TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos do Serviço Social

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho visa analisar e destacar algumas partes dos textos lidos que chamaram a atenção do grupo. As obras são: Lei 8662 de sete de Junho de 1993 e Instrumentos do Serviço Social de autoria Daniela Garcia e colegas.

A essência do trabalho consiste em valorizar funções que o assistente social pode cumprir e principalmente as exclusivas de sua autoria visando o serviço de acordo com a Lei vigente.

Na obra de Daniela Garcia o destaque vai para os Instrumentais do Serviço Social de modo educativo para os colegas.

Pontos importantes da Lei 8662 de 07 de Junho de 1993

A presente Lei foi um marco no Serviço Social pois esclarece com veemência e propriedade as atribuições dos assistentes sociais, seja no âmbito privativo ou em compartilhamento com outras profissões.

No artigo quarto que relata competências do profissional fica clara a atuação do Serviço Social na sociedade civil, através da coordenação, elaboração e execução de programas, planos e projetos com participação civil. Outra relevância é o encaminhamento, e orientação social aos usuários em geral. Tais funções são o cerne do Serviço Social.

Dentre as atribuições particulares do Serviço Social as mais destacadas são: coordenar, supervisionar e elaborar pesquisas, estudos, programas e planos na área de Serviço Social, pois outros profissionais não adquiriram conhecimento para tal, é ensinamento próprio da profissão de assistente social.Esta prática é declarada no artigo cinco, primeiro parágrafo.

Além disso, é preciso fiscalização da função. Para isso, existe o Tribunal Superior de ética Profissional que é acionado em casos de suspeita de irregularidades por parte dos profissionais.

O Assistente Social que não cumprir com o Código de Ética, sofre consequências, dentre elas: multa no valor de uma a cinco vezes a anuidade vigente até o perca irreversível do título de assistente social. Destaca-se a relevância do compromisso profissional, ética e respeito ao usuário. O profissional não deve incluir questões pessoais em ambiente de trabalho.

Aos que desejam carreira no Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Os Regionais (CRESS), podem ocupar os seguintes postos: Suplente, Membro do Conselho Fiscal, Tesoureiro, Secretário e Delegado. A duração é de três anos conforme Código Eleitoral através do artigo nono desta Lei.

Pontos importantes do texto Os Instrumentais do Serviço Social

Inicialmente o Serviço Social tinha visão Positivista, ou seja, que queria enquadrar o usuário na sociedade “ideal”. No século XX houve a transição para a visão Marxista, onde o cidadão precisa ter seus direitos assegurados.

Conforme relatado acima a construção permite a interpretação de determinada situação apresentada pelo usuário atendido pelo(a) assistente social de forma crítica, sem julgar pelos padrões impostos pela sociedade.

Para fazer um estudo mais profundo é necessário se aproximar da realidade social, podendo assim, analisar e emitir um parecer. Para isso é preciso ações socioeducativas, nos processos relacionados ao serviço ou às políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (88.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com