TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligas De Cobre - Bronze E Latão

Trabalho Escolar: Ligas De Cobre - Bronze E Latão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 2

As ligas de cobre possuem excelente condutividade elétrica e as torna a principal liga utilizada nas instalações elétricas. Por possuir uma excelente condutividade térmica, é vastamente utilizado em trocadores de calor, e sua estrutura cúbica de face centrada contribui para uma alta conformabilidade e ductilidade.

O Cobre

O cobre é um elemento metálico de numero atômico e peso atômico 29 e 63,57 respectivamente. Tem como símbolo químico é Cu e com valência +1 e +2. Não é um metal magnético podendo ser utilizado puro ou em outras ligas. O cobre possui densidade de 8,96 g/cm³ (20ᵒC), ponto de fusão a 1083 ᵒC e de ebulição a 2595 ᵒC, tem coeficiente de dilatação térmica linear de 16,5 x 10-6 cm/cm/ᵒC (20ᵒC) e calor específico de 0,0912 cal/g/ᵒC (20ᵒC).

Há duas combinações com o cobre que favorece em questão a utilização desse tipo de metal para a formação de sistemas de trocadores de calor, uma delas é o de Cobre e Zinco, que formam o latão, onde o zinco varia na composição de 5% a 45%. Esta liga é utilizada em moedas, cartuchos de munição e também em radiadores de automóvel.

Outra liga do cobre é o Bronze, que é formado juntamente com o estanho, sendo este podendo chegar a 20% dentro desta liga. Essa composição é vastamente utilizada em tubos flexíveis, torneiras e válvulas.

O zinco

O Zinco é um metal de forma hexagonal compacta, de numero atômico 30, peso atômico 65,38. Possui densidade de 7,14, possui o ponto de fusão de 419ᵒC (à pressão de 760mm de Hg) e ponto de ebulição a 920ᵒC. O zinco é caracterizado pela sua alta resistência à corrosão sendo muito utilizado no revestimento de diversos produtos. Seu baixo ponto de fusão facilita a moldagem em peças injetadas e centrifugadas.

O Estanho

O Estanho é um metal encontrado como óxido de estanho nos minérios como assiterita e é extraído por redução com carbono. Ele possui um ponto de fusão baixo (232 ᵒC) e ponto de ebulição de 2270 ᵒC, de massa atômica 118,69 e densidade de 7,29 g/cm-3. Este metal é usando em camadas de proteção em diversas chapas de aço e constitui importante elemento de ligas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com