TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inflação As Causas E Consequencias

Dissertações: Inflação As Causas E Consequencias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  1.451 Visualizações

Página 1 de 9

INFLAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

Vamos iniciar a exposição sobre um dos temas que tem preocupado economias de todas os países do mundo, utilizado como um dos índices de saúde econômica e financeira das nações. Estamos falando do fenômeno chamado inflação, o mais conhecido dos tipos de variação do valor da moeda. Demonstraremos seu conceito, características principais, tipologia e conseqüências. Faremos um breve histórico sobre a escalada da inflação em nosso país.

2. CONCEITO

É a alta contínua e generalizada no índice de preços, causando depreciação no valor da moeda. Trata-se de um fenômeno universal, comum a praticamente todos os países, variando apenas de intensidade e de época para época.

3. TIPOS

Existem quatro tipos de variação do valor da moeda:

3.1 - INFLAÇÃO: É a categoria predominante de variação do valor da moeda, podendo ser

definida como "alta generalizada dos preços de todos os bens e serviços de maneira persistente e continua".

3.2 - DESINFLAÇÃO: Seria justamente o oposto de inflação, resultado normalmente de intervenções governamentais como, por exemplo, programas de estabilização, alteração/correção da política econômica resultando na volta da estabilidade dos preços.

3.3 - DEFLAÇÃO: Podemos definir como sendo "queda generalizada dos preços", resultando em valorização da moeda em relação aos outros ativos e ocorre normalmente em períodos de estagnação econômica.

3.4 - REFLAÇÃO: É a recuperação dos processos deflacionários.

Neste trabalho vamos nos ater ao tipo mais predominante de variação do valor da moeda: a inflação.

4. CARACTERÍSTICAS

Caráter monetário: essencialmente um fenômeno de natureza monetária caracterizada depreciação da moeda, resultante da elevação geral dos preços.

Abrangência: atinge todos os ativos da economia sendo que pode variar de intensidade entre este ou aquele.

Dinâmica: a inflação é um processo dinâmico de preços em alta, não uma situação estática de preços altos.

Persistência: a inflação e um processo de alta persistente e continuado. A corrosão do valor da moeda vai aumentando gradativamente com o passar do tempo.

5. TIPOS DE INFLAÇÃO:

Existem basicamente quatro tipos de inflação, sendo que numa economia ocorre, geralmente, um tipo preponderante, mas sem deixar de ocorrer os outros. Os tipos de inflação costumam manter uma certa relação com a estrutura de mercado ( oligopolista, monopolista, concorrencial, etc.) onde esteja ocorrendo. Os tipos de inflação classificam-se em:

5.1 - INFLAÇÃO DE DEMANDA: Elevação de preços resultante da defasagem entre quantidade ofertada (oferta agregada) e a quantidade demandada (demanda agregada) sendo que esta última se apresenta bem maior que a primeira, acarretando pressão nos preços em função de um certo patamar de demanda reprimida. A possibilidade de ocorrer este tipo de inflação é mais comum quando a economia está com sua produção próximo do pleno emprego. Sua origem pode ter vários motivos, tais como: má condução da política monetária, generalizada expansão de gastos, aumento da base monetária devido emissões primárias de papel moeda.

5.2 - INFLAÇÃO DE CUSTOS: Este tipo de inflação ocorre quando há uma majoração exacerbada nos custos dos fatores da produção, de bens de e serviços, tais como impostos, matéria-prima, mão-de-obra, combustível, etc. Nestes casos a demanda não costuma ser um fator muito determinante de preços finais das mercadorias. Geralmente a inflação de custos esta associada a estruturas de mercado oligopolizados. Sua propagação e dinâmica depende de vários fatores, destacando-se como principais:

• falta de competitividade no mercado;

• importância relativas dos bens/serviços envolvidos;

• capacidade dos agentes econômicos em absorver os repasses de aumentos nos custos (conhecido como "mark-up");

• taxa global de ociosidade do setor real da economia.

Podemos assim dizer que a inflação de custos é uma inflação tipicamente de oferta.

5.3 - INFLAÇÃO ESTRUTURAL: Este tipo de inflação esta estreitamente relacionada com a ineficiência de serviços fornecidos pela infra-estrutura de uma determinada economia, sendo observado sua ocorrência principalmente em paises de baixa renda, nas décadas de 50 e 60, os quais estavam em busca de acelerar seu desenvolvimento econômico. Esta ineficiência elevava os custos dos serviços prestados pelo governo e tendência de aumento nos orçamentos públicos decorrentes das grandes responsabilidades infra-estruturais e sociais que não são acompanhadas pela capacidade de tributação, ou seja, geração de receita necessária para pagar o preço da expansão econômica.

5.4 - INFLAÇÃO INERCIAL: Capacidade de autopropagacao da inflação e prática generalizada da indexação. Correção dos custos dos fatores e dos preços, indefinidamente, pelos índices de inflação passada.

P.S. - alguns autores não consideram inflação inercial como sendo um tipo de inflação e sim como uma conseqüência "natural" de todo processo inflacionário. Entre todos os agentes de determinado segmento de mercado ou até mesmo da economia como um todo existe um efeito psicológico, uma "memória inflacionaria", tendendo ao repasse das expectativas de inflação do momento para os preços, provocando um efeito de manutenção da taxa de inflação.

6. PRINCIPAIS CONSEQUENCIAS DA INFLAÇAO: As conseqüências decorrentes de processos inflacionários tornam-se mais severas e desastrosas tanto maior for a velocidade e intensidade do processo de alta de preços, ao passo que taxas de inflação baixas não produzem dificuldades de assimilação pela economia, mesmo se tratando de um país dito de baixa renda. Em situações de altas inflacionárias uma, das distorções mais sérias ocorre na redução do poder aquisitivo junto às classes de assalariados, pois estes dependem de prazos legais para obterem reajustes, causando uma elevação do nível de pobreza neste estrato da população, sendo seu efeito mais severo quanto menor for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com