TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAX WEBER - ECONOMIA E SOCIEDADE

Por:   •  3/3/2017  •  Bibliografia  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

Livro: Economia Sociedade  -  volume 1     quarta edição        MAX WEBER

CAPITULO 1. Conceitos sociológicos fundamentais.

Segundo weber o método destas definições conceituais introdutórias, dificilmente dispensáveis, mas que inevitavelmente parecem abstratas e estranhas a realidade, não pretende de modo algum ser algo novo (MAX WEBER pg 3). Weber também cita que, a diferença entre as ciências empíricas da ação, a Sociologia e a História.

E todas as ciências dogmáticas, a jurisprudência, a lógica, a Ética e Estética, que pretendem investigar em seus objetos o sentido “correto” e “válido”, ou seja, os limites entre uma ação com sentido e um comportamento simplesmente reativo, não relacionado com um sentido visado pelo agente, são inteiramente fluidos. Enfim, toda interpretação, assim como toda ciência em geral, pretende alcançar “evidencia”.

A ação social se organiza em relação socialHá uma relação social quando o sentido de cada apenas o resultado de um longo hábito, mas é mais frequente que haja fatores suplementares ator ou de um grupo de atores que age, se relaciona com a atitude do outro, de modo que suas ações são mutuamente orientadas. A regularidade da relação social pode ser: a convenção ou o direito

                                                                          A sociologia política de Weber se baseia numa distinção entre a essência da economia e a essência da política, estabelecida a partir do sentido subjetivo das condutas humanas. A economia tem a ver com a satisfação das necessidades e com o objetivo determinado pela organização racional da conduta; a política se caracteriza pela dominação exercida por um homem ou por alguns homens sobre outros homens. A política é, portanto, o conjunto das condutas humanas que comportam a dominação do homem pelo homem. É preciso afastar a conotação desagradável desta palavra, entendendo-a apenas como a probabilidade de que as ordens dadas sejam efetivamente cumpridas pelos que as recebem. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (296.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com