TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE SOCIEDADE E TIPOS DE AUTORIDADE DE MAX WEBER

Por:   •  24/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  7.634 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Max Weber (1864-1920) foi um sociólogo e jurista alemão, um dos mais importantes intelectuais do final do século XIX e inicio do XX, considerado um dos fundadores da Sociologia. Dedicou-se a vários estudos sobre Sociologia da Religião e entre suas principais obras estão "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" e "Economia e Sociedade", onde ele fala sobre os três tipos ideais de autoridade.

TIPOS DE SOCIEDADE E TIPOS DE AUTORIDADE DE MAX WEBER

Quando a Teoria das relações humanas, estava excessivamente passional e a Teoria Clássica, um tanto robótica. Estudiosos foram a procura de uma nova teoria que compreendesse o mundo da época as necessidades do mundo trabalhista e o mundo administrativo, foi a partir do legado deixado pelo renomeado sociólogo Alemão Max Weber, que foi o formulador da Burocracia, em escritos sociológicos, que levaram tais estudiosos a formularem a chamada Teoria Burocrática. Dentre tudo formulado, houve uma separação de tipos de autoridade, e suas funções.

A idealização Burocrática dos tipos de autoridade as classifica como Autoridade Tradicional, Autoridade carismática e Autoridade legal, racional ou burocrática, entretanto para entendimento de tais conceituações, é necessário que haja em nossa bagagem intelectual o entendimento de suas respectivas sociedades, que são explicadas separadamente.

A sociedade tradicional seria aquela que é caracterizada por vínculos com um resquício de irrevogável que seriam patriarcais, patrimoniais, como uma família, um clã. A sociedade carismática seria aquela ligada por idealizações similares, como grupos revolucionários em que há uma motivação para a aliança. A sociedade legal, racional ou burocrática seria normas impessoais a regência para criação de tal tipologia de sociedade.

Antes de citar as características das autoridades decorrentes do tipo de sociedade, faremos entendimento do que Max Weber compreendia como autoridade para assim entender suas vertentes. Aquele que detém o poder de delegar ofícios, ordens, deveres, tarefas pode ser considerado um chefe, pois não é o simples fato de poder, é ser respeitado e ter potencial para exercer uma influenciam sobre outras pessoas. Pois obter autoridade é obter poder, entretanto, para se consolidar como uma autoridade é necessário ter legitimação do que é decorrente da aceitação dos subordinados. Dentre as sociedades já citadas, todas são legitimas, por isso Weber, formulou tipos de autoridades para cada uma delas.

Daí então, que se cria para cada tipo de sociedade uma autoridade correspondente.

A Tradicional aquela que é criada por vínculos implícitos e subentendidos, uma forma de autoridade tradicional e conservadora, suas ordens são através de costumes. Tal domínio é por muitas vezes hereditário, que vem junto com um status que é aquilo que faz com que seus submissos o respeitem. Quando envolve uma quantidade avançada de submissos existem duas formas de administrar; forma patriarcal e forma feudal. A legitimação de tal autoridade provém de tradição, hábitos, e costumes.

A Carismática é uma questão de conquista aqueles que são os subordinados, as características do líder precisam responder ao que os subordinados almejam, a personalidade de tal necessita de traços que passem confiança, e faça assim com que seja colocado no poder, e sua legitimação vem daí, pois nesse caso não pode ser delegado o seu poder carismático, sua forma de persuasão que levará o líder ao poder. A legitimação de tal é a partir de características pessoais carismáticas.

A racional-legal é caracterizada por predominar normas impessoais racionalmente definidas, que os subordinados sucumbem alguns preceitos. Há aceitação provém de um conjunto de regras e regulamentos previamente estabelecidos. E para administração de tal autoridade é utilizado a burocracia em sua forma mais genuína. A justiça da lei, promulgação e regulamentação de normas legais, seria a legitimação de tal autoridade.

As idealizações de autoridade por Weber como já notamos, moldam-se dependente a que espécie a ela se enquadrar, o que nos leva a uma relatividade quando se trata em analisar tanto ações tomadas por tais autoridades, quanto à forma de trabalho e administração. Um celebre escritor italiano Nicolau Maquiavel, fez uma obra literária também se tratando em termos de autoridade, “O Príncipe” que é uma grande referencia neste assunto e como o fazer. Maquiavel, não julgava o que fazer para alcançar seus objetivos, apenas o resultado, mesmo que medidas para tal fossem entendidas como imorais, essa é a metodologia expressa racionalmente em “O Príncipe”. Em analogia, Weber, no que diz respeito à tipologia de autoridade descrita por Maquiavel, poderia enquadrar-se a autoridade racional-legal, por exemplo, sua racionalidade é utilizada pelo governo, que seria também o alvo de Maquiavel, entretanto a autoridade racional-legal segue fielmente a burocracia, que é lembrada como excedente de normas para que não haja furos, nem erros; que vai contra a idéia de Maquiavel, já que é friamente metodológico e permite furos para continuar no poder. Políticos como já citados, refutam princípios teóricos de Maquiavel, em contra partida, podemos ver nitidamente a junção de ambas as teorias aqui mencionadas, no qual resulta sua forma de governo. Algo a se pensar.

Em sumo, tal texto pode ser utilizado, primeiramente, por todas as espécies de lideres, pois se identificarão com o grupo no qual fizer parte e aperfeiçoaram suas formas de gestão decorrente aos seus súditos. Também a todo aquele que necessita de entendimento em termos de autoridade.

A obra aqui citada de Weber foi extraída de um dos prestigiados livros de Idalberto Chiavenato, no caso “Introdução a teoria geral da administração“, apenas um de seus grandes sucessos. Um brasileiro renomado com dezenas de livros publicados, que tem referencia em todo país, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com