TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

    ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Adriana da S. Vieira Antônio                RA 4365849493

Bruna Cardoso de Oliveira                RA 5735161356

Enivaldo José da Silva                        RA 3876752244

Jéssei Karen Pauletto                        RA 3873752268

Marcos Antônio Appolinário Alonso        RA 5544126893

Maria Aparecida Beccari Correa                RA 4336818674

Tutora à Distância: Prof.ª Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora Presencial: Prof.ª Alzira Ribeiro

Indaiatuba,

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO .......................................................................................

2. MONITORAMENTO E  AVALIAÇÃO

3. TEMA: BRINQUEDOTECA

MAPA CONCEITUAL



                                

1 - INTRODUÇÃO 

O Presente trabalho tem como finalidade apresentar a importância do espaço de  Brinquedoteca  para o desenvolvimento e benefícios para as crianças. Estudar o desenvolvimento infantil, compreender o quanto é importante os brinquedos e as brincadeiras para as crianças, levando a explorar o mundo e suas vivências com outras crianças, desenvolvendo a oralidade, a afetividade e a socialização.

Os objetivos das atividades desta ação se estampa na sabedoria dos antigos, que afirmaram há séculos :” mente sadia num corpo sadio”. Com as brincadeiras se incentivam a competividade e se favorece o convívio fraterno, desde a tenra idade. Resgatando algo que nos parece profundamente importante, que é o brincar. É brincando que a criança vai descobrindo como as coisas vão funcionando, o que pode e o que não pode ser feito, aprende também a conviver com os outros, os limites e que mesmo no brincar existem regras que devem ser obedecidas. A fim de aproximar a ação da brinquedoteca  da realidade e das necessidades trazidas por líderes, brinquedistas e coordenadores fizemos, mais uma vez, modificações na ação para garantir mais espaços e momentos para as brincadeiras das crianças nas comunidades.

Sendo importante para contribuir o desenvolvimento da criança.

1° ETAPA : Monitoramento e Avaliação das Políticas Públicas

A utilização de um sistema de avaliação e o monitoramento para um programa ou projeto social são fases importantes dentro do processo de planejamento. Eles são formas diferentes de atividades organizadoras, relacionadas, mas não idênticas.

Monitoramento é uma coleta organizada e uma analise da informação de como o projeto esta se desenvolvendo, do uso dos recursos, e da produção de resultados, comparando com o inicio do planejamento. Essa informação deve ser de dados confiáveis para auxiliar a análise da razão de eventual desvio. O monitoramento é uma ferramenta inestimável para o bom andamento do projeto. Samira Kauchakje ( 2007) no livro Gestão de Serviços Sociais diz que monitoramento e avaliação são um:

( ...)processo contínuo, estando presente em todos os momentos do projeto.Permite identificar problemas no desenvolvimento do projeto e suas possíveis causas, de modo a antecipar ou de acordo com necessidade de novos direcionamento.

        Para Cohen e Franco (2007), a avaliação não deve ser entendida como uma atividade isolada e autossuficiente, pois faz parte do processo de planejamento da política social, possibilitando retroalimentação, que permite a seleção entre diversos projetos de acordo com sua eficácia e eficiência. Permite também analisar os resultados obtidos por meio desses projetos, fornecendo condições de retificar as ações e reorientá-las em direção ao fim demandado.

 A avaliação é uma atividade permanente, acompanha o projeto do inicio ao fim, seu propósito e de conduzir os tomadores de decisão, orientando os quanto a continuidade, necessidade de correções ou mesmo de se tomar outra direção no fluxo da operação. Avaliar é julgar a partir de um referencial de valores, é analisar criticamente o andamento do projeto,segundo seus objetivos, tendo como base informações obtida com o monitoramento.Começamos com a avaliação ex-ante: que é uma nova concepção de avaliação pressupõe-se que ela deve se antecipar ao próprio projeto,para conhecer o chamado ponto zero, ou seja, o contexto anterior a intervenção do projeto, que envolve um território delimitado e cheio de historicidade, um publico que habita e porta demandas e vulnerabilidades, mas igualmente potencialidades e talentos, uma organização gestora com suas experiências,recursos,resistências e motivação para empreender o projeto, em geral as perguntas são para responder se as demandas e expectativas do publico alvo vão ser efetivado e alcançado. A avaliação pode ser formativa (sendo elaborada ao mesmo tempo em que ocorre o projeto ou existe a organização, com a intenção de melhorar a estratégia ou a forma do funcionamento de um projeto ou organização). Pode também ser resumida (aferindo aspectos de ensinamentos para um projeto finalizado ou uma organização que deixou de existir).A avaliação somativa é uma atividade que produz e compara dados de desempenho com um conjunto de objetivos hierarquizados, justifica e valida instrumentos e metas, atribuindo valores ao programa para alcança-las,e a avaliação formativa ¨busca o aprimoramento do programa durante o processo de sua elaboração podendo ser usada para testar,rever e redefinir o programa global ou ainda muitos de seus componentes ,tais como conteúdos, metodologias, treinamento e desempenho das equipes, caracterização do público-alvo, configuração dos materiais adotados e o tempo para sua implementação.(Faria,2009,p 44).

O monitoramento e a avaliação visão a transformação e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos pelos programas sociais e serviços públicos, ambos são estruturados durante o aprendizado do que se esta fazendo e como se esta fazendo.Com o processo de  avaliação se justificam no intuito de dar maior transparência às atividades do poder publico, de conhecer e compreender as ações publicas ,garantir a população resultados positivos. È necessário a utilização de instrumentos adequados para se garantir a isonomia do processo. As tendências de avaliação da política são distinguidas em termos de sua efetividade, eficácia e eficiência segundo Arretche (2009 p31). Efetividade é a relação entre a implementação de um programa e os seus resultados. Eficácia pode ser entendida como a relação dos objetivos e instrumentos de um programa e seus resultados. Eficiência entende-se o esforço empregado na política e seus resultados (ARRETCHE, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com