TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia Do 5s

Exames: Importancia Do 5s. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  6.822 Palavras (28 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 28

1. INTRODUÇÃO

Constantes mudanças, alta competitividade, necessidade de manter um quadro com bons profissionais para atender ao consumidor de forma adequada, com produtos e serviços de qualidade, têm sido fatores fundamentais para a implantação de programas de qualidade. A ideia da qualidade tem uma história muito antiga, desde os filósofos gregos até os chineses, dos renascentistas aos engenheiros e aos fabricantes da Revolução Industrial, muitos já se ocupavam desse assunto.

O Programa 5S é a porta de entrada para um Programa de Qualidade Total, pois seus resultados são rápidos e visíveis, o que motiva e movimenta as pessoas em busca da qualidade. Isso ocorreu na década de 50 no Japão, quando aquele país precisava se reerguer da derrota sofrida na segunda guerra mundial. Este nome provém de cinco palavras japonesas iniciadas pela letra “S”, (Senso – Segundo o Aurélio significa: faculdade de apreciar, de julgar, de sentir): Seiri (Seleção); Seiton (Ordem); Seiso (Limpeza); Seiketsu (Padronização); Shitsuke (Disciplina) (HAROLDO RIBEIRO, 2006).

O 5S foi formalmente lançado no Brasil na década de 90 devido ao aumento da competitividade e a busca para se manter no mercado. Sua importância para a criação de um ambiente de qualidade tem sido reconhecida por empresas e pessoas que o aplicam. A prática do 5S aumenta a autoestima dos funcionários, auxilia no crescimento pessoal, desenvolve o sentimento de respeito ao semelhante e ao meio ambiente, promove melhorias na comunicação e na aproximação com o outro e com o meio em que está inserido, desta forma melhora o clima organizacional e automaticamente a vida pessoal. (RIBEIRO, 2006).

Este artigo fez um levantamento com pessoas sobre seu trabalho e mostrando para elas a importância do 5S como ferramenta de qualidade para os trabalhadores, para o bom desenvolvimento da Organização e um apropriado atendimento ao cliente. Mostra este artigo também que a educação e reeducação são importantes. O 5S é um programa simples que pode ser usado por todos os trabalhadores e por qualquer empresa e ramo de atividade. Basta educar-se.

A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo, com aplicação de um questionário, com dados sobre o grau de conhecimento e uso pelos trabalhadores e empresas, do 5S como ferramenta de qualidade. Ter por finalidade apresentar os benefícios de implantação e uso da metodologia 5Ss como ferramenta na melhoria da qualidade de vida das pessoas e das empresas.

Buscar saber qual o grau de conhecimento sobre o 5S para qualidade vida das pessoas e das empresas com a implantação do mesmo e se os métodos usados pelo 5S favorecem a uma vida melhor, se o trabalhador usaria na empresa e na sua vida pessoal.

Com pesquisa que foi feito com vários trabalhadores sobre qualidade de vida no trabalho e na vida, se eles conheciam o programa 5S, se eles adotariam esse programa em sua rotina de trabalho se a empresa tinha esse programa. Chegar ver se conhecendo e aplicando esse programa melhoria a qualidade de vida do trabalhador. Mostrar para todos como e importante ter esse programa na sua empresa.

2. O PROGRAMA 5S E A QUALIDADE DE VIDA

2.1 CONCEITO DE QUALIDADE

Qualidade está relacionada com a visão de cada indivíduo. Vários fatores, como a cultura, a educação, pensamentos, tipo de produto ou serviço prestado, anseios e necessidades influenciam na definição. Cada pessoa pode defini-la de modo diferente. No que diz respeito à qualidade de vida no trabalho, relacionam remuneração, benefícios como plano de saúde, alimentação, ambiente organizado e harmonioso para trabalhar, horas trabalhadas, formas de gerenciamento, ascensão profissional, entre outros. Quando se trata de um produto ou serviço, o valor, a manutenção, tempo de vida útil, atributos e facilidades, ausência de defeitos, etc. (Silva, 1996).

Segundo João Martins da Silva (1996), o Empresário Éden Aparecido relatou ao Jornal O Estado de São Paulo, Caderno de Empregos, em 6/12/92, as atitudes necessárias para se criar o ambiente da qualidade, entre elas estão: Estimular o trabalhador a ter orgulho da sua profissão. Induzir o trabalhador a exercitar a economia e a poupança, na empresa e na sua vida. Propiciar um clima de interação social. Incutir no trabalhador a preocupação permanente com limpeza e aspectos ecológicos. Observar a importância da responsabilidade, da pontualidade e da assiduidade, como valorização pessoal. Propiciar condições ideais de saúde física e mental. Enfatizar a importância do trabalhador na estrutura da empresa. Criar um clima onde todos tenham oportunidade de expressão.

2.2 O PROGRAMA 5S

Em 1950, surge no Japão, o programa 5S, logo após a segunda guerra mundial, para combater a sujeira das fábricas e melhorar a produtividade, o qual foi lançado no Brasil formalmente em 1991, através da Fundação Christiano Ottoni. Segundo Maria Suely Moreira (2004), a prática do 5S é um caminho para o crescimento do ser humano. Conheçamos os Sensos e seus mandamentos:

Os 5S são as iniciais de cinco palavras japonesas: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que estão intimamente relacionadas com wa, que quer dizer harmonia. Isso não quer dizer que lá todos digam “sim”, pra tudo e pra todos, os “não” também faz parte das discussões, justamente porque assim é que se enriquece o debate e a troca de ideias divergentes e chega a um consenso que seja o melhor para todos. Quando algo dá errado todos percebem que a decisão não foi adequada e todos assumem sua responsabilidade, da mesma forma quando o sucesso é alcançado, todos comemoram (KOIT EGOSHI, Artigo 2006).

O 5s representa as iniciais de 5 palavras japonesas que são: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE. No Brasil convencionou-se chamálos de cinco sensos com as seguintes denominações: Pri-meiro S - senso de utilização (SEIRI),Segundo S - senso de ordenação (SEITON),Terceiro S - senso de limpeza (SEISO), Quarto S - senso de saúde (SEIKETSU) e Quinto S - senso de autodisciplina (SHITSUKE) Segundo (Masao 1997, p.1).

SEIRI – Senso de Utilização: Consiste em saber utilizar sem desperdiçar. Uma maneira prática de desenvolver este Senso é separar as coisas necessárias das desnecessárias e colocar em lugares apropriados ou passá-los pra frente (doar) para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou outras atividades no local. Examine o que está guardado dentro de você. Não acumule coisas inúteis. Elimine os ressentimentos. Descarte o passado. Guardar rancor, lembranças doloridas, mágoas, só faz mal a você próprio. Perdoe. Doe um pouco do seu tempo a quem necessita. Não desperdice

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com