TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução ao Serviço Social

Por:   •  6/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Patrícia Fonseca da Silva

Os Espaços Ocupacionais do Assistente Social

 

Rio de Janeiro

2023

Patrícia Fonseca da Silva

Os Espaços Ocupacionais do Assistente Social

Trabalho de Introdução ao Serviço Social sobre Espaços Ocupacionais para formação de Bacharelado em Serviço Social

Orientadora: MARY LANE CRUZ MADUREIRA

Rio de Janeiro

2023

O assistente social é um profissional que atua em diversos espaços ocupacionais, desempenhando um papel fundamental na promoção do bem-estar social e na defesa dos direitos humanos. Esses espaços podem ser divididos em diferentes áreas, tais como assistência social, saúde, educação, justiça, empresas e organizações não governamentais. Vamos explorar alguns desses espaços e as ações desenvolvidas pelos assistentes sociais neles:

  1. Assistência Social: Nesse espaço, os assistentes sociais trabalham em órgãos governamentais, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). Eles são responsáveis por realizar atendimentos individuais e familiares, identificar demandas sociais, promover acesso a benefícios e programas sociais, encaminhar para serviços especializados e acompanhar processos de inclusão social.
  2. Saúde: Nos serviços de saúde, como hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, os assistentes sociais atuam na promoção da integralidade do cuidado. Eles auxiliam no acolhimento e escuta dos usuários, realizam avaliações socioeconômicas, identificam as necessidades sociais dos pacientes, encaminham para serviços e programas sociais, oferecem apoio emocional e realizam o trabalho em equipe interdisciplinar.
  3. Educação: Nas instituições educacionais, os assistentes sociais têm como objetivo promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para os estudantes. Eles realizam ações voltadas para a prevenção da evasão escolar, acompanhamento socioeducativo, mediação de conflitos, orientação para famílias em situação de vulnerabilidade, promoção de programas de combate ao trabalho infantil e articulação com outros serviços da rede de proteção social.
  4. Justiça: Nesse espaço, os assistentes sociais atuam em diferentes instituições, como defensorias públicas, varas de família, abrigos e penitenciárias. Eles desenvolvem atividades como assistência jurídica integral, acompanhamento de processos judiciais, mediação de conflitos familiares, promoção de medidas socioeducativas, apoio a pessoas em situação de violência e articulação com serviços de proteção social.
  5. Empresas e Organizações Não Governamentais: Além dos espaços tradicionais, os assistentes sociais também encontram espaço em empresas privadas, onde atuam na área de responsabilidade social, gestão de programas de qualidade de vida no trabalho, promoção da diversidade e inclusão. Nas organizações não governamentais, eles trabalham em projetos sociais, desenvolvendo ações de empoderamento, mobilização comunitária, articulação de redes, planejamento e avaliação de programas sociais.

Em todos esses espaços ocupacionais, os assistentes sociais desenvolvem ações como acolhimento, escuta qualificada, avaliação e intervenção social, orientação, encaminhamentos, mediação de conflitos, promoção de direitos, mobilização social, planejamento e gestão de programas sociais, elaboração de projetos, pesquisa e advocacia em favor das populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

REFÊRENCIAS
IDR MARICÁ

Maricá está perto de zerar evasão escolar dentro do programa ‘Chegou a Sua Vez’ – INSTITUTO DARCY RIBEIRO (marica.rj.gov.br)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com