TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Manual De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO X SOCIABILIDADE

O trabalho se refere a uma atividade própria do homem, outros seres atuam dirigindo suas energias coordenadamente e com uma finalidade determinada. Ele é entendido como um processo entre a natureza e o homem, é exclusivamente humano. Ao final do processo do trabalho humano surge um resultado que antes do início do processo já existia na mente do homem.

No sentido amplo, a atividade humana que transforma a natureza a partir de certa matéria dada, no sentido econômico, a atividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria prima, geralmente com a ajuda de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. Portanto, o trabalho sempre fez parte na vida dos seres humanos, foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. Ele gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.

Enquanto a reprodução social é o processo mediante o qual uma sociedade, através de diversos mecanismos, reproduz a sua própria estrutura. Consiste na transmissão e aquisição de valores, normas e costumes sem proceder alterações significativas, sem inovar, sem mudar o legado recebido. Isso significa que muitos indivíduos não são produtores mas meros reprodutores da cultura que adquiriram no processo de socialização. A reprodução social não consiste apenas na repetição da cultura atualmente existente, mas também na repetição, na manutenção, da própria estrutura social e do sistema de estatutos e papéis sociais existentes num dado momento. Nenhum sistema social é absolutamente imóvel, e, embora todas as sociedades tenham mecanismos que tendem à reprodução das suas próprias condições de existência, existem também modificações que terão tanto maior peso e que operarão tanto mais depressa quanto mais aberta for essa sociedade.

Incluem o próprio homem, na qualidade de produtor, e os meios materiais e intelectuais de que necessita para produzir. Integram o resultado de uma atividade prática anterior de que vale a sociedade para exercer a sua influência sobre a natureza e a transformação dos conhecimentos adquiridos, à experiência e os hábitos de trabalho, permitem aos homens movimentar os instrumentos de produção e aperfeiçoá-los, inventar máquinas, dominar energia e, simultaneamente, aperfeiçoar o seu saber. As forças produtivas são o resultado da atividade prática dos seres humanos, embora limita pelas condições espaciais e temporais, em que se encontram situados. Portanto, ao considerar que o homem é uma força produtiva não significa rebaixá-lo ao nível duma coisa. Ao contrário, significa reconhecer sua capacidade de desenvolver uma atividade que elevou a uma posição superior em relação ao reino animal e assegurou domínio sobre a natureza. A relação de trabalho caracterizada pela troca da força de trabalho, fato que a transforma numa mercadoria trocada por um salário. Difere-se das demais relações de trabalho por prescindir de relações de dependência extra econômica, na escravidão por exemplo, o trabalhador é propriedade do senhor de escravos, enquanto na servidão o trabalhador está ligado à terra e é dependente do senhor de terra. Transformando em forma principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com