TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infanto Juvenil Para Surdos

Exames: Literatura Infanto Juvenil Para Surdos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

LITERATURA INFANTO JUVENIL PARA SURDOS

Em tempos que se discute tanto a respeito da leitura e da formação de leitores, torna-se importante abordar a questão da literatura infanto juvenil para surdos. Nos últimos anos, a área da educação e da linguística para surdos têm avançado, assim como uso da língua de sinais e cultura e identidade surda. A literatura surda é composta por histórias que circulam na comunidade surda, através da língua de sinais, tendo como foco a valorização e o uso da Língua de Sinais, o empoderamento dos surdos e a descoberta da identidade surda.

Foi um avanço muito eficaz o surgimento de livros de literatura infanto juvenil para surdos. Sabe-se que a literatura influencia de forma positiva na alfabetização de uma criança, pois ali ela tem contato com as letras, palavras e há uma comunicação, uma imaginação, que gera prazer pela leitura. Porém ainda hoje em algumas escolas há um completo desconhecimento em relação a língua de sinais e/ou a cultura surda e seus produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo e a literatura em língua de sinais e outros...

As escolas, na sua maioria, dão enfase a língua falada o que tem impossibilitado que crianças surdas possam se incluir nesse contexto de maneira eficaz e produtiva.. Apesar de ainda serem escassos, nos contextos escolares, materiais que tematizem a diversidade cultural, tendo em vista a possibilidade de leitura, imagens e de histórias que mostrem o que significa ser diferente. Enfim, uma abordagem que possibilite outras representações sobre os surdos, as escolas não dão grande importância a esses temas.

As histórias surdas iniciaram em comunidades surdas, visando as necessidades de interação e comunicação para assim melhorar no rendimento escolar. A Literatura Surda traz histórias de contos de fada, fábulas, romances, piadas, lendas e manifestações culturais e abrange processos sociais em diferentes lugares e em diferentes tempos.

Através de estudos os sujeitos surdos reconhecem modelos e valores históricos através de várias gerações de surdos, com artistas plásticos ou outros profissionais. Isso os valorizam e incentivam a conquistar novos lugares na sociedade. Esses mesmos surdos é que na sua maioria escrevem seus textos e histórias.

Hoje já existem livros de literatura clássica traduzidos da língua portuguesa para a língua de sinais. Em relação a livros de Literatura Surda, podemos citar Cinderela Surda, Rapunzel Surda, Patinho Surdo e Adão e Eva, que são adaptações dos clássicos da literatura. Tem também Tibi e Joca, A cigarra surda e as formigas, o som do silêncio entre outros. Esses livros têm sido usados por toda a comunidade surda principalmente em escolas de surdos e/ou inclusão, porém pode ser usada por sujeitos ouvintes, a fim de que possam aprender a língua de sinais e assim reconhecer e respeitar a comunidade surda ou o povo surdo.

Para alguns alunos é bonito falar...Por isso, é necessário mostrar que a Língua de sinais também é linda, estimulando através da contação de histórias ou leitura de histórias adaptadas de livros infantis, uso de piadas que podem ser emocionantes, utilização de poesias, estratégias que podem ajudar alunos surdos a aceitarem a língua de sinais. (SILVEIRA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com