TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materias Dentarios

Artigos Científicos: Materias Dentarios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 18

PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS DENTÁRIOS

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Odontologia

Disciplina: Materiais Dentários III

Alunos: Cristiane Balman, Fabio Castro Pinto, Gabriela Marques, Juliana Freiha, Leonardo Peroni, Lilian França, Marcio Maciel, Monique Rocha, Thaís Miranda

Rio de Janeiro, 24 de março de 2010

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 3

TENSÕES E DEFORMAÇÕES 4

PROPRIEDADES MECÂNICAS EMBASADAS EM DEFORMAÇÕES ELÁSTICAS 5

PROPRIEDADES MECÂNICAS DA ESTRUTURA DENTAL 8

OUTRAS PROPRIEDADES MECÂNICAS 9

FATORES DE CONCENTRAÇÃO DE TENSÕES 10

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE MATERIAIS RESTAURADORES 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

INTRODUÇÃO

O que são propriedades mecânicas? As propriedades mecânicas compreendem a resposta dos materiais às influências mecânicas externas, manifestadas pela capacidade de desenvolverem deformações reversíveis (comportamento elástico) e irreversíveis (comportamento plástico), e resistirem à fratura. Essas são definidas pelas leis da mecânica, ou seja, a ciência física que trata de energia e forças, e de seus efeitos nos corpos.

As propriedades mecânicas podem ser observadas, por exemplo, no projeto da prótese dentária, no qual a resistência do material garante que a prótese atenda às funções para as quais foi desenhada de forma adequada, segura e por um período razoável.

Dentre as propriedades mecânicas dos materiais dentários podemos citar a:

-Resistência—Tensão máxima que uma estrutura pode suportar sem sofrer uma quantidade característica de deformação plástica ou tensão no ponto de fratura.

-Tensão—Força por unidade de área no interior da estrutura submetida a uma força externa ou pressão.

-Deformação—Alteração no comprimento de um material pela ação de uma força.

-Tenacidade—Capacidade do material de absorver energia elástica e se deformar plasticamente antes da fratura.

-Resiliência—É a quantidade relativa de energia elástica por unidade de volume liberada ao remover a carga de um corpo-de-prova.

-Ductibilidade—Capacidade relativa de um material ser deformado plasticamente sob uma tensão de tração antes de sofrer a fratura.

-Maleabilidade—Capacidade de o material suportar uma deformação permanente considerável sem ruptura sob compressão.

-Dureza—Resistência de um material à deformação plástica tipicamente medida sob uma carga de penetração.

TENSÕES E DEFORMAÇÕES

Tensão é a força aplicada por unidade de área, em um dado plano de um material submetido a uma aplicação de carga. Tipicamente, a tensão diminui em função da distância da área da força, ou pressão, aplicada.

Na odontologia, existem diversos tipos de tensões desenvolvidas que variam com a natureza das forças aplicadas e a forma do objeto. Elas podem ser tensões simples, como as trativas, as compressivas e cisalhantes, ou complexas, como as de flexão.

A resistência que cada material apresentada à essas tensões é definida como o nível médio de tensão em que um material exibe uma certa quantidade de deformação plástica ou o ponto em que ocorre fratura. A resistência depende da taxa de deformação, da forma do corpo-de-prova, do acabamento superficial e do meio no qual o material é testado. Se existirem áreas de concentração de tensões , a resistência pode parecer mais baixa.

Quando uma força externa atua em um corpo sólido, uma reação oposta a ela ocorre, sendo de igual magnitude mas de direção contrária. Essa tensão produzida é igual à força aplicada dividida pela área em que ela atua.

Sempre que uma tensão estiver presente, uma deformação será induzida. Essa variação de comprimento (por unidade de comprimento), é a deformação relativa de um objeto submetido a uma tensão. A deformação pode ser tanto elástica ou plástica, quanto elástica e plástica. A deformação elástica é reversível; o objeto recupera totalmente a sua forma original quando a força é removida. A deformação plástica representa uma deformação permanente no material, que nunca se recupera quando a força é removida.

Quando as forças da mastigação atuam no material, como uma prótese ou um grampo, por exemplo, produzem uma deformação na sua estrutura atômica. Se somente deformações elásticas ocorrerem, a superfície do material irá recuperar-se completamente, quando as forças forem removidas. Caso o material seja deformado além do seu limite elástico, indo para a região de deformação permanente, somente a deformação elástica é recuperada quando a força é removida. Essas tensões superiores à tensão elástica máxima causam deformação permanente e podem ser de intensidade suficiente para causar a fratura do material.

Uma tensão de tração é causada por uma carga que tende a esticar ou alongar um corpo. Ela está sempre acompanhada por uma deformação de tração. Existem poucas tensões puramente de tração na odontologia. Entretanto, tensões de tração podem ser geradas quando as estruturas são flexionadas. Como a maioria dos materiais dentários é friável, eles são altamente suscetíveis à iniciação da trinca na presença de defeitos superficiais, quando submetidos a essas tensões.

Já se um corpo é colocado sob uma carga que tende a comprimi-lo ou encutá-lo, a resistência interna a esta carga é denominada tensão de compressão. Nesse caso, ocorre uma deformação compressiva.

A tensão cisalhante é aquela que tende a resistir ao deslizamento de uma porção de um corpo sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com