TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manufatura Integrada Por Computador

Trabalho Escolar: Manufatura Integrada Por Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 11

MANUFATURA INTEGRADA POR

COMPUTADOR: FLEXIBILIDADE

NAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Jonas Mike Rocha Macedo (UFERSA)

jonasmikemmn@hotmail.com

Com o aumento das pressões competitivas entre as empresas no ambiente da produção industrial, muitas descobertas de tecnologias e métodos modernos de manufatura vêm sendo realizadas. Entre muitas inovações no mundo da manufatura, duas estratégias dominantes têm emergido: o sistema de manufatura Just in Time (JIT) e a abordagem da Manufatura Integrada Por Computador (CIM). Devido ao desenvolvimento interno de softwares e hardwares, o sistema CIM se tornou viável. Ele permite a integração dos sistemas de produção por se utilizar da informação, da computação e da automação. Este modelo tem como proposta a integração de funções de uma empresa, desde macro funções como finanças, produção, até as atividades concretas de emissão de ordens como coleta de dados operacionais. Dessa forma, o objetivo proposto neste trabalho baseia-se em uma análise de estudos de casos em diferentes áreas de atuação que podem ser aplicadas o modelo CIM.

Palavras-chaves: CIM; áreas de atuação; automação.

ABSTRACT

Withtheincrease in competitivepressuresamongcompanies in the industrial productionenvironment, manydiscoveriesofmoderntechnologiesandmanufacturingmethodshavebeenperformed. Amongmanyinnovations in themanufacturing world, twodominantstrategieshaveemerged: themanufacturing system Just in Time (JIT) andthe approach ofcomputerintegratedmanufacturing (CIM). Duetotheinternaldevelopmentof software and hardware, the CIM system becamefeasible. It allowstheintegrationofproduction systems byusingtheinformation, computerandautomation. Thismodelproposestheintegrationoffunctionsof a company, from macro functionssuch as finance, production, tothe concrete activitiesofissuingorders as operational data collection. Thus, theobjectiveproposed in thisworkisbasedon a case studyanalysis in differentareasthatthe CIM modelcanbeapplied.

Keywords: CIM; areasofoperation; automation.

1. INTRODUÇÃO

A evolução da produção tem se apoiado em novas tecnologias, automação e em sistemas de informação. A aplicação destas novas tecnologias é determinante no desempenho das empresas, ajudando no desenvolvimento de novos produtos e aumento da produtividade, resultando em um melhor desempenho operacional das organizações. As modernas ferramentarias têm enfrentado nos últimos anos, uma série de desafios impostos pelo mercado. Existe uma constante necessidade de aumentar a produtividade, reduzir custos e minimizar estoques. Para garantir sua sobrevivência perante um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas de manufatura têm recorrido a inúmeras opções de "novas" abordagens, tecnologias, filosofias, etc. Muitas vezes esses modismos trazem realmente resultados significativos. No entanto, a quantidade de mudanças esgota a capacidade dessas empresas em discernir qual o caminho a seguir.

Um primeiro aspecto a estudar, é o de averiguar o que o CIM trará para a empresa em termos de vantagens e competitividade contra as empresas da concorrência. Este é um problema de Planeamento Estratégico que deve ser fundamentado com uma rigorosa análise de custos/benefícios.

O conceito de CIM é no entanto um conceito mais abrangente, já que tipicamente envolve não só os aspectos relacionados com as atividades de produção (fabrico) mas também as questões de marketing, vendas, gestão de stocks, finanças, pessoal, etc. Esse modelo é utilizado para descrever a completa automatização da fábrica, na qual todos os processos e atividades são controladas por computador, e onde a informação que circula é, tratando-se de completa integração, exclusivamente na forma digital. Nesse ambiente, a necessidade do papel, como veículo de informação, é eliminada.

2. JUSTIFICATIVA

A pesquisa foi elaborada com o objetivo de mostrar a flexibilidade do sistema de Manufatura Integrada por Computador(CIM). Como ele pode ser implantado e executado em diversas áreas, em diversos segmentos de produção, assim como a alta eficiência do mesmo, pois onde foi implantado o sistema os resultados foram importantes para a visualização de dados despercebidos anteriormente, bem como organizar a produção, estimar com mais confiança prazos e recolher dados precisos para uma análise mais profunda no planejamento e controle da produção. O PCP se beneficia dessa tecnologia ao integrar as atividades de planejar, programar e controlar as operações de manufatura, de forma a alimentar os clientes com informações atualizadas sobre as entregas dos produtos permitindo a programação dos fornecedores. Assim a TI pode ser uma arma competitiva, desde que seja bem gerenciada.

3. REVISÃO DA LITERATURA

Por meio da análise da literatura usada, e as referências utilizadas para contribuir com o conteúdo da pesquisa, o sistema de Manufatura Integrada por Computador é um ponto forte e decisivo nas empresas e organizações. Com alto acervo de pesquisas elaboradas sobre o assunto e em diversas áreas de atuação, mostrando o grau de importância que há para as empresas ao implantar esse sistema. Segundo Slack (1999, p. 50), existe cinco objetivos de desempenho a serem seguidos pelo sistema de produção: “[...] a qualidade dos bens e serviços, a velocidade em que eles são entregues aos consumidores, a confiabilidade das promessas de entrega, a flexibilidade para mudar o que é produzido e o custo de produção”, e o sistema CIM atende e executa esses cinco objetivos, sendo critério de competividade nas organizações.

Segundo Severiano Filho (1995), numa concepção moderna o CIM passa a ser um conceito funcional, onde a integração global da manufatura precisa ser entendida como um objetivo, que consiste em fazer a organização trabalhar como um conjunto harmônico e eficiente, com alta velocidade de resposta às demandas do mercado onde atua. Neste sentido, as vantagens decorrentes da implantação do sistema CIM são largamente conhecidas. De um modo geral, essas vantagens podem ser descritas como segue:

• Diminuição dos estoques, como consequência de uma melhor comunicação com os clientes, com outras unidades produtoras e dentro da própria fábrica;

• Redução do chão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com