TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSANDO A INSTRUMENTALIDADE, NO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  22/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.  Introdução............................................................................................................03

2.  Delimitação e formulação do problema............................................................04  

3. Formulação dos objetivos geral e especifico....................................................04

4. Justificativa...........................................................................................................05

5. Metodologia..........................................................................................................05

6. Revisão Bibliográfica.....................................................................................05,06

7. Cronograma da pesquisa...............................................................................06,07

8. Orçamento.............................................................................................................06

9.CONCLUSÃO.........................................................................................................07

10. Referências.........................................................................................................08



  1. INTRODUÇÃO

Segundo as autoras: Amanda Boza Gonçalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz (2011): “O serviço social utiliza vários instrumentos característicos de sua prática profissional na medida em que trabalha fundamentalmente com seres humanos”. Portanto, o exercício profissional do assistente social exige um conhecimento de técnicas, métodos e metodologias. Compreender este conjunto de ações é uma questão é fundamental. Somente com uma correta compreensão e identificação das várias técnicas, métodos e metodologias utilizadas na prática profissional do assistente social poderemos identificar, valorizar e aprofundar o uso dos instrumentais, ou seja, da instrumentalidade no serviço social. Ainda devemos destacar que o uso dos instrumentais é de fundamental importância, e é também indispensável, na prática profissional do assistente social. A Instrumentalidade possibilita uma atuação planejada, sistemática, estruturada e científica.

        A nossa pesquisa pretende refletir sobre o uso da instrumentalidade nos movimentos sociais e nas políticas setoriais contemporâneas identificando as principais técnicas, métodos e metodologias enquanto instrumento de trabalho utilizado no cotidiano dos assistentes sociais.

2 Delimitação e formulação do problema

Para os profissionais de serviço social, a compreensão das temáticas relacionadas aos movimentos sociais e as políticas setoriais, bem como o uso correto dos vários instrumentais é de fundamental importância.  Conhecer o seu contexto histórico e seus avanços, limites e possibilidades são extremamente necessários para uma intervenção eficaz. Devemos também, neste contexto destacar a dimensão investigativa do serviço social, esta se constitui em uma característica primordial, para os profissionais do serviço social.  

Aprofundando o caráter investigativo do serviço social, temos como objetivo principal deste projeto de pesquisa, refletir sobre a instrumentalidade do profissional de serviço social e na sua atuação frente aos movimentos sociais e as políticas setoriais.  

Com esta proposta de estudo além de correlacionarmos as temáticas de instrumentalidade, movimentos sociais e políticas setoriais; também desenvolveremos os aspectos investigativos, crítico e teórico.

3. Formulação dos objetivos geral e especifico

GERAL  

  • Identificar os principais instrumentais utilizados pelos assistentes sociais no cotidiano profissionais frente os movimentos sociais e políticas setoriais contemporâneas.

ESPECÍFICO

  • Refletir sobre a instrumentalidade na atuação do profissional de serviço social;
  • Refletir sobre o aspecto investigativo do serviço social
  • Conceituar movimentos sociais,
  • Conceituar políticas públicas setoriais contemporâneas;

4. Justificativa

                A atuação do profissional de serviço social exige um agir dinâmico, observador e investigativo. Um profundo conhecimento das técnicas, métodos e metodologias utilizadas no desempenho profissional. A profissão conta com um vasto arcabouço teórico e metodológico.  

                O conhecimento deste arcabouço teórico e metodológico, bem como o caráter investigativo e dinâmico, é indispensável ao profissional de serviço social.Este projeto de pesquisa possibilitará um conhecimento sistemático a cerca de a instrumentalidade no agir profissional do assistente social, tanto para um aprofundamento pessoal ou para uma reflexão coletiva. Sendo uma reflexão sistemática e acadêmica poderá contribuir para a prática profissional do assistente social. A necessidade de se controlar e manipular o estoque a qualquer lugar já é uma realidade, pois como podemos observar que a conectividade é uma tendência global. Os dispositivos móveis já possuem acesso a internet e com isso abriu-se mais uma oportunidade de desenvolvimento e utilização de outro recurso: o acesso ao maior banco de dados já disponibilizado a qualquer hora e lugar.

5. Metodologia

                O nosso projeto será desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica. Para esta pesquisa serão utilizadas consultas a fontes impressas através de livros.  

6. Revisão Bibliográfica

        Para desenvolver a temática proposta: “refletir sobre a instrumentalidade do profissional de serviço social na sua atuação frente aos movimentos sociais e nas políticas setoriais”, utilizaremos as seguintes obras e autores: 1. Oficina de Formação: projeto de Intervenção. As autoras: Amanda Boza Gonçalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Vilma Aparecida Gimenes da Cruz (2011) destacam a importância da instrumentalidade enquanto ação planejada e estruturada. O planejamento estratégico se transformou em um instrumental para o serviço social. As autoras insistem na importância do planejamento para o serviço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com