TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infanto-Juvenil

Pesquisas Acadêmicas: Literatura Infanto-Juvenil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 3

Literatura Infanto-Juvenil

ETAPA 1

Passo 3

A Literatura infantil e seus caminhos

É comum hoje em dia encontrarmos em todas as casas um vídeo game, um computador, definitivamente a tecnologia invadiu o cotidiano tornando as pessoas muito mais individuais.

Temos muita informação, diversão e serviços, porém deixamos para trás valores e o sentido da vida.

A evolução de um povo é feita através do nível da mente, e da consciência de mundo que vai assimilando desde a infância e o caminho a ser percorrido para chegar a esse nível é a literatura.

O papel da literatura infantil na sociedade é transformar, é um agente de formação. A literatura acompanha o homem em todas as épocas. Antigamente ela era usada para transmitir valores morais, hoje ela trabalha o popular cotidiano, formam opiniões nos adultos e é de fácil apreensão às crianças em formas de histórias.

A literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor-adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor) que, por definição, ao longo do período considerado, não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta. (Soriano, 1975.)

A literatura infantil é uma comunicação histórica (localizada no tempo e no espaço) entre um locutor ou um escritor-adulto (emissor) e um destinatário-criança (receptor) que, por definição, ao longo do período considerado,

não dispõe senão de modo parcial da experiência do real e das estruturas linguísticas, intelectuais, afetivas e outras que caracterizam a idade adulta. (Soriano, 1975.)

A literatura desvirtua a realidade, ela transmite prazer e aprendizado. Trabalha com o lúdico, provoca emoções, e transforma a consciência de mundo do leitor.

"Livros que servem para fazer trabalhos de faculdade, prestar concursos, "ou seja," ensinar são os livros pedagógicos.

Para cada estágio de desenvolvimento da criança, temos uma característica diferenciada, quando se lê o pequeno príncipe no 5° ano tem se uma visão, porém o mesmo livro no colegial é visto de forma totalmente diferente.

Nunca podemos deixar de considerar as diferentes fases do leitor, de acordo com sua faixa etária aproximada.

A importância da ilustração de livros literários infantis

A criança gosta de coisas concretas, elas aprendem porque vivem a expêriencia, pelo uso de imagens, símbolos, alegorias e etc.

estágios da literatura infantil :

Pré-Leitor (15/17 meses a 3 anos)

Pré-Leitor ( 2 aos 3 anos)

Livros de pano, desperta a curiosidade do bebê, livros que trazem bonecos ou partes que quando apertadas, emitem sons, permite momentos de alegria.

Garantir mais imagem do que texto, traz a relação com o real, a participação do adulto nessa fase é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com