TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificar o conceito e os papéis do gerente organizacional

Tese: Identificar o conceito e os papéis do gerente organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 3

Definir o conceito e os papéis do gestor organizacional

A evolução dos estudos de teorias vem destacar que na medida em que o macro ambiente se desenvolve vinda de todos os lados e por milhares de informações as organizações precisam se reestruturar frequentemente e agreguem valores para se destacarem de seus concorrentes.

Por outro lado os colaboradores estão mais exigentes pois são conhecedores de seus direitos e desejam ser reconhecidos e valorizados. Os concorrentes em muitos casos podem até formar alianças.

A sociedade mais consciente tem exigido das organizações mais pelo meio ambiente e a comunidade, disso tudo cabe aos gestores dar o suporte que a organização necessita ao bom atendimento ao stackholders, à lucratividade e ainda conseguir uma boa imagem junto à comunidade.

Gestão: conceito e os vários papéis do gestor

Gestão é o ato de gerenciar e administrar. Gestor é o mesmo que administrador só que com uma nova roupagem com novas responsabilidades e habilidades exigentes do mundo contemporâneo.

Na atualidade o que tem peso no processo de gestão são os relacionados a qualidade, criatividade, racionalização de processos com o propósito de eliminar desperdícios.

O gestor não é uma massa de modelar e sim um indivíduo que traz consigo experiências, conhecimento e modelos mentais, junto com a empresa se formará um gestor adequado.

Os imperativos éticos

Há uma exigência acentuada em que os gestores vejam a empresa como uma orquestra afinadíssima onde todos os gerentes, supervisores, entre outros cargos de chefia são praticamente obrigados a obter o máximo de lucro, por outro lado isso acarreta uma disputa desleal entre os envolvidos.

O trabalho

Ainda com as modernas legislações que protegem de alguma forma a classe trabalhadora existem empresas que não as respeitam tratando os colaboradores de forma diferente de outras multinacioanais, onde trabalhadores perdem seus empregos e não veem perspectivas de conseguirem outro.

Responsabilidade social

O gestor moderno deve tomar decisões e assumir responsabilidades junto ao meio ambiente e a sociedade para promover o bem-estar social. As relações com a sociedade são bem dinâmicas, pois envolvem aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ambientais e, portanto poderão sofrer variações no decorrer do tempo.

Aprender a aprender

Cabe ao gestor garantir que o conhecimento seja compartilhado entre todos .Os recursos humanos são, hoje, um ativo intangível de enorme valor. Mas o excesso de burocracia dentro da organização coloca barreiras para o sistema de aprendizagem organizacional.

Características do gestor oraganizacional

Um gestor deve desenvolver habilidades para compreender as mais diversas situações dentro e fora da empresa para lidar com os paradoxos da economia. Um fator importante e que deve ser onrado é o respeito aos princípios e valores da organização. Como se deve dividir tarefas até para os colaboradores de manufatura por exemplo. Além de estar atento às alterações nos cenários nacional e internacional.

Gestor empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com