com