TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos do serviço social

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.415 Palavras (22 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - CAMPUS CAMPO LIMPO

MÁRCIA CRISTINA ANDRADE CORREIA – RA: 6822479991

ROSA APARECIDA GONÇALVES MORAES – RA: 7034526254

SABRINA CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA – RA: 7251615919

TELMA DOS SANTOS – RA: 1299529234

VANESSA RODRIGUES DA SILVA – RA: 7034526268

ATPS – INSTRUMENTOS TÉCNICOS DE ATUAÇÃO

SÃO PAULO

2015

MÁRCIA CRISTINA ANDRADE CORREIA – RA: 6822479991

ROSA APARECIDA GONÇALVES MORAES – RA: 7034526254

SABRINA CRISTINA RODRIGUES DE SOUZA – RA: 7251615919

TELMA DOS SANTOS – RA: 1299529234

VANESSA RODRIGUES DA SILVA – RA: 7034526268

ATPS /ETAPAS-II II, E IV.

INSTRUMENTOS TÉCNICOS DE ATUAÇÃO

Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Instrumentos Técnicos de Atuação, do curso de Serviço Social - 4º e 5º semestre, na Universidade Anhanguera, sob a orientação da Professora Especialista Roseli.

SÃO PAULO

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        RESUMO DA EUNICE TERESNHA FAVERO        

2.1.        Intervenção judiciária e questão social        

2.2.        Marcas históricas do estudo social        

2.3.        O estudo social na contemporaneidade        

3.        PROCEDIMENTOS E INSTRUMENTOS EM QUESTÃO: SÍNTESE INFORMATIVA        

3.1.        Estudo social        

3.2.        . Perícia social        

3.3.        Relatório social        

3.4.        Laudo social        

3.5.        Parecer social        

4.        RESUMO DA YOLANDA GUERRA        

5.        RELATÓRIO SOCIAL DOS EXEMPOLS I E II        

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7.        REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta a trajetória do Serviço Social e sua afirmação como profissão junto ao sistema jurídico.  Com destaque para uma experiência em processos de mediação familiar desenvolvida na área da assistência jurídica. Nele é enfatizada a particularidade da intervenção do Serviço Social, seu desenvolvimento no trabalho técnico de perícia social, laudo social e estudo social em processos judiciais, mediante determinação do juiz, atendendo as demandas sociais nas questões sociojurídicas, através do emprego de instrumentais técnicos operativos que se fazem presentes no exercício profissional nessa área, e movimentos políticos da categoria em direção ao acesso e à garantia de direitos.

Por outro lado à instrumentalidade constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão, no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas, mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio histórico.


  1. RESUMO DA EUNICE TERESINHA FAVERO

O Serviço Social tem-se reafirmado como uma profissão renovadora e dinâmica.

Ao longo de sua trajetória, muitos foram os caminhos pelos quais passou o profissional para garantir a legitimidade de sua atuação, vivenciando um crescente despertar das novas atribuições que lhe são impostas.

No contexto social, a grande demanda institucional fez com que o Assistente Social fosse requisitado cada vez mais para contribuir com sua peculiar autonomia nos procedimentos para o estudo de comportamento humano.

Nessa perspectiva, a Instituição Judiciária, , promoveu a inclusão do Assistente Social no estudo e elaboração de relatório, a fim de constituir a “verdade “dos atos envolvendo menores.

 A expressão “verdade “refere-se exatamente à elaboração de investigação capaz de definir os fatos envolvendo menores, garantindo o julgamento justo por parte do juiz, que irá se basear nas informações desta investigação para julgar o caso”“. A Assistente Social passa a ser o perito social, que através da observação e estudo do espaço social e familiar frequentado pelo menor, elaborará subsídios para julgamento.

A Implementação de pesquisa social no âmbito do Judiciário, para fins de efetivação da alteração do Código de Menores, ocorrida em 1943, remonta as características do inquérito, enquanto possibilitador de coleta de informações.

O assistente social reproduz na esfera judiciária o acompanhamento investigativo social, que já é pertinente à sua atuação.

A trajetória do Assistente Social no âmbito judiciário confunde-se com sua própria trajetória profissional, uma vez que ao serem promovidas alterações nos procedimentos relativos ao Código de Menores, a funcionalidade do serviço social se firma ainda mais nos procedimentos propostos.

Com a promulgação do segundo Código de Menores em 1979, a assistência, a proteção e a vigilância a menores fixou de vez a presença do Serviço Social nas Varas de Famílias e das Sucessões e Varas Cíveis.

O início da atuação do Assistente Social nas investigações familiares para fins de embasamento judiciário firmou-se na doutrina do “Serviço Social de casos individuais”, que se pautava na doutrina social da igreja católica, que tinha como exemplo de família a “família sagrada”, ou a família nuclear.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com