TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA INFANTO-JUVENTUDE: ABERTURA DE NOVOS MUNDOS

Tese: LITERATURA INFANTO-JUVENTUDE: ABERTURA DE NOVOS MUNDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  4.921 Palavras (20 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil, destacando a relação existente, na referida época, entre família e escola. Anote as referências do material utilizado para a produção de seu texto.

Até o século XVII, as crianças conviviam igualmente com os adultos, não havia um mundo infantil, diferente e separado, ou uma visão especial da infância.

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias demarcavam claramente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição.

Os contos de fada conhecidos atualmente surgiram na França, ao final do século XVII, com Perrault, que editou as narrativas folclóricas contadas pelos camponeses, retirando passagens obscenas de conteúdo incestuoso e canibalismo. Pode-se dizer que a literatura infantil brasileira teve início com Monteiro Lobato, com uma literatura centralizada em algumas personagens em especial. Algumas transformações ocorridas no século XVIII, aliadas às questões educacionais, marcaram situações sociais voltadas à família, então, a figura do pai e da mãe, os quais deviam estar ligados à educação dos filhos, assim, a família tinha a responsabilidade de fazer com que a criança chegasse à idade adulta sadia e com uma boa educação. É neste século que surge a educação para todos, priorizando, assim, a criança. Como resultado desse processo histórico, uma das funções fundamentais da literatura contemporânea é a renovação da linguagem, das próprias palavras em seus contextos, tendo em vista o rompimento com os “clichês” e com suas mistificações que carregaram ao longo dos tempos, de modo que a criança contemporânea pode se identificar com a história e expandir seus horizontes.

Referências:

www.ricardoazevedo.com.br/Artigo07.htm

http://revista.univem.edu.br/index.php/REGRAD/article/viewFile/234/239

http://www.artigonal.com/literatura-artigos/processo-historico-da-literatura-infantil-e-seus-conceitos-1863686.html

http://www.unicruz.edu.br/mercosul/anais/2013/LINGUAGEM%20E%20DESENVOLVIMENTO%20SOCIOCULTURAL/ARTIGOS/LITERATURA%20INFANTIL%20ORIGENS%20E%20TENDENCIAS.PDF

2. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Acesse: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando cinco que você julgar mais importantes.

RESPOSTA: Monteiro Lobato revolucionou a indústria editorial do país, fixou-se na memória e no coração dos brasileiros graças ao conjunto de sua obra literária, voltada para crianças, jovens e adultos.

José Bento Monteiro Lobato foi um grande homem, um grande brasileiro e um dos maiores escritores de livros para crianças.

3. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para a nossa literatura.

RESPOSTA:

Monteiro Lobato foi o grande percursor de obras literárias destinadas ao público infantil. Traz em seus livros a criticidade e o encantamento que atraem a atenção das crianças e contribuem para sua formação psicológica e pessoal.

O que Monteiro Lobato fez em suas obras, e de maneira magistral, foi explorar o jeitinho brasileiro de viver: imaginação, inteligência e improvisação distante dos problemas que a vida vai propondo, manteve o estado de infância, deixando seus personagens eternamente crianças, não que fosse solução para a vida, mas foi a única encontrada por ele naquele momento.

Dizia que a criança precisava de um projeto de vida em que se engajasse de maneira dinâmica e harmoniosa. Monteiro Lobato, mostrou o valor da Literatura e abriu à sua frente o mundo maravilhoso da cultura. Esse caminho foi aberto e sem dúvida o seu fortalecimento trouxe novos rumos da Literatura Infantil entre nós. Monteiro Lobato foi uma personalidade marcante no contexto social e político do nosso país.

4. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

RESPOSTA: A função utilitário-pedagógica nos apresenta o livro como ferramenta do ensino, da aprendizagem nas escolas. Os livros surgem com objetivos: moralidade, valores, ensinamentos e até mesmo contendo conteúdos de diversas disciplinas. Esses livros podem ser utilizados mas não é a função primordial dos livros de literatura.

5. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação, estudada no Módulo LC.

RESPOSTA: Chapeuzinho Vermelho

1) Onde acontece a história?

2) Chapeuzinho Vermelho desconfiou das atitudes da “vovó”?

3) Qual o disfarce utilizado pelo lobo?

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com