TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Aos Cinco Sentidos

Artigos Científicos: Introdução Aos Cinco Sentidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução aos Cinco Sentidos

Onde nós estaríamos sem nossos sentidos? Mesmo a perda de um ou dois desses atributos vitais pode mudar o mundo como nós o experimentamos. Inicie seu plano de aula explicando sobre os cinco sentidos e dando exemplos de quais deles são usados em determinadas situações, como em um dia de carnaval. Nossos olhos nos ajudam a ver as lindas cores e passeios. Nossos ouvidos nos permitem ouvir música. Nosso olfato nos ajuda a sentir o cheiro de pipoca ou cachorros quentes. Nosso tato nos ajuda a sentir a lã de carneiro no zoológico. Nosso paladar nos ajuda a sentir o gosto de maçã caramelada.

Experiência de Perda Sensorial

Permita aos alunos experimentar a perda de um ou mais sentidos. Divida a classe em quatro grupos. Distribua vendas para os olhos, plugues para o nariz, protetores auriculares e luvas. Permita-os avaliar os objetos sem o uso de um desses sentidos. Instrua o grupo de vendas a despejar o cereal em uma tigela. Instrua o grupo com luvas a brincar com areia e farinha. Peça para o grupo com protetores auriculares para tentar dizer mensagens um para o outro. Finalmente, peça ao grupo com os narizes tapados para provarem doce ou diferentes sabores e tentarem identificar os sabores sem o sentido do olfato. Quando o experimento estiver no fim, peça aos alunos para escreverem sobre suas atividades. Em qual eles tiveram dificuldade? O que eles aprenderam? Peça para os grupos alternarem os lugares, assim todos poderão experimentar a ausência de cada sentido.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com