TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifestações no Brasil Pré copa do mundo

Por:   •  5/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ARIELLE RODRIGUES BARRETO

manifestações populares no brasil

[pic 4]

Arapiraca, AL.

2014

ARIELLE RODRIGUES BARRETO

manifestações populares no brasil

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Formação Social, Política e Econômica do Brasil, Antropologia, Acumulação Capitalista e Desigualdade Social e Metodologia Científica.

Prof. Gleiton Lima, Giane Albiazzetti, Rosane Malvezzi e Clarice Kernkamp

Arapiraca, AL.

2014

Sumário

Introdução..................................................................................................... 4

Desenvolvimento.......................................................................................... 5

Considerações Finais...................................................................................... 9

Referências....................................................................................................... 10


  1. Introdução

A

tráves das manifestações populares que a sociedade mostra que não vão deixar seu país ir da maneira que vai, que tudo pode mudar. Por trás há uma cede de busca por algo que por direito é seu, que não é oferecido pelo estado.  Querem demostrar a prática da democracia no seu país, que venham também decidir o destino da sua nação, sua participação efetiva nas decisões guiadas pelos governates.

As participações na vida politica, econômica, liberdade de expressão, escolha de religião e opção sexual são um dos principais objetivos da democracia, a proteção dos direitos fundamentais. A sociedade tem sua liberdade protegida e os direito de participar do sistema politico.


  1. Desenvolvimento

Em um país onde a corrupção toma conta, onde não há moradia, educação, saúde, segurança e alguém pela sociedade, há pessoas que querem mudanças. Buscam de maneira justa e correta por lei a mudança do seu país, querem mostrar que não estão vivendo por brincadeira e através das manifestações populares que a população clama por melhora.

Apesar de que a sociedade mesmo que elege que destroe seu país, existe uma menoria que não pensa da mesma forma. Isso porque o próprio governo quer pessoas “ignorantes” para que os elejam sempre, com as mesmas mermisses de promessas. E a população com o medo de deixar de ser beneficiada com os programas dos governo, votam para que não haja um suposto corte.

Mas entre muitos, poucos lutam por um só objetivo: mudança. Coisa que é vista como impossível. Em um país que conseguiu grandes vitorias, como a conquista pela democracia e o impeachment do então presidente Fernando Collor.  (1992)

Em dezembro de 1989, Fernando Collor de Mello foi eleito para a Presidência da República do Brasil com cerca de 35 milhões de votos, mais da metade dos votantes. Era o primeiro presidente a ser eleito conforme a Constituição democrática de 1988, quase trinta anos depois que o eleitorado brasileiro elegera diretamente o seu presidente pela última vez, em 1960. Com a eleição de Collor, parecia enfim efetivada a demanda central da campanha das Diretas Já e do movimento pela democratização do país. Contudo, ao longo do tempo, o presidente foi perdendo prestígio popular, seu governo foi atingido por um volume crescente de acusações de corrupção e ficou sem condições de comandar politicamente o país. Em maio de 1992 Collor foi acusado por seu irmão de associação em esquema de corrupção gerenciado pelo tesoureirode sua campanha eleitoral. Em seguida, formou-se uma Comissão Parlamentar de Inquérito que confirmou seu envolvimento. Em setembro, a Câmara dos Deputados autorizou por ampla maioria a abertura do processo de impeachment, em meio a uma onda de manifestações populares que demandavam isso do Congresso. Em dezembro, o Senado Federal aprovou o impeachment do presidente e o baniu da vida publica por oito anos. Também isso foi comemorado como sinal de força da democracia brasileira. ( SALLUM, Brasilio Jr et al, 2011.)

A democracia brasileira foi uma das maiores conquistas, e é através desse direito que  a população pode exigir a participação ativa das decisões do seu país. Com o passar dos anos a democracia so ganhou força e seguidores. A população pode votar em que acha melhor para governar sua território. Assim, como uma forma justa e clara é escolhido aquele que pretende melhorar a situação em que se encontra o país. “Art. 1° A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e municípios e do Distrito Federal, costitui-se em Estado Democrático e tem como fundamentos…” (1988)

É muito importante a intervenção da população nas escolha pelos seus governantes de uma forma justa e clara, sobre o objetivo que cada um propõe a fazer por sua cidade, estado ou pais. A participação popular é fundamental para que a sociedade tenha uma visão mais ampla do que os governantes fazem por ela e assim poder de qualquer forma mudar algo que consequentemente acha-se melhor.

 Para se ter uma melhor compreensão do sentido da participação popular, é interessante situar algumas definições de ‘participação social’. De forma geral, participação popular compreende as múltiplas ações que diferentes forças sociais desenvolvem para influenciar as formulação, execução, fiscalização e avaliação das políticas públicas e/ou serviços básicos na área social (saúde, educação, habitação, transporte, saneamento básico etc.). Outros sentidos mais correntes de participação são a modernização, a integração dos grupos ‘marginalizados’ e o mutirão (Valla et al., 1993).

Sempre há pessoas com objetivos iguais, que buscam em uma só voz almejar tudo aquilo que ele acha justo. Fazer justiça com os proprias mãos é correto? Sim, é correto até o momento que não atinge moralmente e fisicamente algum individuo ou destruição de patrimonio publico e privado. Correto é quando pessoas fazem o que estar de acordo com as leis, que dá o direito de participação social. A sociedade pode manifestar, à parti de protestos seus direitos de participação nas atividades exercidas pelos governantes em prol a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com