TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO FINANCEIRO

Trabalho Escolar: MERCADO FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  3.289 Palavras (14 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 14

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

1.1 CONTROLE E REGISTRO DE PESSOAL

1.2 TEORIA E PRÁTICA DE FOLHA DE PAGAMENTO

1.3 PROJETO INTEGRADOR DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

EMENTA:

1 – CONTROLE E REGISTRO DE PESSOAL – A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos – Processo de admissão – Processo de Controle de Frequencia e jornada de trabalho – Processo Disciplinar – Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho – Salário – Férias – 13º Salário – Vale Transporte – 2 – TEORIA E PRÁTICA DE FOLHA DE PAGAMENTO – Processo de Pagamento do salário – vale transporte – pagamento das horas extras – remuneração do RSR/DSR – pagamento e cálculo das férias – pagamento do 13º salário – rescisão do contrato de trabalho – 3 – DA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL – planejamento e elaboração de um cronograma das rotinas do setor de pessoal – cronograma mensal e anual dos encargos sociais trabalhistas – resumo da folha de pagamento – cálculo de uma GPS – guarda dos documentos trabalhistas – provisão de férias e do 13º salário – manual de rotinas e procedimentos da organização – fiscalização do trabalho e da previdência – preposto junto à Justiça do Trabalho – procedimento no desligamento do empregado.

PROGRAMA DETALHADO:

1 – CONTROLE E REGISTRO DE PESSOAL

- A administração de pessoal: objetivos, principais atribuições e estrutura. A administração de pessoal no contexto da administração de recursos humanos.

- O processo de Admissão: regime de trabalho; o contrato de experiência; aspectos legais e operacionais da admissão, temporários/ terceiros, autônomos.

- O processo de Controle de Frequencia: jornada de trabalho, trabalho noturno, descanso; apuração da frequencia (eletrônica, folhas e cartões de ponto), controle de prorrogações de jornada, administração do Banco de Horas.

- Processo disciplinar – O poder diretivo do empregado – advertência e Suspensão disciplinar

- Processo de Interrupção e Suspensão do Contrato de Trabalho: afastamentos e retornos.

- Processo de Pagamento: conceitos de remuneração fixa e variável e mista; conceito de média de remuneração e seus efeitos; cálculos de horas extras, adicionais, rotina de cálculo de pagamento; tabela de incidências com as definições legais.

- Processo de Férias: conceito; período aquisitivo; período concessivo; objetivo; duração; direito; perda do direito; concessão e pagamento.

- Processo do 13º salário: conceito; pagamento da 1ª parcela; frações de pagamento; pagamento com base em salário fixo; pagamento com base em salário variável; pagamento da 2ª parcela e pagamento da diferença em janeiro.

- Processo de Vale Transporte: abordando o termo de adesão, entrega e desconto dos vales transporte, custos para a empresa, fornecimento em dinheiro e uma abordagem sobre as fraudes mais comuns.

2 – TEORIA E PRÁTICA DE FOLHA DE PAGAMENTO

- Processo de cálculo e pagamento de salário: prazo para pagamento dos salários; apresentação das tabelas de incidência INSS – IRRF – FGTS e Salário família; apresentação de modelos de contracheques; montagem de base para incidência de INSS; montagem de base de incidência do IRRF; montagem de base para incidência do FGTS; cálculo de salário fixo e cálculos de salário variável – comissão.

- Processo de desconto do vale transporte: apresentação das formas de desconto do vale transporte e o percentual; reflexo do vale transporte nas faltas ao trabalho; limite do desconto da parcela de 6%.

- Processo de cálculo e pagamento horas extras: Conceito; percentuais mínimos; base para o cálculo de horas extras; reflexos das horas extras no DSR.

- Processo de cálculo e pagamento de férias: Cálculo das férias considerando salário fixo; cálculo das férias considerando salário variável; Abono pecuniário de 1/3.

- Processo de cálculo e pagamento do 13º; Cálculo da 1ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável; Cálculo da 2ª parcela do 13º salário, considerando salário fixo e variável; Cálculo da diferença do 13º salário, considerando a parte variável.

- Processo de cálculo e pagamento de rescisão de contrato de trabalho; Apresentação dos direitos dos empregados, pelos diversos motivos de rompimento do vínculo empregatício; Conceito de aviso prévio; Cálculo de rescisões de contrato de trabalho, considerando iniciativa do empregado e iniciativa do empregador.

3 – PROJETO INTEGRADOR DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

- Cronograma das rotinas do setor de pessoal: Conceito; Estrutura; Principais siglas utilizadas na área de pessoal.

- Cronograma dos encargos sociais trabalhistas: Apresentação dos prazos legais para recolhimento de encargos sociais; Exemplos de contagem dos prazos, considerando dias úteis e dias corridos.

- Resumo de folha de pagamento: Conceito; utilidade; montagem de resumo de folha de pagamento.

- Preenchimento e cálculo de uma guia de GPS: Conceito; Identificação de mês de competência; Identificação das contribuições dos empregados, contribuições do empregador, contribuições de terceiros e as deduções possíveis.

- Guarda de documentos: Apresentação dos principais documentos utilizados no setor de pessoal e os respectivos prazos mínimos para guarda (arquivo e conservação).

- Provisão de Férias: Conceito e prática de exercícios.

- Provisão de 13º salário; Conceito e prática de exercícios.

- Manual de Normas e políticas da organização: Conceito e utilidade.

- Fiscalização Trabalhista e previdenciária: Identificação do auditor fiscal; Acesso às dependências da empresa; Livro de inspeção do trabalho; Documentos a serem auditados; Auto de infração; Encerramento da fiscalização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com