TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Infanto Juvenil

Trabalho Escolar: Literatura Infanto Juvenil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  4.068 Palavras (17 Páginas)  •  1.362 Visualizações

Página 1 de 17

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Elabore um texto (aproximadamente 20 linhas) sobre o contexto histórico-cultural do surgimento da Literatura Infantil, destacando a relação existente, na referida época, entre família e escola. Anote as referências do material utilizado para a produção de seu texto.

Resp : No século XVIII, a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, havendo então o distanciamento da vida “adulta” e recebendo uma educação diferenciada, que a preparasse para essa vida. Neste momento, a criança é vista como um indivíduo que precisa de atenção especial que é demarcada pela idade

A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamente com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutura a fim de demarcar claramente

o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado. A maioria dos contos de fadas, fábulas e mesmo muitos textos contemporâneos incluem-se nessa tradição. Charles (1628- 1703) Perrault traz a público Histórias ou contos do tempo passado, com suas moralidades: Contos de Mão Gansa. Ganham, então, forma editorial as seguintes histórias: Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, O Pequeno Polegar.

Análise histórica da Literatura Infantil : impasses e avanços

www.unifan.edu.br/.../Artigo%20INFORMAÇÃO,

LITERATURA INFANTIL: ORIGENS

2. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Acesse: http://www.vidaslusofonas.pt/monteiro_lobato.htm. Leia o que a escritora Fanny Abramovich escreveu sobre o escritor. Em seguida, faça um resumo das principais ideias, destacando cinco que você julgar mais importantes.

Resp : O maior escritor infantil brasileiro de todos os tempos, José Bento Monteiro Lobato, é como ele não separa a realidade da fantasia. Não tem fronteiras. Sai de um, entra no outro, em um pulo só. O que sempre me impressionou é como o Lobato escreve bem. E sem gramaticices, sem ficar preso a uma lei tonta e limitativa.

O que mais me impressiona agora em Monteiro Lobato é a sua brasilidade. Nenhum autor que passou pela minha vida, me trouxe tanto do Brasil sem me deixar fora do mundo.

3. Explique e justifique a importância de Monteiro Lobato para a nossa literatura.

Resp : A Literatura Infantil no Brasil iniciou-se na segunda metade do século XIX. As lendas eram recontadas por pessoas as quais conhecemos por “preto velho”, assim, carinhosamente chamados, são os nossos “contadores de histórias”. Em 1921, inicia-se a Literatura Infantil no Brasil com a história: “Narizinho Arrebitado”, publicação de Monteiro Lobato, no que diz respeito à técnica literária é um dos mais completos autores da Literatura Infantil.

Monteiro Lobato criou um universo para a criança enriquecida pelo folclore, buscou o nacionalismo na ação das personagens que refletiam na brasilidade, na linguagem, comportamentos e na relação com a natureza. Um de seus personagens que representa o mesmo ideal dos contadores de história da antiguidade, por exemplo, Visconde de Sabugosa, que é o intelectual contador de histórias.

Com a valorização da criança surgem textos adaptados a elas, os livros adultos tomam forma de livros infantis. Começa-se a formação de pequenos leitores. Através da leitura literária se poderia adquirir cultura e conhecimento. Foi criado, então, um Tratado de Pedagogia, que assegurava a educação infantil e adulta, desta forma, a educação perde sua inocência e a escola a sua neutralidade.

Com isso, surge a necessidade de obras que despertassem o interesse das crianças, que lhe chamassem a atenção, na qual pudessem viajar e sonhar, baseadas no mundo do faz- de -contas. A literatura de Lobato cumpre muito bem este papel ele vem e inova a literatura infantil, tira a função utilitário-pedagógico.

Além de chamar e despertar o interesse da criança através do imaginário, Lobato conscientiza com a sua literatura denunciadora, que envolve fatos políticos -econômicos- sociais.

4. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil tem o compromisso consigo mesma, ou seja, tem como objetivo o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta Unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

Resp : Os primeiros livros para crianças surgem somente no final do século XVII escritos por professores e pedagogos. Estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por isso, foram sempre considerados uma forma literária menor. A produção para a infância surgiu com o objetivo de ensinar valores (caráter didático), ajudar a enfrentar a realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Infelizmente, ainda podemos encontrar esses objetivos na produção infantil contemporânea.

Dentro do contexto da literatura infantil, a função pedagógica implica a ação educativa do livro sobre a criança, onde o objetivo era doutrinar, ensinar as crianças a se comportarem, com textos moralistas.

5. Pesquise em outros sites sobre Charles Perrault. Em seguida, escolha um de seus contos listados em http://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/charles-perrault.html, leia-o e elabore três questões de interpretação de texto. Se necessário, revise a teoria sobre a diferença entre compreensão e interpretação, estudada no Módulo LC.

Resp : Perrault foi um brilhante estudante, formou-se em direito em 1651.

Prestou serviços ao governo francês. Foi um dos criadores da Academia Francesa de Ciências. Entrou para a Academia Francesa de Letras em 1671.

Perrault foi um grande divulgador de histórias tradicionais e outras que faziam parte do folclore europeu, usando uma linguagem simples ele as tornou conhecidas no mundo inteiro. Sua obra mais famosa : Contos da Mamãe Gansa (Contes de ma mère l'Oye), de 1697, livro no qual escreveu 11 contos antigos adaptados por ele, com tal obra inaugurou o gênero literário Contos de Fadas. Perrault faleceu no dia 16 de maio de 1703.

UNIDADE 2

POESIA - DESCONSTRUÇÃO DO OLHAR

VER

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com