TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Dentário

Casos: Sistema Dentário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  986 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Dentário

Função

O ato de mastigar é como uma linha de produção. Cada um de nossos dentes, com suas formas tão variadas e diferentes, têm funções específicas e distintas neste ato. Uns são responsáveis por cortar em pedaços o alimento; outros são responsáveis por picar estes pedaços; e, por fim, outros são responsáveis por moer tais pedaços até transformar todo o alimento em uma pasta, saborosa e rica em energia.Por isso, costuma-se considerar dentro das funções dos dentes, quatro aspectos característicos: preensão, incisão, dilaceração e trituração.

Os grupos dentais humanos especializados nas funções acima são denominados incisivos, caninos, pré-molares e molares.  

Vejamos agora, com desenhos esquemáticos, estes grupos funcionais dentários especializados.



A incisão dos alimentos, ou ato de cortá-los em partículas menores, é realizado pelos dentes incisivos. Os incisivos são dentes espatulados e cuneiformes, que possuem uma borda cortante e situam-se imediatamente atrás dos lábios, os quais funcionam como suporte, evitando que os incisivos se desloquem para adiante.

 

A dilaceração dos alimentos, ou o ato de rasgar é realizada pelo grupo de quatro dentes: os caninos, que seguem aos incisivos na seqüência normal dos dentes nas arcadas dentárias. Os caninos possuem formas aguçadas e são de volume maior que o dos incisivos. Distinguem-se destes por terem borda cortante dividida em dois segmentos distintos por uma ponta nítida, que ultrapassa o plano incisal normal dos dentes espatulados.

 





A trituração dos alimentos é feita pelos pré-molares e pelos molares.  . A morfologia dos dentes complica-se à medida que retrocedemos na arcada dentária. Este fato deve-se à presença de saliências, sulcos e depressões mais ou menos acentuadas, que tornam os pré-molares e molares aptos a desempenharem suas funções de verdadeiras mós (daí o nome ‘molar’) .

DENTIÇÕES

 
  A primeira dentição, que começa a se formar por volta dos seis meses de idade completando-se por volta dos três anos, é chamada dentição decídua. Nesta dentição existem normalmente 20 dentes (sendo dez na arcada superior e dez na inferior). 
 A segunda dentiçao, que começa a formar-se por vota dos seis anos completando-se aproximadamente aos treze anos, é denominada dentição permanente. Nesta dentição existem, normalmente, 32 dentes, sendo dezesseis em cada arcada. 

DIVISÃO ANATÔMICA DO DENTE

Coroa. Em geral, a coroa (ou "coroa clínica") do dente é a parte que você pode ver e que se estendende acima da linha da gengiva. Como nossas gengivas tendem a sofrer retração, expondo uma porção maior de dente conforme envelhecemos, a coroa clínica pode parecer maior com o passar do tempo. Dentistas referem-se à "coroa anatômica", que é a parte do dente recoberta por esmalte. A coroa anatômica pode também diminuir conforme envelhecemos, porque o esmalte se desgasta com o tempo.

Colo. O colo do dente é o local de junção entre a coroa e a raiz.

Raiz. A raiz do dente é aquela parte que se estende para dentro do osso da maxila ou da mandíbula. Tipos diferentes de dentes apresentam raízes com formatos diferentes. Alguns, como os incisivos e caninos, possuem uma raiz única. Molares podem possuir uma, duas ou três raízes, dependendo do tipo e localização na boca. No final de cada raiz existe uma pequena abertura (o forame apical) que permite que vasos sangüíneos e nervos entrem no dente.

Estruturas anatômicas do dente

Bordas - Também denominadas arestas, são segmentos de retas que delimitam a transição entre faces dentais e na maioria dos casos os ângulos que formam são arredondados.

Bossas - São saliências do esmalte que destacam-se nas faces dos dentes.

Crista marginais - Saliências de esmalte na periferia da face lingual, com função de reforço e que se estende da borda oclusal ao cíngulo nos dentes anteriores. Já nos dentes posteriores a crista pode ligar cúspides linguais às vestibulares e estão localizadas na face oclusal.

. Esmalte - O esmalte constitui a camada externa, dura que recobre a parte visível (coroa) do dente. Essa é a substância viva mais dura do corpo humano, capaz de suportar o esforço exercido ao se morder, mastigar e triturar. Embora seja a camada externa do dente, uma substância subjacente chamada dentina é a principal responsável pela cor exibida.

Cemento - Assim como o esmalte recobre a coroa do dente, o cemento recobre a(s) raiz(es). Essa estrutura não é tão dura nem tão branca quanto o esmalte. O cemento está ligado a pequenas fibras que ajudam a ancorar o dente no osso.

Dentina - Dentina é a substância semelhante ao osso que forma a maior parte da estrutura do dente. Encontra-se logo abaixo do esmalte na coroa, e sob o cemento na raiz. A dentina dá ao dente a sua cor.

Polpa e cavidade pulpar. - No centro do dente, abaixo da dentina, encontra-se a cavidade pulpar. Esse espaço contém os vasos sangüíneos, nervos e tecido conjuntivo que formam a "polpa". O suprimento sangüíneo da polpa fornece nutrientes que ajudam a manter o dente vivo. A parte da cavidade pulpar localizada na raiz é chamada de canal pulpar ou canal radicular.

Estruturas exclusivas dos dentes anteriores:

Cíngulo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com