TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem da Criança e o Movimento, usando os cinco sentidos

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

Plano de Aula Educação Infantil (Berçário)

Instituição de Ensino: Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas

Professor(a): Michelle Sales

Alunas: Glaucia Araújo e Patrícia Basílio

Turma: Ed. Infantil – Berçário

TEMA: Aprendizagem da Criança e o Movimento, usando os cinco sentidos.

EIXO: Espaços, Tempos, Quantidades, Relações E Transformações (BNCC)

ÁREA: A Criança, a Natureza e a Sociedade – RCNEI. Vol. 3

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA

        O Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas (CMEI) fica localizado na Av. Prof. Luís Freire, 1164 – Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-540. É composta por 100 alunos, 17 professores, uma gestora, uma vice gestora, uma coordenadora, dois porteiros, duas merendeira, quatro auxiliares de serviços gerais, dois administrativos, e uma professora readaptada da secretaria, tem um total  72 funcionários. Faixa etária de zero e quatro anos, público alvo, crianças das comunidades vizinhas (Várzea e Cidade Universitária). No total são oito salas, 5 turmas nos dois turnos (seis manhã e seis tarde). A escola contêm seis banheiros sendo: quatro para ‘as crianças (um de acessibilidade) e dois para o uso dos funcionários. Não possui atividade de ensino e extensão.O Centro de Educação Infantil é composto de Creche e Pré-escola. Possui alimentação escolar para os alunos como: Água filtrada, Água da rede pública, Energia da rede pública, Fossa, Lixo destinado à coleta periódica. Os equipamentos são: Computadores administrativos Computadores para alunos, TV, DVD, Copiadora, Impressora, Aparelho de some Câmera fotográfica/filmadora.  E suas dependências: 5 salas de aulas, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), Cozinha, Sala de leitura, Parque infantil, Berçário, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à educação infantil, Sala de secretaria, Banheiro com chuveiro, Refeitório, Despensa, Almoxarifado e Lavanderia.

        O grupo que faremos intervenção será o Berçário que possui a faixa etária entre zero a um ano de idade. A sala de aula fica no térreo e nela, encontramos 4 berços, brinquedos organizados nas prateleiras, dois armários, um espelho, quatro prateleiras, quatro ventiladores de teto e dois ar condicionados. Nas paredes da sala possui fotos dos bebês, figuras de animais, bambolês com brinquedos pendurados e tatame pelo chão, a sala possui também uma cozinha com: uma geladeira, um fogão e uma pia de lavar pratos. No berçário também possui uma sala para banho com banheira, trocador e estojos individuais com matérias de limpeza para cada bebê.

        Foi verificado que na parede da sala de aula, contém cartazes colados com a rotina deles, seus nomes, calendário, cardápio, uma imagem de animais, que indica a quantidade de meninos e meninas presentes no dia e as atividades que realizaram anexadas na parede com pegadores. No canto da sala, há um organizador de plástico com quatro compartimentos contendo diversos materiais para o dia a dia das crianças e uma cesta com livros.

        Ao todo realizamos quatro observações, que foram de suma importância, nos proporcionou o conhecimento da turma, a metodologia da professora (formada em Pedagogia), bem como a rotina deles. Além da compreensão de como funciona a Educação Infantil dentro do entorno escolar, e como esta faixa etária é propicia a questionamentos, e uma fase de base para suas formações. A professora titular da sala, Edite é responsável pelas aulas durante a semana, conteúdos que compõem a matriz do BNCC, que é o cuidar e o educar, na quinta-feira é aula atividade, que fica a encargo da Edriene (nossa supervisora das regências) que substitui a professora Edite para planejar suas aulas para a próxima semana, uma demanda da coordenação.

        A escola muito organizada, com os materiais bem definidos e disponíveis para uso, acolhedora, dinâmica, os professores são comprometidos, e sempre disponíveis para ajudar. Pelo fato da escola integrar as crianças das comunidades vizinha, acaba exercendo um papel importante, e isto se dá na parceria que a escola estabelece com os pais.

Tema: Aprendizagem da Criança e o Movimento, usando os cinco sentidos

CONTEÚDOS:

  • Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras e da interação com os outros.
  • Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.

OBJETIVO GERAL: Identificar diversas expressividades, formas, equilíbrio, movimentação e texturas utilizando os sentidos.

JUSTIFICATIVA:

        A escolha do tema se deu através das observações que tivemos no entorno da escola e na sala de aula. Percebemos que no berçário há uma preocupação com a interação dos bebês no descobrimento dos estímulos ao seu redor. Além da forte predominância de meninos. A Educação Infantil ser a primeira etapa da educação básica, e um ambiente propiciador de questionamentos, intervenções, construção de saberes, bem como, consolidação de sua identidade, conceitos, valores e pensamentos, refletimos sobre a importância e relevância desse tema “Aprendizagens da Criança e o Movimento usando os cinco sentidos” para que eles conheçam um pouco dessa dos espaço em que vivem e permitam-se a prática do descobrimento dos cinco sentidos.

        O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. RCNEI Vol.3 p.15.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com