TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investigação De Um Fenômeno

Artigos Científicos: Investigação De Um Fenômeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição do experimento.

O objetivo do experimento foi observar as propriedades de uma solução desconhecida, bem como suas diferentes interações com os gases predominantes na atmosfera (O2, N2 e CO2); com o intuito de averiguar qual dos gases citados reagiria com a solução desconhecida formando uma solução de coloração azulada.

Observações.

Com a solução em repouso, foi possível averiguar que a substância se encontrava no estado líquido com uma coloração levemente amarelada, quase incolor, e viscosidade baixa, semelhante a da água.

Ao ser agitado, a solução tornava-se gradativamente azulada; com o fim da agitação, o líquido novamente muda de cor, de maneira graduada, até se tornar incolor.

Verificou –se experimentalmente que o comportamento da solução não se alterava mesmo em contato com o ar; infere- se, portanto, que algum gás atmosférico (O2, N2 e CO2) era responsável pela mudança de cor da substância.

Borbulhando- se N2 no frasco contendo a solução desconhecida, não se observou nenhuma mudança. O mesmo ocorreu quando, usando o mesmo procedimento, borbulhou- se CO2 na solução. Porém quando repetido o experimento com O2, notou- se a mudança desejada, pois parte a da solução que entrou diretamente em contato com o gás tomou a coloração azulada, característica da reação.

Hipóteses formuladas.

Foram formulados 3 hipóteses.

1- A alteração observada se deve ao contato com a rolha.

Agitando- se a solução sem o contato com a rolha, observou- se o mesmo comportamento da solução, ainda, ao virar o frasco, sem agitação brusca, o coloração do líquido não se alterou.

2- A alteração observada deve- se ao contato com as paredes do frasco.

Apenas o simples contato com as paredes do frasco permitiria observar mudanças na coloração da solução, porém em nada se alterou; quando o frasco encontra- se na posição horizontal, para aumentar a superfície de contato, obteve- se o mesmo resultado.

3- Algum gás presente no interior do frasco é responsável pela mudança observada.

Notou- se que a mudança de cor observada tratava- se de uma reação com gases ao umedecer com água uma rolha, introduzindo- a então em um frasco; após ocorrido os processos, tirou- se a rolha cuidadosamente, observou- se, então, a sucção de gotículas de água que evidenciou uma diferença de pressão interna (menor) e externa (maior), devido ao consumo de gás em reação.

Reações químicas usadas.

Reação de produção de N2.

NaNO2(aq) + NH4Cl(aq) N2(g) + 2 H2O + NaCl(aq)

Coloca- se em um tubo de ensaio NaNO2(aq) + NH4Cl(aq), tampa- se com uma rolha com um tubo em “U” preso; em outro tubo de ensaio, coloca- se a solução desconhecida. Interligando– se os dois tubos, percebe- se a formação de bolhas (N2) no tubo da solução desconhecida.

Referências biográficas: Vogel A. I. Química analítica qualitativa, 5º Edição 19881, p. 342. Editora Mestre Jou, SP

Reação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com