TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Naturais

Casos: Indicadores Naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

1- Objetivo

A partir de soluções de ácido clorídrico e de hidróxido de sódio, preparar soluções com diferentes valores de ph e utilizar o papel indicador para medir seus respectivos valores, posteriormente colocar em cada solução certa quantidade do extrato de repolho roxo e observar as variadas colorações das soluções.

2- Introdução

Um indicador ácido-base é uma substância que muda de cor quando colocada em contato com um ácido ou uma base. Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Mas na natureza essas substâncias podem ser extraídas de espécies vegetais e a mais conhecida é o extrato de repolho roxo.

As substâncias presentes no extrato de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas, que são pigmentos responsáveis pela variedade de cores atrativas de frutas , flores e folhas que variam do vermelho ao azul.São da classe dos flavonóides, principais cromóforos encontrados nas flores de cor rosa, laranja, vermelha, violeta e azul.

As antocianinas são solúveis em água, e altamente instáveis a temperaturas elevadas. Outros fatores que interferem em sua estabilidade são a presença de luz e oxigênio. As mudanças estruturais que ocorrem com a variação do pH e são responsáveis pelo aparecimento das espécies com colorações diferentes.

4- Resultados e Discussões

Solução Vol.Preparo Vol.Total Concentração pH

HCl (original) - - 0,1M 1,0

HCl (diluído) 1 ml 100 ml 0,001 M 3,0

HCl (diluído) 1 ml 100 ml 10-5 M 5,0

H2O destilada - - - 7,0

NaOH (diluído) 1 ml 100 ml 10-6 M 8,0

NaOH (diluído) 1 ml 1000 ml 10-4 M 10,0

NaOH (original) - - 0,1 M 13,0

Retira-se 1 ml da solução de HCl 0,1 M e prepara-se um solução de pH 3 completando seu volume até 100 ml. A partir da solução de pH 3 é preparado uma solução de pH 5 retirando-se 1 ml e completando o volume até 100 ml.

Retira-se 1 ml da solução mãe de NaOH 0,1 M e completa-se o volume até 1000 ml obtendo-se uma solução de pH 10. Partindo-se desta nova solução obtém-se uma outra solução de pH 8 retirando-se 1 ml e completando o volume até 100 ml.

Levando em consideração a teoria parte-se do princípio que a água possui pH 7.

Com as soluções já distribuídas em tubos de ensaio testa-se cada um delas com papel indicador de pH e observa-se os seguintes resultados:

Solução pH

HCl (original) 1,0

HCl (diluído) 3,0

HCl (diluído) 5,0

H2O destilada 5,0

NaOH (diluído) 6,0

NaOH (diluído) 5,0

NaOH (original) 13,0

A água destilada utilizada em laboratório influenciou o pH das soluções de NaOH por possuir um pH mais baixo do que o esperado. Desta forma, utilizou-se uma solução de hidróxido de sódio mais concentrada de forma a obter-se um pH = 8,0 substituindo assim a solução de pH = 5,0.

Em seguida, adiciona-se 2 ml de pigmento de repolho roxo extraído anteriormente em cada tubo de ensaio e observa-se os seguintes resultados:

Solução pH

HCl (original) Rosa

HCl (diluído) Rosa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com