TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema e dispositivo ELÉTRICOS

Tese: Sistema e dispositivo ELÉTRICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Tese  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

1. A Nr-12 trata da Proteção do Trabalhador no uso de maquinas e equipamentos e de varias características a eles associadas. O empregador deve garantir condições e mediadas seguras de trabalho, como: proteção coletiva e individual, administração e organização do trabalho.As maquinas devem atender aos princípios de falha de segurança, principalmente quando em fase de utilização.

2. ARRANJOS FISICOS E INSTALAÇÕES.Nos locais de instalação de maquinas e equipamentos, as áreas devem ser demarcadas, devem ter no mínimo 1,20metros de largura e devem estar desobstruídas. Estas áreas devem ter um bom espaço para circulação dos trabalhadores e serem adequados ao seu tipo de utilização e elas não podem ficar muito próximas.O piso deve: Estar limpo e livre, ser antiderrapante, nivelados e resistentes. Os materiais e ferramentas que estão sendo utilizados devem ser guardados em locais específicos e diferentes.Maquinas moveis devem ter travas e maquinas de Estacionamento devem ter uma boa fixação para não se deslocarem e sua instalação deve respeitar vários requisitos.Todos os locais devem ser posicionados fixamente.

3. INSTALAÇÕES E DISPOSITIVOS ELÉTRICOS.As instalações devem prevenir falhas elétricas e demais ocorrências conforme a NR 10, deve ter aterramento e proteção contra contato direto ou indireto com água e deve ter dispositivo de proteção contra sobretenção.Os serviços de substituição das baterias devem ser realizados conforme o manual de operação. As instalações que recebam energia elétrica de uma fonte externa deve ter proteção contra stivos de monitoramento. As baterias devem estar em local de bom acesso para a manutenção, ter boa fixação e proteção.As ligações e derivações dos condutores devem ser feitos conforme as normas técnicas, além disso os condutores devem: ser resistentes, ter proteção, devem estar localizados de forma que não entre em contato com partes vivas ou moveis e não oferecer obrecorrente e quando houver possibilidades de inversão elétrica devem conter disposioutros riscos, facilitar o transito e ser feitos de matérias não inflamáveis e que não exalem gases tóxicos.Os quadros de energia devem: ter porta de acesso sempre fechadas, ter sinalização, ser mantidas em bom estado de conservação, e atendam aos graus de proteção.Será proibido: Utilizar chave geral ou tipo faca, e haver partes elétricas expostas.

4. DISPOSITIVOS DE PARTIDA, ACIONAMENTO E PARADA.Os dispositivos devem: estar em áreas seguras e que possam ser utilizados em caso de emergência por qualquer pessoa, impedir uso acidental, não acarretar outros riscos ou serem burlados.Os comandos de partida ou de acionamento devem possuir dispositivos que não os permitam funcionar automaticamente. Sendo de comando bimanual, quando utilizados devem: Possuir atuação síncrona, estiver sobmonitoramento ter relação de sinais, o sinal de saída ser preciso, terem dispositivo de atuação intencional, ter uma boa distancia e proteção entre os dispositivos. Essa distancia deve levar em consideração, a forma, disposição, o tempo de uso, projeto de utilização dos dispositivos. E os dispositivos móveis devem: Manter-se estáveis e ter uma boa altura que seja compatível com o posto de trabalho.As maquinas com dois ou mais dispositivos de comando devem ser operados por apenas um.

Maquinas que precisem de dois ou mais trabalhadores devem: Ter o numero de dispositivos de acionamento iguais os de operadores, mas deve haver um bloqueio para pessoal não autorizado, os dispositivos dever ter impedimento para não serem usados por outras pessoas e quando em utilização devem mostrar sinal luminoso.As maquinas com vários comandos de níveis diferentes devem ter: bloqueios em cada posição, correspondência em cada posição, modo de comando selecionado com prioridade de uso e sinal de seleção sempre visível.As maquinas operadas por radio frequência devem ter proteção contra interferência.Os comandos simultâneos, de um conjunto de maquinas e equipamentos, ou que sejam de grande porte, devem ter sinal sonoro de alarme.Todos os dispositivos, de interface e operação devem: operar em baixa tensão em corrente alternada ou continua, e possibilitar dispositivos de parada de emergência.Circuitos elétricos de comando de partida e parada de motores elétricos devem possuir dois condutores.Se necessário deve ser adotado novas medidas de alerta.

5. SISTEMA DE SEGURANÇA.Toda Zona de Perigo deve conter sistemas de segurança apropriados, de acordo com as necessidades e características do local, que podem ser proteções fixas, móveis, ou interligadas.Elas devem atender os requisitos estabelecidos, (categoria de segurança, responsabilidade e conformidade técnica,conformidade, instalação, vigilância automática e paralização de meios perigosos) para o local e devem também possuir rearme ou reset manual.As proteções devem:

Cumprir sua função, durante o tempo necessário.

Ser de material seguro e resistente.

Ser fixada firmemente.

Não criar pontos de esmagamento, extremidades ou arestas cortantes.

Resistir ao ambiente local.

Impedirem de serem burladas.

Ter seus dispositivos de intertravamento bem protegidos.

Ter ação positiva.

Não oferecer riscos.Os componentes relacionados a Comando devem garantir a manutenção do estrado seguro dos equipamentos quando houver mudança no nível elétrico.As transições de força e componentes móveis, ligados a ela devem possuir dispositivos que impeçam o acesso por todos os lados e quando utilizar proteção móvel, para aquelas que possuírem inercia, deve ser colocado dispositivos de intertravamento com bloqueio.As proteções móveis devem ser utilizadas quando uma zona de perigo for requeria por uma ou mais vezes por turno de trabalho, as maquinas e equipamentos com essa proteção devem: operar com porta fechada, parar quando abertas e deve ter dispositivos de fechamento automático, e os dispositivos intertravamento devem: permitir operação quando a proteção estiver fechada, manter e garantir a proteção quando fechada.Devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com