TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO DE AGENTE-PRINCIPAL

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 11

AVM FACULDADES INTEGRADAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

ANDRÉ DE SOUZA OLIVEIRA

MODELO DE AGENTE-PRINCIPAL

Brasília-DF

2015

AVM FACULDADES INTEGRADAS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ELABORAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

ANDRÉ DE SOUZA OLIVEIRA

MODELO DE AGENTE PRINCIPAL

Dissertação apresentada à AVM Faculdade Integrada como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Estado e Sociedade.

Prof Róbison Gonçalves de Castro

Brasília-DF

2015

RESUMO[pic 1]

Nas áreas de economia e finanças, o modelo agente-principal é mais habitualmente empregado como referencial teórico do estudo. Aceita-se que o grau de complexidade do modelo agente-principal possa produzir obstáculos ao seu emprego. Nesse aspecto, a dissertação apresenta uma formulação peculiar do modelo agente-principal, simples o necessário para viabilizar o alcance de uma solução analítica para o modelo. Mostra-se que o risco moral, geralmente, baseado neste trabalho, diminui o grau de empenho do agente e o resultado almejado do principal, o que seria ainda pior se nenhuma forma de estimulo fosse praticada. Ademais, verifica-se que quanto maiores forem as falhas de mensuração e o custo do esforço do agente, bem como a oposição ao perigo; menores serão o esforço e o ganho almejado do principal.

Palavras-chave: modelo agente-principal, mecanismos de incentivo, mensuração.

ABSTRACT

In economics and finance, the principal-agent model is most commonly used as a theoretical framework of the study. It is accepted that the complexity of the principal-agent model can produce obstacles to their employment. In this respect, the work presents a peculiar formulation of the principal-agent model, the simple need to enable the achievement of an analytical solution for the model. It is shown that the moral hazard generally based on this work, the agent reduces the degree of commitment and the desired result of principal, which would be even worse if no form of stimulus was practiced. Moreover, it appears that the larger the measurement failures and the cost of the agent effort and the danger opposition; the smaller is the effort and the desired gain of principal.

Keywords: principal-agent model, incentive mechanisms, measurement.


SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................................... 08

2. Desenvolvimento ............................................................................................... 09

2.1 O que é o modelo de agente-principal

2.2 A relação agente-principal

2.3 Medidas para minimizar os problemas de agente-principal

3. Conclusão ........................................................................................................... 12

Referências.......................................................................................................... 14


1. INTRODUÇÃO

As relações econômicas, em sua maioria, pelo fato de ao menos uma das partes abrangidas possuir mais conhecimento do que as outras, ocorrem sob informação assimétrica. Podemos citar como modelos de situações cotidianas em que a informação é assimétrica, quando o cliente que se propõe a tomar um empréstimo sabe mais sobre a sua capacidade de adimplência do que a instituição financeira; a situação em que o lojista normalmente sabe mais sobre o artigo negociado do que o freguês; o empregado sabe mais sobre o seu comprometimento do que o patrão; as companhias sabem mais sobre seus custos de produção do que as agências reguladoras; o segurado sabe mais sobre o seu cuidado com o material segurado do que a seguradora; o Executivo sabe mais sobre a empresa que está controlando do que os próprios acionistas, dentre outros exemplos. Dessa maneira, Salanié (1997) nos mostra que é normal que, obtendo um conhecimento particular, a pessoa detentora dessa informação busque utilizá-la para favorecer-se do monopólio que detém sobre ela.

Para que haja um problema de informação assimétrica, além da necessidade de se haver um choque ou o desalinhamento dos interesses das partes envolvidas, é mister que exista a impossibilidade de que o ato seja verificado. Desse modo, é imperativo que a ordem de prioridade pelos atos que possam ser executados ou factíveis seja exatamente oposta para os agentes e o principal.

Dessa forma, o problema da agência ou o problema do agente-principal, ficou conhecido por ser qualquer problema que abranja uma informação assimétrica e o conflito de interesse entre partes.

Conforme Salanié (1999), O problema do agente-principal em sua forma estática, ou seja, sem recorrências temporais, nada mais é do que um jogo sequencial ou um jogo de Stackelberg, e deve ser visto como tal.


09

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O modelo agente-principal

A relação de agência, ou simplesmente relação agente-principal, é explicada por Jensen e Meckling (1976) da seguinte forma:

Define-se uma relação de agência como um contrato por meio do qual uma ou mais pessoas (o principal) contrata outra pessoa (o agente) para desempenhar algum serviço em seu nome, envolvendo a delegação de algum poder de tomada de decisão ao agente. Se ambas as partes da relação são maximizadoras de utilidade, há boas razões para presumir que o agente nem sempre agirá de acordo com os melhores interesses do principal.

A teoria dos custos de transação, bem como a teoria do agente-principal, representam um dos embasamentos da economia institucional e da visão econômica da organização (GORBANEFF, 2001). Essa é uma abordagem que foi originada a partir da teoria dos contratos (FERNÁNDEZ-CARRO, 2009; MARTINEZ, 1998; ROCHA et al, 2012).

 Conforme ressalta Martinez (1998), em diversas áreas das ciências sociais a teoria do agenciamento vem sendo tratada, podendo ser encontrada em trabalhos nas áreas: Economia, Finanças, Marketing, Ciência Política, Psicologia, Sociologia e Contabilidade. A teoria do agente-principal (também chamada de teoria da agência ou teoria do agenciamento), apesar de ser proveniente da Economia, pode ser empregada em qualquer circunstância em que se possa verificar um relacionamento de agência, envolvendo duas partes: o agente e o principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com